Estreito / Beira-Mar Continental

Avenida Beira-Mar Continental foi inaugurada no dia 22 de março de 2012 pelo Prefeito Dario Berger em cerimônia realizada ao lado da ponte Hercílio Luz.

Com 2km de extensão, possui uma pista com três faixas de rolamento, uma pista auxiliar com duas faixas de rolamento, uma ciclovia e um calçadão para pedestres adaptado para deficientes visuais e com rampas para deficientes físicos. Seu trajeto, em sentido único, começa embaixo da Ponte Hercílio Luz e segue em arco acompanhando orla até a Ponta do Leal.

Muito procurada pela população local para o lazer, a Beira-mar Continental é local de shows e eventos ao ar livre. No reveillon é um dos melhores locais para se a assistir a queima de fogos na baía norte e porte hercílio luz.

Seu nome oficial, Avenida Poeta Zininho, homenageia Claudio Alvim Barbosa, compositor do Rancho de Amor à ilha, hino oficial de Florianópolis. Zininho, ainda adolescente, foi morador na região.

 

História

Antes mesmo de Francisco Dias Velho ter fundado Desterro, em 1763, já havia sido erguido um cruzeiro, datado de 1651, demonstrando que a presença dos colonizadores europeus nesta região.

O projeto de transformação da área correspondente á Beira-Mar Continental vem desde a década de 1950 e tem como principal objetivo integrar o trânsito entre os municípios de Biguaçu, São José e Florianópolis.

A área ocupada hoje poe ela, já abrigou praias importantes no passado, como a Praia do Canto, Praia do Porto, Praia do Matadouro e a Praia do Estreito. Essas praias eram formadas por uma única faixa de areia contínua, que variava entre 3m a 30m de largura e aproximadamente 1.600m de extensão. Conforme a localidade, tinham um nome de referência diferente.

A Praia do Canto, chamava assim pois sua curvatura proporcionava proteção natural para a ancoragem de barcos nos dias de vento sul. Já a Praia do Porto chamava-se assim por causa do antigo trapiche que existiu ali para o uso no transporte de pessoas e cargas entre a ilha e o continente. A Praia do Matadouro recebeu este nome por causa do Abatedouro Municipal que foi instalado ali e, por fim, Praia do Estreito, mais recentemente, quando a região foi urbanizada e passou a ser conhecida como Bairro Estreito.


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade