Agenda - Exposições

publicidade

publicidade
maquinas-do-abismo100x100

Exposição Máquinas do Abismo


De 07/12/17 a 26/01/2018

A mostra multimídia é formada por colagens digitais impressas, vídeo arte, instalações sonoras e objetos. O trabalho tem como base uma pesquisa que começou em 2015 e tem origem na experiência profissional ligada ao design de produtos. As obras expostas são  do designer e artista visual Rogério Negrão, e a curadoria é de Franzoi.


A exposição foi criada com a construção de máquinas imaginárias, inspiradas por desenhos e patentes do início da Revolução Industrial. O artista criou várias máquinas sensoriais: horizonte portátil, nivelador de destinos, compactador de lucidez, purificador de erros, captador de aparências e afinidades, estabilizador de imprevistos, reversor de rejeição e neutralizador de medo. O objetivo é provocar reflexão sobre o sentido dos objetos. Visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

De 07/12/17 a 26/01/18

Ingresso: Gratuito.

Fundação Cultural Badesc
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro
Website
heil

Masc 6X3: Eli Heil – Estou Voando.


De 26/10/17 a 27/01/2018
A artista plástica Eli Heil, que faleceu aos oitenta e oito anos, em setembro de 2017, recebe a justa homenagem do Masc, instituição que fora considerada a “casa” desta catarinense. Com essa, já são 15 exposições individuais de Eli no espaço.

Nenhuma artista expôs tanto na história do Masc, e nenhum outro espaço recebeu tantas exposições individuais da pequena notável. Ocupando o projeto Masc 6X3, apresenta seis obras do acervo da instituição e uma emprestada da coleção de Marcelo Collaço Paulo. O título remete à marcante tela Estou Voando, que pertence ao Masc. A exposição ocupará o espaço 6X3, aberto neste ano. A curadoria é de Edina De Marco.

 

De 26/10/17 a 27/01/18

Ingressos: Gratuitos.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
tercilia-exposicao

Exposição Os Jardins da Infância, de Tercília dos Santos.


De 26/10/17 a 27/01/2018
Tercília dos Santos iniciou a carreira na década de 1990, estimulada pelo súbito despertar de um sonho. Natural de Piratuba, ela fora premiada em duas ocasiões na Bienal de Arte Naif de Piracicaba e com participações em exposições nacionais e no exterior, Tercília conquistou o mundo por meio do colorido intenso das imagens que remetem às reminiscências que lhes são muito caras, como as brincadeiras, as festas e as afetividades.

Contando com a curadoria da professora Célia Antonacci, titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a exposição Os Jardins da Infância reúne 81 obras em um retrospecto de 25 anos de carreira da carreira de Tercília.

De 26/10/17 a 27/01/18

Ingressos: Gratuitos.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
projeto-gravar

Exposição Projeto Gravar – Da Madeira ao Papel


De 27/11/17 a 02/02/2018
Organizada por 23 artistas, que apresentam seus trabalhos em xilogravura, a exposição Projeto Gravar - Da Madeira ao Papel estará aberta à visitação gratuita no hall da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Os artistas que produziram a mostra fazem parte da Oficina de Gravura que ocorre no Centro Integrado de Cultura, sob orientação do artista e professor Bebeto Oliveira.

Participam da exposição: Cat de Campos, Daniela Schmitt, Elaine Maritsa, Évanes Pache, Guilherme Pique, Bebeto Oliveira, Irina Lopes Guedes, Sheila C. Conte, Carmem Zaglul, Marcela Rocha, Milton Cazelatto, Rosane Gonçalves, Suzane Itoh, Clei Dirlean, Virgínia Alves, Sônia Brida, Louise Tenuta, Suellen Aveleda, Ana Maria Neri, Joana Brum, Georgia Scarabelot Bergamin, Miguel Edges Rodrigues e Sebastião Gaudêncio Branco.

De 27/11/17 a 02/02/18

Ingresso: Gratuito.

expo-sergio-bonson-100x100

Exposição Bonson revisitado: percursos


De 15/12/17 a 04/02/2018

No mês em que se completam 12 anos de seu falecimento, o artista florianopolitano Sérgio Bonson (1949-2005) ganha uma exposição com suas obras no Museu Histórico de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Palácio Cruz e Sousa, Centro de Florianópolis. A visitação é de de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.


A mostra revisita parte dos percursos, tanto no que diz respeito à sua trajetória artística, quanto em relação ao seu trânsito na cidade de Florianópolis para a elaboração de suas obras (desenhos, aquarelas, sanguíneas).


As obras foram selecionadas com base em um estudo prévio, que permitiu mapear os pontos de vista da cidade que inspiraram Bonson. A proposta da curadoria é que o espaço expositivo – a Sala Martinho de Haro do MHSC – seja percebido como uma extensão da rua. Por esse motivo, as obras estarão posicionadas mais ou menos conforme a sua direção na cidade, além de estarem sinalizadas em um mapa que sugere um percurso possível do artista e do visitante.

De 15/12/17 a 04/02/18

Ingresso: Gratuito.

habitanculuns

Exposição Habitaculuns


De 07/12/17 a 22/02/2018
Albertina Prates, que é  conhecida por suas obras de arte figurativa em telas enormes, já expôs em diversos espaços culturais conceituados, como Carrousel Du Louvre (Paris), Nádor Galéria (Budapeste), Museum Night (Sérvia) e Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). Desta vez, a artista trás obras para serem expostas na Fundação Cultural Badesc. Se trata da exposição Habitaculuns, que trata da questão existencialista do "ser".

