Agenda - Gratuito

publicidade

publicidade
heil

Masc 6X3: Eli Heil – Estou Voando.


De 26/10/17 a 27/01/2018
A artista plástica Eli Heil, que faleceu aos oitenta e oito anos, em setembro de 2017, recebe a justa homenagem do Masc, instituição que fora considerada a “casa” desta catarinense. Com essa, já são 15 exposições individuais de Eli no espaço.

Nenhuma artista expôs tanto na história do Masc, e nenhum outro espaço recebeu tantas exposições individuais da pequena notável. Ocupando o projeto Masc 6X3, apresenta seis obras do acervo da instituição e uma emprestada da coleção de Marcelo Collaço Paulo. O título remete à marcante tela Estou Voando, que pertence ao Masc. A exposição ocupará o espaço 6X3, aberto neste ano. A curadoria é de Edina De Marco.

 

De 26/10/17 a 27/01/18

Ingressos: Gratuitos.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
tercilia-exposicao

Exposição Os Jardins da Infância, de Tercília dos Santos.


De 26/10/17 a 27/01/2018
Tercília dos Santos iniciou a carreira na década de 1990, estimulada pelo súbito despertar de um sonho. Natural de Piratuba, ela fora premiada em duas ocasiões na Bienal de Arte Naif de Piracicaba e com participações em exposições nacionais e no exterior, Tercília conquistou o mundo por meio do colorido intenso das imagens que remetem às reminiscências que lhes são muito caras, como as brincadeiras, as festas e as afetividades.

Contando com a curadoria da professora Célia Antonacci, titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a exposição Os Jardins da Infância reúne 81 obras em um retrospecto de 25 anos de carreira da carreira de Tercília.

De 26/10/17 a 27/01/18

Ingressos: Gratuitos.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
exposicao

Exposição Sensos e Sentidos – Coleção Jeanine e Marcelo Collaço Paulo


De 26/10/17 a 03/03/2018
A exposição propõe recortes dentro da coleção de Jeanine e Marcelo Collaço Paulo, que é composta por obras e peças que têm diversas origens diferentes - em escolas e movimentos da história da arte. Inscrita ao longo dos últimos quinhentos anos de países como Portugal, Peru, França, Espanha e Itália, a exposição reúne artistas destacados no cenário internacional, como por exemplo: Alfredo Ceschiatti, Bruno Giorgi, Eliseu Visconti, Ismael Nery, Jean-Baptiste Debret, Louise Canuet, Pedro Américo, Oscar Pereira da Silva, Othon Friesz, Sonia Ebling e o catarinense Victor Meirelles. Outro ponto forte é a presença de um conjunto significativo de obras de artistas centrais na produção artística catarinense, com Elke Hering, Fernando Lindote, Luiz Henrique Schwanke, Malinverni Filho, Martinho de Haro, Paulo Gaiad, Rodrigo de Haro, Rubens Oestroem, entre outros. Alám de tudo, a curadoria da exposição é de Edina De Marco e de Josué Mattos.

A representação do corpo, que é um elemento central na coleção que se compôs nos últimos quarenta anos, aparece em registros diversificados, que incluem iconografia cristã, cenas de gênero e retratos, cujos tratamentos encontram filiações tanto em práticas acadêmicas do Brasil e da Europa, quanto na arte medieval europeia, na pintura cusquenha, na arte jesuíta da América do Sul, nas vanguardas históricas e na arte contemporânea.

Contendo aproximadamente 120 obras de diferentes linguagens, incluindo pinturas, desenhos, aquarelas, esculturas e gravuras, a exposição Sensos e sentidos questiona a ambivalência dos termos, de modo a entender "os sensos" como direção e matriz de sensações. Por sua vez, "os sentidos" são pensados como entendimento de algo, como o conjunto de experiências sensoriais e como a condição humana de produzir significado sobre as coisas e sobre si.

De 26/10/17 a 03/03/18

Ingressos: Gratuitos.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
casa-de-ana

Exposição Capim Dourado e Caminhos do Tocantins


De 02/10/17 a 22/10/2017
Uma exposição com fotos, histórias e artesanatos do Parque Estadual do Jalapão (Tocantins). A Casa Ana expõe a viagem pelo Tocantins, que foi um combinado de histórias sobre a cultura, a natureza e o povo da região; com o apoio do Sebrae-TO e uma iniciativa do grupo AsCabras - Associação para o Comércio do Artesanato Brasileiro. As imagens retratam o projeto Mulheres do Tocantins, os grupos produtivos de artesanato da região do Jalapão, as belas paisagens e a cultura local. Pensando em difundir esta cultura, a importância da preservação e valorização do capim dourado, de respeito à natureza, ao artesão e ao artesanato local, que a Casa de Ana resolveu dividir com todos esta experiência. A exposição na loja mostra as peças em capim dourado, fotos e vídeos que ilustram toda a beleza das belas paisagens, da festa e da colheita do capim dourado, as cantigas de roda e muito mais. Até dia 22 de outubro.

