Guia Floripa - Exposição РОССИЯRussia, de Diorgenes Pandini

Terça-feira, 30/07/2019 às 18:06

Trazendo um olhar sensível para as ruas e o cotidiano russo, o fotojornalista Diorgenes Pandini apresenta 20 fotografias na exposição РОССИЯRussia, que fica aberta na Fundação Cultural Badesc até o dia 23 de agosto, com visitação gratuita de terça a sábado, das 12 às 19h.

Funcionando como uma espécie de caderno de anotações visuais, as fotografias são todas de 2018, quando Diorgenes fez a cobertura jornalística da Copa do Mundo Fifa de Futebol Masculino, na Rússia.

Convite WEB РОССИЯRUSSIA, Diorgenes PandiniConvite da exposição, com a obra “A Mulher de Vermelho”, fotografia de maior destaque na mostra.
Foto: Diorgenes Pandini

As obras trazem um olhar sensível às situações do cotidiano comum dos russos, ilustrando diversas situações de um país com cultura e costumes distintos dos vivenciados no Brasil e demonstrando o fascínio que o artista tem pelas ruas e pelos indivíduos.

Os registros são resultado de um fotografar compulsivo que busca partes de um país escondido atrás dos festejos da Copa do Mundo. O fotojornalista esteve por 36 dias na Rússia onde participou da cobertura do maior evento esportivo do mundo.

19 07 25 poccияussia, de Diorgenes PandiniO livro de visitas, fotografado no início da cerimônia de abertura, dia 25 de julho

A primeira mostra individual do artista, com curadoria de Lucila Horn, apresenta no espaço Paulo Gaiad, no segundo piso da Fundação Cultural Badesc.

Segundo levantamento feito na Fundação, estima-se que aproximadamente 520 pessoas estiveram presentes na cerimônia de abertura, na noite do dia 25 de julho.

19 07 25 poccияussia, de Diorgenes Pandini-60

19 07 25 poccияussia, de Diorgenes Pandini-87

 

Entre as obras fotografadas, apenas “A Mulher de Vermelho” tem título definido pelo artista, que opta por deixar essa questão em aberta para a interpretação.

Diorgenes Pandini é natural de Itajaí, em Santa Catarina. Com oito anos de experiência no fotojornalismo já participou de coberturas marcantes: como a Copa do Mundo e a queda do avião da Chapecoense em Medellín, na Colômbia. E participou de exposições coletivas do BC Foto Festival por dois anos (em 2017/2018), Floripa na Foto (em 2019) e do Foto em Pauta (em Minas Gerais), no ano de 2019.

Texto: Willian Schütz.

Fotografias: Franchêscolli Gohlke.

Contato por e-mail: willianschutz@hotmail.com.

publicidade

publicidade

publicidade2

publicidade