A mostra acontece em três espaço diferentes da Fundação, mas que se complementam, compondo um único conjunto imagético. A curadoria é de Rosângela Cherem. Visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

De 07/12/17 a 22/02/18

Ingresso: Gratuito.

Fundação Cultural Badesc
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro
Website
publicidade
exposicao

Exposição Sensos e Sentidos – Coleção Jeanine e Marcelo Collaço Paulo


De 26/10/17 a 03/03/2018
A exposição propõe recortes dentro da coleção de Jeanine e Marcelo Collaço Paulo, que é composta por obras e peças que têm diversas origens diferentes - em escolas e movimentos da história da arte. Inscrita ao longo dos últimos quinhentos anos de países como Portugal, Peru, França, Espanha e Itália, a exposição reúne artistas destacados no cenário internacional, como por exemplo: Alfredo Ceschiatti, Bruno Giorgi, Eliseu Visconti, Ismael Nery, Jean-Baptiste Debret, Louise Canuet, Pedro Américo, Oscar Pereira da Silva, Othon Friesz, Sonia Ebling e o catarinense Victor Meirelles. Outro ponto forte é a presença de um conjunto significativo de obras de artistas centrais na produção artística catarinense, com Elke Hering, Fernando Lindote, Luiz Henrique Schwanke, Malinverni Filho, Martinho de Haro, Paulo Gaiad, Rodrigo de Haro, Rubens Oestroem, entre outros. Alám de tudo, a curadoria da exposição é de Edina De Marco e de Josué Mattos.

A representação do corpo, que é um elemento central na coleção que se compôs nos últimos quarenta anos, aparece em registros diversificados, que incluem iconografia cristã, cenas de gênero e retratos, cujos tratamentos encontram filiações tanto em práticas acadêmicas do Brasil e da Europa, quanto na arte medieval europeia, na pintura cusquenha, na arte jesuíta da América do Sul, nas vanguardas históricas e na arte contemporânea.

Contendo aproximadamente 120 obras de diferentes linguagens, incluindo pinturas, desenhos, aquarelas, esculturas e gravuras, a exposição Sensos e sentidos questiona a ambivalência dos termos, de modo a entender "os sensos" como direção e matriz de sensações. Por sua vez, "os sentidos" são pensados como entendimento de algo, como o conjunto de experiências sensoriais e como a condição humana de produzir significado sobre as coisas e sobre si.

De 26/10/17 a 03/03/18

Ingressos: Gratuitos.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
linhas-poeticas-100x100

Exposição Linhas Poéticas


De 10/01/18 a 08/02/2018
A exposição, que é composta pela junção do trabalho realizado em 12 fotografias resultadas da união das fotógrafas Nilva Damian e Sandra Puente, busca representar a essência da fotografia e seu significado original: desenho com a luz.

O objetivo das fotografias da exposição é extrair a beleza e a energia dos momentos capturados usando a técnica chamada low key. Na penumbra, a luz localizada desliza sobre as curvas evidenciando as formas femininas. Diferentes posturas diante da vida são representadas por meio das linhas poéticas do corpo de mulheres de 20, 30, 40 e 50 anos.

De 10/01/18 a 08/02/18

Ingresso: Gratuito.

A visitação é de segunda a segunda, das 10h às 22h.

Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
unnamed

Exposição Thirdpsilon – Digital Roughness de Bruno Bez


De 25/01/18 a 18/02/2018
A mostra, que dispõe de instalações audiovisuais, simula experiências que provocam a lógica, os sentidos e atribuem substância sensorial à uma realidade virtual ampla e insólita.

O artista, Bruno Bez, é natural de Florianópolis e dedica-se a performances visuais em tempo real, bem como vídeo arte. Recentemente esteve entre os artistas selecionados na Bienal de arte digital The Wrong no Centro Cultural São Paulo. Também integrou a programação do Immesphere - Festival Internacional de Fulldome, onde teve seu experimento Synapse premiado na categoria Melhor Filme.

A mostra pode ser visitada até 18 de fevereiro de 2018, entre terças-feiras e domingos, das 10 às 21h.

De 25/01/18 a 18/02/18

Valor: Gratuito.

Museu da Imagem e do Som
Av. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
exposicao-carnaval-nita

Exposição Carnaval Brasileiro


De 30/01/18 a 28/02/2018
A exposição leva ao espaço 30 obras da autoria de Nita Faces, na técnica acrílica sobre tela. Sendo algumas delas inéditas, as obras são todas inspiradas em figuras históricas das marchinhas de carnaval. Os objetos principais são os rostos dos personagens e figurinos carnavalescos em uma intensa mistura de cores. A visitação é das 9h às 19h, no Hall do Banco BRDE.  

A artista, que é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, também cursou dois anos de Artes na Universidade. A criação artística, porém, só deu-se com a vinda a Florianópolis, onde teve muito sucesso, sendo que algumas de suas telas foram para o exterior. Recentemente Nita ministrou a oficina Máscaras Temáticas no Parque da Luz, trabalhando com o resgate de materiais orgânicos deixados no parque, os transformado em arte por meio da pintura.

De 30/01/18 a 28/02/18

Valor: Gratuito.

Informações complementares:

Número de telefone para mais informações: (48) 3221-8100.

publicidade

publicidade
Opções de EVENTOS:
Opções de CINEMAS: