Agenda - Exposições

publicidade

publicidade
habitanculuns

Exposição Habitaculuns


De 07/12/17 a 22/02/2018
Albertina Prates, que é  conhecida por suas obras de arte figurativa em telas enormes, já expôs em diversos espaços culturais conceituados, como Carrousel Du Louvre (Paris), Nádor Galéria (Budapeste), Museum Night (Sérvia) e Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). Desta vez, a artista trás obras para serem expostas na Fundação Cultural Badesc. Se trata da exposição Habitaculuns, que trata da questão existencialista do "ser".

A mostra acontece em três espaço diferentes da Fundação, mas que se complementam, compondo um único conjunto imagético. A curadoria é de Rosângela Cherem. Visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

De 07/12/17 a 22/02/18

Ingresso: Gratuito.

Fundação Cultural Badesc
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro
Website
exposicao

Exposição Sensos e Sentidos – Coleção Jeanine e Marcelo Collaço Paulo


De 26/10/17 a 03/03/2018
A exposição propõe recortes dentro da coleção de Jeanine e Marcelo Collaço Paulo, que é composta por obras e peças que têm diversas origens diferentes - em escolas e movimentos da história da arte. Inscrita ao longo dos últimos quinhentos anos de países como Portugal, Peru, França, Espanha e Itália, a exposição reúne artistas destacados no cenário internacional, como por exemplo: Alfredo Ceschiatti, Bruno Giorgi, Eliseu Visconti, Ismael Nery, Jean-Baptiste Debret, Louise Canuet, Pedro Américo, Oscar Pereira da Silva, Othon Friesz, Sonia Ebling e o catarinense Victor Meirelles. Outro ponto forte é a presença de um conjunto significativo de obras de artistas centrais na produção artística catarinense, com Elke Hering, Fernando Lindote, Luiz Henrique Schwanke, Malinverni Filho, Martinho de Haro, Paulo Gaiad, Rodrigo de Haro, Rubens Oestroem, entre outros. Alám de tudo, a curadoria da exposição é de Edina De Marco e de Josué Mattos.

A representação do corpo, que é um elemento central na coleção que se compôs nos últimos quarenta anos, aparece em registros diversificados, que incluem iconografia cristã, cenas de gênero e retratos, cujos tratamentos encontram filiações tanto em práticas acadêmicas do Brasil e da Europa, quanto na arte medieval europeia, na pintura cusquenha, na arte jesuíta da América do Sul, nas vanguardas históricas e na arte contemporânea.

Contendo aproximadamente 120 obras de diferentes linguagens, incluindo pinturas, desenhos, aquarelas, esculturas e gravuras, a exposição Sensos e sentidos questiona a ambivalência dos termos, de modo a entender "os sensos" como direção e matriz de sensações. Por sua vez, "os sentidos" são pensados como entendimento de algo, como o conjunto de experiências sensoriais e como a condição humana de produzir significado sobre as coisas e sobre si.

De 26/10/17 a 03/03/18

Ingressos: Gratuitos.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
exposicao-carnaval-nita

Exposição Carnaval Brasileiro


De 30/01/18 a 28/02/2018
A exposição leva ao espaço 30 obras da autoria de Nita Faces, na técnica acrílica sobre tela. Sendo algumas delas inéditas, as obras são todas inspiradas em figuras históricas das marchinhas de carnaval. Os objetos principais são os rostos dos personagens e figurinos carnavalescos em uma intensa mistura de cores. A visitação é das 9h às 19h, no Hall do Banco BRDE.  

A artista, que é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, também cursou dois anos de Artes na Universidade. A criação artística, porém, só deu-se com a vinda a Florianópolis, onde teve muito sucesso, sendo que algumas de suas telas foram para o exterior. Recentemente Nita ministrou a oficina Máscaras Temáticas no Parque da Luz, trabalhando com o resgate de materiais orgânicos deixados no parque, os transformado em arte por meio da pintura.

De 30/01/18 a 28/02/18

Valor: Gratuito.

Informações complementares:

Número de telefone para mais informações: (48) 3221-8100.

Imagem não disponível

Exposição Extrapolate de Johan Rijpma


De 16/02/18 a 07/03/2018
A mostra apresenta as trabalhos de Johan Rijpma, artista visual de Utrecht, na Holanda. Em suas obras, o artista criava conexões simples e criativas sobre assuntos frequentes do cotidiano de forma experimental e descontraída. Dentro dos seus procedimentos sistemáticos e analíticos, há reflexões sobre a relação entre seu próprio controle presumido e a imprevisibilidade da vida cotidiana. O vídeo, a animação e a fotografia são os principais meios pelos quais são criados e capturados processos incomuns, aparentemente simples mas, muitas vezes, meticulosos.

De 16/02/18 a 07/03/18

Ingresso: Gratuito.

Visitação:
Somente as quartas, quintas e sextas das 17h às 21h.

O Sítio Arte Educação Coworking
Rua Francisca Luiza Vieira, 53 - Lagoa da Conceição
Website
Imagem não disponível

Inauguração do Kanto da Sereia Jazz Club


De 17/02/18 a 15/03/2018
A inauguração do espaço Kanto da Sereia promove uma mostra de artes plásticas focada na contemporaneidade que tem como proposta destacar a evolução da pintura, evidenciando a dicotomia dos processos criativos e estéticos que resultam em obras únicas e inovadoras. Os artistas contemporâneos romperam os limites do academicismo da antiga Belas Artes, e ainda com o suporte tradicional, transgrediram normas estabelecidas e passaram a fazer uso de elementos de diversos estilos, técnicas e materiais em suas criações.

Para essa exposição foram convidados artistas de diversos locais, cada um com sua identidade expressiva, porém demonstram o mesmo fascínio por Florianópolis. O conjunto dessas obras forma um mosaico pictórico composto por pinturas, fotografias, dobraduras de papel, e escultura em terracota. O grupo esta formado por Marcos Leal, Lando, Prynss Maia, Dio Gonçalves, Edson Nunes, Marta Facco, e Maia.

De 17/02/18 a 15/03/18

Valor: Gratuito.

Jardim das Esculturas do Maia
Avenida das Rendeiras, 2242, Lagoa da Conceição
Website
olhar-0-desenho-100

Exposição Olhar o Desenho, de Flávia Duzzo


De 22/02/18 a 22/03/2018
Olhar o Desenho, de Flávia Duzzo, inicia temporada 2018 de exposições no Espaço 2 da Fundação Cultural Badesc. Por meio de desenhos com barra grafite sobre papel e por trabalhos feitos com fios de telefones, a artista aborda o pensamento sobre a linha e sobre o desenho. Oito obras serão apresentadas, nesta exposição inédita que começou a ganhar forma há sete anos.

Visitação: de segunda a sexta das 12 às 19h.

De 22/02/18 a 22/03/18

Valor: Gratuito.

Fundação Cultural Badesc
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro
Website
publicidade
pleticos-mostra-estudantes-100

Exposição Pléticos: A Arte Como Meio de Educação e Expressão Livre e Criadora da Criança


De 21/02/18 a 25/03/2018
Ao todo 40 obras de ex-alunos de cursos ministrados por Silvio Pléticos entre os anos 1954 e 1959, na península da Istria, estão no acervo da exposição. Na época em que as obras foram produzidas, os estudantes tinham idades entre 8 e 14 anos. As pinturas foram trazidas ao Brasil pelo próprio Pléticos. A mostra é uma extensão da exposição Pléticos: espaço, geometria e construção.

Conforme o curador da mostra, João Otávio Neves Filho (Janga), o artista lecionou em diversas escolas da região da Istria, trabalhando a arte infantil com crianças e adolescentes.

De 21/02/18 a 25/03/18

Ingresso: Gratuito.

Informações Complementares:
 
Abertura da exposição - 21 de fevereiro, às 17h;
Horário de visitação - das 10 às 21h.
Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
carnaval-acoriana-100

Exposição Carnaval no Açores


De 15/02/18 a 30/03/2018
A mostra fotográfica, que é comemorativa os 270 anos do povoamento açoriano em Santa Catarina, é o resultado de uma maratona de fotográfica chamada Gestos e Gente no Carnaval Terceirense que aconteceu no carnaval dos Açores e foi organizado pela Presidência do Governo Regional dos Açores através da Direcção Regional das Comunidades.

A proposta para a realização da mostra foi fotografar o carnaval da Ilha Terceira nos Açores, que é uma coisa atípica. Convidaram para participar deste projeto fotógrafos do Brasil, Canadá e EUA onde se encontra imigração açoriana muito forte. Do Brasil, foram selecionados fotógrafos do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e o terceiro é Joi Cletison, representando Santa Catarina.

De 15/02/18 a 30/03/18

Valor: Gratuito.

Ufsc | Universidade Federal de Santa Catarina
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/n - Trindade
Website
pleticos-100

Pléticos – Espaço, Geometria e Construção


De 07/02/18 a 04/04/2018
O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), considerado o segundo local mais antigo do gênero no país, inicia o mês de fevereiro revigorando a sua programação com quatro novos projetos. Entre eles, uma volumosa exposição do artista plástico Silvio Pléticos. Aos 94 anos, o pintor croata radicado em Santa Catarina desde a década de 1960 inaugura a sua exposição individual fevereiro reunindo cerca de 60 trabalhos.

A exposição é centrada em pinturas desenvolvidas pelo artista a partir do fim dos anos 1960, quando começa a utilizar a técnica do esgrafiado de uma forma original para alcançar os resultados que buscava. Estes trabalhos tornam-se sua marca registrada. A maioria dos trabalhos expostos pertence ao acervo do artista, além de oito obras da Coleção Collaço Paulo e dois painéis do acervo do Clube 12 de Agosto, em Florianópolis, e que estão sendo restaurados especialmente para esta exposição.

De 07/02/18 a 04/04/18

Ingresso: Gratuito.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
nobu-vitale-100

Nodu Vitale – Esculturas e Objetos do Acervo do Masc


De 08/02/18 a 04/04/2018
Dez trabalhos tridimensionais pertencentes ao acervo do Museu de Arte de Santa Catarina, dos artistas: Ana Norogrando, Amélia Toledo, Berenice Gorini, Canabarro, Doraci Girrulat, Elke Hering, Kini Nii, Nicolas Vlavianos, Suely Beduschi e Jorge Ferro. O título da exposição faz menção ao modo como este último nomeava suas esculturas e instalações, de modo a aproximar o conjunto de obras do acervo ao ritmo e esforço com que muitos artistas se dirigem ao campo expandido da arte, propondo a convergência de matéria e simbolização, com cosmologias, cosmogonias e tradições. 

De 08/02/18 a 04/04/18

Ingresso: Gratuito.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
nambla-100

Clarabóia 4: Mônica Nador e JAMAC: NAMBLÁ XOKLENG


De 08/02/18 a 04/04/2018
A quarta edição do programa Clarabóia do Masc recebe o projeto NAMBLÁ XOKLENG, realizado por Mônica Nador e JAMAC. O título inscreve na agenda do Museu sua manifestação contra o assassinato de Marcondes Namblá, indígena da Terra Ibirama-La Klãnõ, situada no município de José Boiteux, no Vale do Itajaí. Assassinado na madrugada do dia 1º de janeiro de 2018, em Penha, Namblá era das poucas figuras responsáveis pelo ensino da língua Xokleng na região.

Nador desenvolve sua produção desde 1980, integrando a geração de artistas que passaria a problematizar o espaço da pintura na cena artística.

De 08/02/18 a 04/04/18

Ingresso: Gratuito.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
regina-parra-as-perolas-100

Mostra Regina Parra: Por Uma Geografia da Proximidade


De 08/02/18 a 13/04/2018
A mostra de Regina Parra, composta por dois vídeos, apresenta tentativas de encontro e proximidade com estrangeiros que escolheram viver no Brasil.

Em 7.536 Passos (por uma geografia da proximidade), a artista caminha do marco zero da cidade de São Paulo em direção a uma comunidade de bolivianos, situada em um bairro vizinho. O numeral que intitula o vídeo faz referência aos passos percorridos até o encontro dos imigrantes, grande parte trabalhadora em regime de escravidão. O vídeo foi premiado e comissionado pelo V Concurso de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco (Recife, Pernambuco).

As pérolas, Como Te Escrevi foi realizado em terreno árido, o vídeo reúne imigrantes de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Congo, Guiné e Peru, todos residentes ilegais no Brasil.

De 08/02/18 a 13/04/18

Ingresso: Gratuito.

Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Website
publicidade
feira-viva-cidade

Feira Viva a Cidade


De 10/02/18 a 28/12/2018
Feira de Artes, Variedades e Antiguidades. Todos os sábados tem feira com artesanato, antiguidades, exposições, gastronomia diversificada, sebos, brechós. Sempre com programações especiais. Todos os sábados, das 9h às 16h, no Centro Histórico de Floripa - Calçadão da Rua João Pinto e arredores. Sujeito a alteração sem aviso prévio, conforme condições climáticas.

De 10/02/18 a 28/12/18

Ingresso: Gratuito.

Mais informações: (48) 3229-7087, 99105-2736 ou fabio@cdlflorianopolis.org.br.

Centro Histórico de Florianópolis
Rua João Pinto (calçadão) número 57
Website

publicidade

publicidade
Opções de EVENTOS:
Opções de CINEMAS: