Estreito / Estádio Orlando Scarpelli

O Estádio Orlando Scarpelli é a sede oficial do Figueirense Futebol Clube, time fundado em 1921 por um grupo de esportistas que se reunia sob uma figueira no antigo bairro da Figueira, região central de Florianópolis.

O estádio começou a ser construído em 1940, sendo que as obras somente foram concluídas em 1945, após a assinatura da cessão definitiva do terreno ao clube pelo industrial Orlando Scarpelli, um ano e seis meses após a integração da região do Estreito ao município de Florianópolis. Na década de 1930, funcionava no local uma chapelaria pertencente a Orlando Scarpelli.

A sede sofreu suas primeiras ampliações significativas no ano de 1973. Para adequar o campo às necessidades advindas da participação do clube no Campeonato Nacional, foram construídos três túneis, novos vestiários e arquibancadas metálicas com capacidade para aproximadamente 20.000 pessoas. Nas décadas seguintes, as estruturas de metal foram gradativamente substituídas por construções de concreto armado e foram cobertas as arquibancadas sociais. No início da década de 1990, o estádio podia receber até 30.000 pessoas.

Entre 1999 e 2005 o estádio passou por importantes melhorias estruturais, como a ampliação de vestiários para as divisões de base, implantação de catracas eletrônicas, construção de novos banheiros, reforma dos bares e a modernização do sistema de irrigação e drenagem. Tais melhorias, bem como um ambicioso projeto de expansão, não foram suficientes para garantir à arena o status de sede da Copa do Mundo de 2014. Foram canceladas, com isso, uma série de alterações significativas que ocorreriam na paisagem do Estreito.

O Estádio Orlando Scarpelli recebeu seu maior público no ano de 1975, em partida entre Figueirense e Vasco da Gama, vencida por um gol marcado pelo clube carioca. Na ocasião, estiveram presentes no local 26.660 pessoas. Atualmente, o estádio tem capacidade para 19.908 espectadores. Ao lado da secretaria do clube funciona o Memorial, que pode ser visitado gratuitamente de segunda a sexta-feira das 9 às 12 e das 13 às 18 horas e aos sábados das 9 às 12 horas. Encontram-se disponíveis para apreciação do público troféus, camisas e o Arquivo Histórico e Fotográfico, sendo que este não abre aos sábados.


Serviços relacionados

Estádio Orlando Scarpelli

Rua Humaitá, 194 - Estreito - Florianópolis

Fone: (48) 3878-3956

publicidade

publicidade

publicidade2

publicidade