De 02/10/17 a 22/10/17

Ingresso: Gratuito.

Horário: das 10h às 18h30.
Casa de Ana
Avenida Pequeno Príncipe, 971, loja 03
Website
planeta-doc

Fim de semana de debates no PLANETA.doc.


De 21/10/17 a 22/10/2017
No sábado (21), após a sessão das 18h30 do filme “Descrescimento - do Mito da Abundância à Simplicidade Voluntária” (ESP), Pedro Pinera vai falar sobre a recente produção cinematográfica na área socioambiental.

Pedro é diretor do Ecozine Festival Internacional de Cine y Medio Ambiente de Zaragoza (Espanha), que traz a Mostra Ecozine para o PLANETA.doc.

Já no domingo (22), após a sessão das 20h, com o filme “O Jogo da Extinção” (DEU, CAN), haverá debate com a presença da produtora do filme Adrienne Hall, da Sound Films. Ela é sócia de Annie Costner e vem da Califórnia.

De 21/10/17 a 22/10/17

Entradas: Gratuitas.

Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
francis-coach

Palestra Descartando seu corpo


Segunda, 23/10/2017 às 19h00
A palestra aborda as consequências podem ser sofridas pela nossa saúde quando utilizamos certos tipos de produtos, e explica como podemos nos proteger destes males. É mencionado que, podendo provocar desde danos cerebrais, até mutações sexuais, os efeitos dos utensílios de plástico e de isopor na saúde são graves. Todos deveriam saber formas de proteção contra estes problemas comuns.

O palestrante, Francis Sarosdy, é dos Estados Unidos, e é formado em Fisiologia. Coach e palestrante sobre os aspetos de saúde mais desconhecidos e importantes, Francis tem mais que 10 anos de experiência ajudando pessoas a melhorarem suas alimentações, se exercitarem e viverem melhor, com um entendimento profundo da ciência de função do corpo.

Segunda, 23/10/2017 às 19h00

Entradas: Gratuitas.

Impact Hub Pedra Branca
Rua Jair Hamms, 38 - Sala 101B - Atrium Offices - Cidade Criativa Pedra Branca - Passeio Pedra Branca
Website
publicidade
Imagem não disponível

PLANETA.doc Conferência


Segunda, 23/10/2017 às 11h00
A conferência abre diálogo com base nos estudos mais atuais e inovações que estão sendo gestadas em torno de conceitos como “Bens Comuns, Lixo Zero e Cidades Humanas”. As conferências serão realizadas em um formato semelhante a TED, com até 30 minutos de duração, permitindo um painel bastante abrangente e diversificado.

O evento, que será no dia 23/10, na UFSC, está com as inscrições (gratuitas) abertas; 16 conferencistas do mundo todo estarão reunidos na UFSC para falar de inovações em “Bens comuns, lixo zero e cidades humanas”.

Irão palestrar: Cecília Herzog, Daniel Silva BalabanPaula SaldanhaLeslie Lukacs, Dener Giovanini, Ronni KahnAdrienne Hall, Pal Martesson, Georgia Nicolau, Washington Novaes, Tia KansaraPierre-André ​​Martin, Eunice MaiaRodrigo Sabatini, Jonathon Hannon. 


A atividade integra a programação da quarta edição do PLANETA.Doc - Festival Internacional de Cinema Socioambiental, o maior do gênero do sul do país e um dos principais do Brasil, que ocorre entre os dias 16 de outubro e 10 de novembro, em Florianópolis e várias outras cidades catarinenses.


Inscrições GRATUITAS (e obrigatórias) pelo site: planetadoc.com

Segunda, 23/10/2017 às 11h00

Inscrições: Gratuitas.

Ufsc | Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/n - Trindade
Website
Imagem não disponível

Palestra: Práticas Educativas Para Alunos com Autismo.


Quinta, 26/10/2017 às 19h00
A palestra ministrada pela neuro psicopedagoga Caroline Goulart de Oliveira, tem o propósito de ampliar possibilidades de trabalhos e conhecimentos pedagógicos, sociais e metodológicos para a inserção da pessoa com autismo na vida escolar e social.

 

Quinta, 26/10/2017 às 19h00

Entradas: Gratuitas.

Instituto de Consultoria e Pós Graduação
Rua Adhemar da Silva, 906, sala 2, Kobrasol.
Website
filmes_9551_m_Aviao Vermelho

Cineclube infantil – Programação especial para o mês das crianças.


De 07/10/17 a 27/10/2017
 

O Cineclube Infantil de Florianópolis surgiu de uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), e a organização da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Outubro é o mês das crianças. Justamente por isso, a programação do Cineclube Infantil está ainda mais especial nesse mês. Dentre os filmes que serão exibidos, tem-se um longa brasileiro, quatro curtas catarinenses, e até atrações internacionais. As sessões acontecem todos os sábados, às quatro da tarde. As entradas são sempre gratuitas.

As informações sobre os filmes e as sessões estão contidas no link: www.fcc.sc.gov.br/pagina/20659/cineclubeinfantil-programacaodeoutubro

De 07/10/17 a 27/10/17

Ingressos: Gratuitos.

Cinema do CIC
Av. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica (Centro Integrado de Cultura - CIC)
Website
ponte-hercilio-luz

Mostra Continentes, Ilhas, Quintais: Paisagens no Acervo do MASC.


De 26/10/17 a 27/10/2017
A mostra reúne obras datadas de 1930 até a atualidade. Estarão representados 46 artistas de renomes regionais, nacionais e internacionais como Alfredo Volpi, Agostinho Maliverni Filho, Carlos Scliar, Djanira Motta e Silva, Domingos Fossari, Eli Heil, Ernesto Meyer Filho, Iberê Camargo, Carlos Henrique Schwanke, Paulo Whitaker, Martinho de Haro, Sergio Bonson, Willy Zumblick, Meyer Filho e Tomie Ohtake.

Partindo de diferentes olhares, técnicas, impressões, sentimentos e momentos, a mostra estabelece sentidos de paisagens, tendo como sua  referência a primeira representação em pintura da Ponte Hercílio Luz, tela que é datada de 1930 - e de autoria do artista plástico Eduardo Dias. É a partir desta obra que se estabelece um diálogo intenso sobre como nos relacionamos coma paisagem e as projeções criadas com o auxílio da memória e da imaginação. A curadoria é de Josué Mattos.

De 26/10/17 a 27/10/17

Ingressos: Gratuitos.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
evando-machado

Clarabóia #3 apresenta: Futuro do Pretérito, de Evandro Machado.


De 26/10/17 a 27/10/2017
O artista visual Evandro Machado, que é natural de Blumenau, mas reside no Rio de Janeiro,  é o convidado da terceira edição da Clarabóia - projeto interdisciplinar de ocupação voltado para artistas e grupos de Santa Catarina de reconhecida representatividade no cenário nacional. Pelo mesmo espaço já passaram os artistas O Grivo, Roberto Freitas e Marcelo Camparini com a escultura sonora Máquina Orquestra e, recentemente, o Grupo Cena 11 com a ocupação/residência Adesão ao Não Esquecimento.

Considerado um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira, Evandro apresenta uma série composta por vídeos de animação, desenhos em grande formato e uma instalação sonora para construir uma paisagem pós-apocalíptica tendo como cenário os grandes centros urbanos e a ausência do ser humano. A curadoria é de Josué Mattos.

De 26/10/17 a 27/10/17

Ingressos: Gratuitos.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
Imagem não disponível

Floripa Craft Beer


De 04/11/17 a 05/11/2017
O Floripa Craft Beer chega com 18 cervejarias artesanais oferecendo mais de 100 opções de chopes na Beira-Mar Continental. O festival também conta com apresentações de DJs e bandas de rock e blues. Entre elas, a Funky Monkeys, cover de Red Hot Chili Peppers.

De 04/11/17 a 05/11/17

Ingresso: Gratuito.

Beira-Mar Continental
Av Jornalista Rubens de Arruda Ramos - Estreito
Website
publicidade
Imagem não disponível

Projeto “eu amo a praça”


De 17/11/17 a 19/11/2017
O projeto "Eu Amo a Praça" chega a mais uma edição, dessa vez na Praça Getúlio Vargas. São oito foodtrucks , winebar e duas opções de chope artesanal, além de espaço kids, espaço pet, comidas típicas e decoração temática para divertir toda a família. Para a criançada ainda tem empréstimo de toalhas para piquenique, troca de livros e troca de brinquedos, além de muitas atividades como, espaço de artes, espaço literário, brincadeiras e muito mais.

De 17/11/17 a 19/11/17

Valor: gratuito.

evento

Gracias a La Vida.


De 21/10/17 a 19/11/2017
A Olinda Evangelista realiza uma exposição especial para homenagear o centenário do nascimento de Violeta Parra.

Falecida em 1967, Violeta Parra é por muitos considerada a mais importante folclorista, e fundadora do movimento da música popular chilena.

Abertura da exposição: dia 21 de outubro, às 15h.

De 21/10/17 a 19/11/17

Ingressos: Gratuitos.

Visitação: De quinta a domingo, das 9h às 18 h.

Parque Jardim Botânico
Rod. Admar Gonzaga, 742-782 - Itacorubi
Website
Imagem não disponível

Exposição Nada é Imagem, Nada é Miragem.


De 26/10/17 a 23/11/2017
A artista Maria Baptista apresenta, por meio do entrecruzamento de imagem e palavra, uma reflexão sobre o abismo, surgida de imersões nas paisagens da Chapada Diamantina (BA) e dos Campos Gerais (PR).

De 26/10/17 a 23/11/17

Entradas: Gratuitas.

Fundação Cultural Badesc
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro
Website
Imagem não disponível

11ª Entremostras


Sábado, 25/11/2017 às 11h00
Estão abertas as inscrições para a 11ª edição da Feira de Artes Entremostras, evento que será realizado no dia 25 de novembro (sábado), das 11h às 17h.

A feira tem como principal objetivo promover a interação entre público e artistas, com a possibilidade de compartilhamento de processo de produção e como consequência, ser um espaço de comércio de obras e trabalhos artísticos.

Podem se inscrever artistas com trabalhos de artes visuais, música, vídeo, literatura, performance, design e moda.

O regulamento está disponível no site da Fundação Cultural Badesc.
As inscrições encerram no dia 10 de novembro e podem ser feitas pelo e-mail: fundacaoculturalbadesc@gmail.com
O prazo final para realizar as inscrições é no dia 10 de novembro.

Sábado, 25/11/2017 às 11h00

Inscrições: Gratuitas.

Fundação Cultural Badesc
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro
Website
Imagem não disponível

Projeto “eu amo a praça”


Sábado, 02/12/2017 às 11h00
O projeto "Eu Amo a Praça" chega a mais uma edição, dessa vez na Praça dos Namorados. São oito foodtrucks , winebar e duas opções de chope artesanal, além de espaço kids, espaço pet, comidas típicas e decoração temática para divertir toda a família. Para a criançada ainda tem empréstimo de toalhas para piquenique, troca de livros e troca de brinquedos, além de muitas atividades como, espaço de artes, espaço literário, brincadeiras e muito mais.

Sábado, 02/12/2017 às 11h00

Valor: gratuito.

feira-viva-cidade

Feira Viva a Cidade


De 07/10/17 a 29/12/2017
Feira de Artes, Variedades e Antiguidades. Todo sábado tem feira com artesanato, antiguidades, exposições, gastronomia diversificada, sebos, brechós. Sempre com programações especiais. Todos os sábados, das 9h às 16h, no Centro Histórico de Floripa - Calçadão da Rua João Pinto e arredores. Sujeito a alteração sem aviso prévio, conforme condições climáticas.

De 07/10/17 a 29/12/17

Ingresso: Gratuito.

Mais informações: (48) 3229-7087, 99105-2736 ou fabio@cdlflorianopolis.org.br.
publicidade
Imagem não disponível

Feira Magiarte


De 29/06/17 a 31/12/2017
A Feira Magiarte Arte Floripa reúne Artesanato, Gastronomia, Arte e Cultura de Florianópolis, na Praça XV de Novembro. A feira busca consolidar a geração de renda para artesãos da Grande Florianópolis, com cerca de 50 barracas, que estão dispostas em setores distintos, classificados em artes plásticas, artesanato e gastronomia. Além de shows musicais, apresentações de teatro entre outros tipos de manifestações artísticas como uma nova opção de lazer e de desenvolvimento sócio-cultural. Nas barracas, são comercializados diversas peças e objetos feitos com renda, tricô, madeira, ferro, sementes, bordados, entre outros. Na praça de alimentação, as barracas servem opções como pastel, sushi, yakissoba, acarajé e tapioca. A feira acontece todas as terças e quintas das 9h às 17h e nos sábados, das 9h às 15h.

De 29/06/17 a 31/12/17

Valor: gratuito.

Mais informações: Feira Magiarte.

Praça XV de Novembro
Praça XV de Novembro, s/n
Website
Imagem não disponível

Brique Boulevard Canasvieiras


De 30/06/17 a 31/12/2017
Todos os fins de semana, Canasvieiras recebe a Feira de Artesanatos, Trocas e Antiguidades. Aproveite também para curtir as apresentações musicais todos os sábados e domingos, das 13h às 20h. A feira acontece em frente ao Hotel Boulevard.

De 30/06/17 a 31/12/17

Valor: gratuito.

publicidade

publicidade
Opções de EVENTOS:
Opções de CINEMAS: