Guia Floripa - Exposição Cor em Movimento, de Rute Cardoso

Segunda-feira, 18/03/2019 às 23:18

Contando com 9 quadros, a exposição Cor em Movimento da artista plástica e escritora Rute Cardoso esteve instalada no Anexo do Espaço Didático Cultural, no 1º andar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina entre 11 e 18 de março.

o-ser-mulher-rutecardoso-willian-s-schutz

O quadro “O Ser Mulher” (acima) marca a essência da mostra, com vivacidade de cores, pinceladas bem marcadas e a mulher como figura em destaque

Com variadas técnicas de pintura sobre tela, as 9 obras artísticas de Rute Cardoso que fizeram parte da exposição Cor em Movimento trouxeram mais vivacidade para o Anexo do Espaço Didático Cultural, localizado no primeiro andar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no Centro de Florianópolis.

Explorando a variedade de cores, texturas e os movimentos das pinceladas, Rute apresenta contemplações e reflexões sobre a vida e os sentimentos através de obras repletas de nuances criativas. Além das formas livres e do preenchimento de fundos, algumas das pinturas exaltam a figura da mulher e a natureza feminina.

Amor”, “Cor e Alma”, “O Ser Mulher” e “Vida” são as obras tituladas que integraram a mostra.

amor-rute-cardoso-willian-s-schutz
A obra “Amor” (acima) propõe reflexões sentimentais com a imagem feminina como destaque. As cores quentes da obra  evidenciam o sentimentalismo nas pinceladas.

Entre os quadros expostos, quatro não tinham título estabelecido, gerando reflexão ainda maior sobre os significados das pinturas.

Medindo 80 centímetros de largura e 100 centímetros de altura, o quadro “Vida”, cuidadosamente posicionado ao lado do nome da exposição tem tamanho maior do que os demais, que foram feitos em telas de 80 centímetros tanto de altura, quanto de largura.

vida-rute-willian-s-schutz
“Vida” foi uma das obras de maior destaque entre as expostas.

Mesclando o ilustrativo com o abstrato, Rute Cardoso utilizou, alternando e permitindo-se mesclar, as tintas: acrílica, dimensional e pva.

Para celebrar o encerramento da exposição e confraternizar compartilhando arte e alegria, foi realizado no dia 18 de março, às 18h, um sarau especial: Poesia, Cor e Movimento, um evento que reuniu escritores de renome na literatura catarinense.

Entre os presentes no sarau estavam acadêmicos de academias de letras, grupos literários e amantes das artes catarinenses, além da própria artista Rute Cardoso, que preside a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Sinval Silveira, presidente do Grupo de Poetas da Trindade (GPT), Osmar Cardoso, vice-presidente da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina e Ney Santos, vice-presidente da Academia de Letras de Palhoça foram alguns dos acadêmicos presentes.

Em clima de confraternização e acompanhados de pessoas queridas, também apresentaram-se fazendo leituras relacionadas à exposição: Hans Cristian, Rosângela Ribeiro Miranda, Willian Schütz, Valmir Vilmar, Sidney Lino, Gisele Moura Celso de Souza.

sarau-rutecardoso-willian-s-schutz
Em clima de amizade e celebração, o sarau Poesia, Cor e Movimento marcou a confraternização que finalizou a exposição. 

O sarau mostrou-se uma alternativa de representar os temas expostos nas obras de Rute, estimulando a união artística entre a literatura e as artes visuais. 

Também chamado de Palácio Barriga Verde, o local já sediou, além das habituais atividades do Poder Legislativo do Estado de Santa Catarina, diversas exposições artísticas, palestras e eventos culturais.

Cor em Movimento foi um dos marcos da programação especial da Alesc para o “Mês da Mulher“, visto que no dia 08 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher.

cor-e-alma-rutecardoso-willian-s-schutz

“Cor e Alma” foi uma das obras expostas durante a mostra artística. 

O lançamento do livro “Feminismo: perversão e subversão”, da deputada Ana Campagnolo; um debate sobre o tema “Violência contra a Mulher”; a apresentação do Instituto Aequalis de Liderança Feminina, com as professoras Helena Kuerten de Salles e Elizete Lorenzoni Alves; uma palestra com a jornalista Angela Bastos sobre o documentário “Sozinhas”, que retrata a violência contra mulheres que vivem no campo, entre diversos outros eventos foram os programados para o mês.

A programação completa das atividades realizadas a Assembleia Legislativa de Santa Catarina pode ser conferida no site oficial da Assembleia.

Texto e fotografias: Willian S. Schütz.

Contato por e-mail: willianschutz@hotmail.com.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade