Guia Floripa - Floripa Beer Experience – Experiência com gostinho de cerveja local

Sábado, 11/02/2017 às 16:47

Experiência com gostinho de cerveja local

Entregue o seu ingresso, pegue o seu copo. Troque o seu dinheiro (ou crédito do seu cartão bancário) por fichas e prepare-se para começar a degustar alguns – quantos você quiser ou puder! – dos 70 rótulos de cerveja artesanal disponíveis no Floripa Beer Experience.

floripa-beer

Destino certeiro para apreciadores de cerveja, o evento que acontece desde sexta (10) e vai até este sábado (11), no CentroSul, em Florianóplis, reúne 12 cervejarias. Nos estandes, saiba mais sobre onde e como as bebidas são produzidas, as particularidades de cada uma, informações sobre o sabor e harmonização. Se você é de Florianópolis ou de alguma cidade vizinha, é possível que um dos expositores seja seu conhecido, ou parente de um amigo seu: as marcas são todas produzidas aqui na redondeza, na Grande Florianópolis.

Esvaziou o copo? Quer mais? Passe uma água no recipiente – há pias espalhadas por todo o amplo centro de convenções – e mande ver novamente.

Se bater a fome, delicie-se: há opções de sanduíches, pizzas, petiscos de boteco, frutos do mar, comidinhas saudáveis e até docinhos nos food trucks espalhados pela praça de alimentação.

Neste sábado, o palco recebe The Jovens, Otávio Marcolla Blues Band e Get Back. Na sexta, quem embalou os amante de cerveja artesanal foram as bandas Time Bomb e Samba CEFID.

Se você ficar com vontade de produzir a sua própria cerveja, confira o estande da Science of Beer Institute. Com sede em Florianópolis, a escola fundada em 2013 promove cursos voltados ao mercado cervejeiro em todo o país. No guichê, é possível conferir o calendário de eventos do instituto e aprender um pouco mais sobre os processos de fabricação.

A organização do Floripa Beer Experience é da Associação das Microcervejarias da Região Metropolitana de Florianópolis (União Cervejeira), com apoio da Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis (Ampe Metropolitana).

floripa-beer2

O que você vai encontrar

Cervejarias

Faixa Preta (Santo Amaro da Imperatriz)

O que judô e cerveja têm em comum? A resposta é muito simples: paixão. Com uma produção disciplinada e alto padrão de qualidade em todos os processos, a Cervejaria Faixa Preta só segue uma regra: produzir uma cerveja faixa preta para um público exigente. Num conceito bem descolado misturando arte, rock and roll e judô, a Faixa Preta oferece suas cervejas em barris e em garrafas. Reserve sua agenda para visitar a fábrica e “Beba Essa Arte”.

Hajime (Pilsen), Lord Dan (Dubbel), Dragon Rock (Dunkel Weiss), Grand Shihan (Weiss); Traíra (Pale Ale).

 

Badenia (Santo Amaro da Imperatriz

A Cervejaria Badenia, de Santo Amaro da Imperatriz, produz seus chopes com maltes e lúpulos especialmente selecionados e importados da Alemanha. Aliados às famosas águas da Serra do Tabuleiro, conferem um sabor único e especial à bebida que é produzida rigorosamente de acordo as regras da Lei da Pureza Alemã, de 1516.

Greifenbier “Munique Helles”, Greifenbier “Munique Dunkel”, Greifenbier “Badische Weisse”, Greifenbier “Kölsch” (lançamento).

 

Cervejaria da Ilha (Florianópolis)

A Cervejaria da Ilha, de Florianópolis, deve ser lembrada como sinônimo de tradição e qualidade. A cervejaria mais antiga da Grande Florianópolis, fundada em 1999, vem com esse espírito de pioneirismo para apresentar ao público cervejas que representam o maior atrativo de Florianópolis: as suas belas praias.

Chopp Ilhéu (Pilsen), Jurerê Gold (Export Gold), Ingleses (IPA), Joaquina Weizen (Weizen).

 

Cozalinda (Florianópolis)

A manezinha Cozalinda nasceu para brindar à Ilha da Magia, com cervejas tão artesanais quanto a renda de bilro e tão especiais quanto o pôr do sol do Sambaqui. São cervejas leves e fáceis de tomar, ideal para o público que começa a procurar novas marcas de cerveja. Mesmo assim, são cervejassaborosas e com aromas bem definidos, os quais trazem riqueza de sensações que agradam os paladares mais exigentes e apreciadores de cervejaartesanal, mas sem assustar o público leigo. Oferece suas cervejas em barris e em garrafa.

Cozalinda Lager, Curió Witbier, Curió Witbier com Hortelã, Curió Witbier com Manjericão e Pimenta Sichuan (lançamento), Floripa IPA, Floripa IPA com lúpulos da Enseada de Brito (lançamento), Floripa IPA com Brettanomyses e maturada em barril de carvalho Francês (lançamento), Saison da Saudade (lançamento), Saison Praia do Meio (lançamento).

 

Jester (Águas Mornas)

A premiada Jester, de Águas Mornas, tem uma grande variedade de cervejas, de alta qualidade e feitas para atender aos mais diversos paladares. Atualmente possuímos quatro tipos de chopes e os distribuímos em barris por toda a região da Grande Florianópolis (Ilha, São José, Palhoça, Águas Mornas, Santo Amaro e regiões próximas).

Pilsen (bronze no Festival Brasileiro de Cerveja de Blumenau, em 2015), APA, IPA e Flanders Red Ale (prata Festival Brasileiro de Cerveja de Blumenau, em 2016).

 

Kairós (Florianópolis)

A Cervejaria Kairós oferece uma diversidade de cores, aromas e sabores para encantar todos que gostam de usufruir produtos de padrão diferenciado. Seu principal foco é a exploração turística da cervejaria, localizada em uma mais belas cidades do mundo: Florianópolis. Suas cervejas e chopes remetem ao estilo de vida do povo local e à cultura da Ilha da Magia. A palavra Kairós não reflete o passado, ou antecede o futuro, mas é o melhor instante no presente. Permita-se viver o agora!

Kapital Cream Ale, Boitatá Dry Stout, IPAguaçú, Miramar Weiss, Baleeira Red Ale, Rendeira Witbier.

 

Unika (Rancho Queimado)

Situada em Rancho Queimado, região serrana da Grande Florianópolis, produz 12 estilos de cervejas, divididos entre duas marcas: BRUXA, dedicada às cervejas da escola belga, e UNIKA, das escolas alemã e americana. Sua produção segue os mais altos padrões de qualidade e é comandada pelos premiados cervejeiros Vinícius Carpentieri e Ronaldo Dutra Ferreira.

Bruxa #1 Belgian Blond, Bruxa #5 Belgian IPA, Bruxa #11, Belgian Dubbel, Unika West Coast IPA, Unika, German Lager, Unika Black IPA, Unika Black IPA Coffee, Unika Session, Unika Double IPA.

 

Weinmann (São José)

Com receitas para orgulhar qualquer ‘Oma’, a cervejaria da família Weinmann, de São José, busca um sabor único e inconfundível. As cervejas são produzidas com 100% de malte, lúpulos de alta qualidade e carbonatação natural na garrafa, além de utilizarem sempre leveduras do tipo Ale, de alta fermentação.

Weinmann Weiss, Weinmann Smoked Ale, Weinmann Red Strong Ale, Weinmann Blond Ale.

 

The Liffey Brew Pub (Palhoça)

Localizada no Passeio Pedra Branca e famosa por fabricar as cervejas de forma artesanal, a marca é conhecida por sua matéria prima selecionada e com ingredientes mais do que especiais: paixão, criatividade e inovação. “Somos diferentes, somos inovadores, somos desafiadores, somos um IRISH BREW PUB!”
A Marca Liffey nasceu na Pedra Branca, em Palhoça, em 2013, e hoje possui duas unidades de negócio. O The Liffey Brew Pub é um autêntico brew pub que fabrica e comercializa suas cervejas no Passeio Pedra Branca, com entretenimento completo para apaixonados por cerveja de qualidade, gastronomia saborosa e para amantes do rock and roll. Já o Liffey Pub Truck é um charmoso beer truck com 10 torneiras diferentes de chopp, hoje localizado no esquina 42 food park no bairro Santa Mônica.

Liffey Pedra Branca – Witbier, Liffey Devil – Red Ale, Liffey Haka – NZ Lager, Liffey Black Jack – Dry Stout, Liffey Mustache – Imperial IPA, Liffey Paleoça – Best Bitter, Liffey Coroa Real – Catharina Sour (Abacaxi + Hortelã), Liffey Magali – Catharina Sour (Lançamento – Melancia + Gengibre), Liffey Asterix – Hidromel com Pêssego, Liffey Obelix – Hidromel com frutas vermelhas, Liffey Morena tropicana – Brown Ale com Caju e Manga.

 

Cervejaria da Lagoa (Florianópolis)

A produção começou em 2010, na panela de casa, na Lagoa da Conceição, como hobby. São cervejas dos mais diferentes estilos, como Ales e Lagers. Após alguns anos, a decisão foi produzir cerveja comercialmente. As cervejas são desenvolvidas na cozinha de casa, em levas de 25 litros. Uma vez acertada a receita, é hora de escalonar para um equipamento industrial. Cerveja produzida em microcervejaria, mas com alma caseira. A Cervejaria da Lagoa faz isso por paixão pela boa cerveja, por tudo que ela proporciona e por um compromisso com a qualidade.

Pilsen da Lagoa (Pilsen), Bitter da Lagoa (Special Bitter), Branquela Weiss (Hefeweizen), Güela Larga (Session IPA), Rufus (Amber Ale), Estauta (Dry Stout), La Dorada (American Wheat).

 

Sunset Brew (Tijucas)

Inaugurada em 2016 pelos sócios Eduardo Petry, Giovana Petry e Sheldon Cole e com a experiência do renomado cervejeiro James Jimenez, a fábrica da Sunset Brew conta com capacidade de produção de 24 mil litros por mês e iniciou as vendas com quatro estilos de cerveja: American India Pale Ale, American Pale Ale, American Lager e Saison. Em dezembro de 2016 foi lançada a cerveja sensação do verão, a Sunset Light Lager, uma versão mais leve e easy to drink, que está sendo um sucesso. 

Sunset Lager, Sunset Light Lager, Sunset APA, Sunset IPA, Sunset Saison.

 

Kiezen Ruw (Guabiruba)

A Kiezen Ruw é uma cervejaria artesanal com produção capaz de surpreender os mais exigentes apreciadores da boa cerveja. A fábrica está localizada em uma área bucólica, entre as árvores e cachoeiras. Lá, são produzidas cervejas Pilsen, ESB, APA Bock, Blond Ale, Barley Wine, Witt Bier, Red Ale, Drystout e a Ipa.

Pilsen, APA, IPA, Red Ale, Bolnd Ale e ESB.

SERVIÇO

Floripa Beer Experience

Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) em www.sympla.com.br/floripa-bier-experience__112443
 ou no local, nos dias do evento.

Local:  CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis – Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis – (48) 3251-4000

Data: 10 e 11 de fevereiro
Horários
Sexta: 18h às 2h
Sábado: 17h às 2h

Shows
Sexta: Time Bomb (rock) e Samba CEFID
Sábado: The Jovens, Otávio Marcolla Blues Band e Get Back

Amplo estacionamento no local

facebook.com/FloripaBeerExperience
caminhocervejeiro.com.br

 

Caminho Cervejeiro

O Floripa Beer Experience também fortalece a divulgação do Caminho Cervejeiro entre o público local e visitantes de outras cidades. Trata-se de uma rota turística criada recentemente por iniciativa da União Cervejeira e da Ampe Metropolitana, com apoio do Sebrae. O objetivo é estimular visitas às unidades de produção e microcervejarias, com apreciação das cervejas locais, integração com gastronomia e outros atrativos da região.

 

Bianca Backes
bibackes@gmail.com
Foto:  Divulgação

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade