Guia Floripa - Exposição Carnaval Brasileiro, de Nita Faces Brasil

Sexta-feira, 09/03/2018 às 16:54

A exposição leva ao espaço 30 obras da autoria de Nita Martins (conhecida como Nita Faces Brasil), na técnica acrílica sobre tela. Sendo algumas delas inéditas, as obras são todas inspiradas em figuras históricas das marchinhas de carnaval que deram origem ao samba enredo. Os objetos principais são os rostos dos personagens e figurinos carnavalescos em uma intensa mistura de cores.

20180308_202209

Algumas das obras expostas. 

Primeiro passando pelo hall do Banco BRDE, depois pelo Hotel Castelmar, a Carnaval Brasileiro resgata a antiga tradição das marchinhas clássicas do carnaval do Brasil através da representação dos personagens evocados nas canções. As cores vivas dos quadros pintados com tinta acrílica remetem ao clima tropical. Tudo com as características e assinatura de Nita Faces. Além das telas, as obras são representadas em canecas personalizadas.

“O que existe em relação à nossa história não pode ser apagado. Principalmente o nosso carnaval” – palavras de Nita, comentando da importância do resgate histórico e da representatividade cultural que o tem o carnaval brasileiro. E ela completa dizendo: “A minha marca é ‘Nita Faces Brasil’ porque eu represento, eu retrato as faces do Brasil – as negras, as mulatas, as loiras, o índio… eu trabalho o perfil do nosso povo brasileiro através das nossas faces”.

As obras, por serem representações de marchinhas que foram, assim como continuam sendo muito populares, despertam memórias nos visitantes da mostra que já as cantaram e dançaram em dias de alegria carnavalesca. “Não tem quem não conheça. Tipo, Chiquita Bacana, não tem quem não conheça; o Índio Quer Apito, não tem quem não conheça; Maria Sapatão não tem quem não conheça, e assim vai”. E completa: “Têm pessoas que foram em exposições minhas e que choraram lembrando de carnaval”.

 

20180130_194610

 Da esquerda para a direita estão as obras Bandeira branca e Bebo, sim. 

A artista, que é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, também cursou dois anos de Artes na Universidade. A criação artística, porém, só deu-se com a vinda a Florianópolis, onde teve muito sucesso, sendo que algumas de suas telas foram para o exterior. Outra série de obras que Nita tem é a Mesa de Bar, que é inspirada nas histórias vividas pela artista ao longa de sua trajetória – já que, antes de se inserir no ambiente das galerias, ela costumava vender nas mesas dos bares de todo o Brasil, as obras que produzia. Nita também ministra a oficina de Máscaras Temáticas no Parque da Luz, trabalhando com o resgate de materiais orgânicos deixados no parque, os transformando em arte por meio da pintura. As máscaras são expostas no próprio Parque da Luz, que fica nas proximidades do Hotel Castelmar, no Centro de Florianópolis.

A satisfação demonstrada pela artista, que menciona a ótima aceitação do público que já visitou a exposição, é nítida. E ela vai além, dizendo que um dos seus objetivos atuais com a exposição das suas obras sobre a brasilidade é apresentar aos turistas as múltiplas faces brasileiras através da sua pintura. E é o que Nita Faces Brasil está fazendo: despertando memórias, contanto e recontando histórias usando as faces brasileiras.

 

Texto: Willian S. Schütz.

Fotos: Willian S. Schütz.

willianschutz@hotmail.com.

 

 

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade