José Mendes - Praia

José Mendes

O bairro José Mendes está localizado na região central de Florianópolis, entre o Centro e o Saco dos Limões, voltado para o canal da Baía Sul. Dono de uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade, de suas praias e encostas é possível admirar o pôr-do-sol nos morros da região continental e de boa parte da Baía Sul, da Ponte Hercílio Luz, de alguns bairros litorâneos do continente, como Coqueiros e Itaguaçu, e dos municípios de São José e Palhoça.

Atualmente, o bairro José Mendes é o menor bairro em extensão territorial da cidade e, segundo dados do IBGE, possui 3.385 moradores. Já teve grande importância no tráfego da cidade, mas após a inauguração do Túnel Antonieta de Barros, que liga o centro de Florianópolis ao sul da Ilha, vem perdendo importância comercial e se tornando apenas residencial.

Oficialmente, o bairro inicia na margem esquerda do Ribeirão do Fraga, um pequeno curso d’água atualmente coberto por várias edificações e pela via principal que contorna o bairro. Para os moradores, o José Mendes começa na “Curva do Madalona” e termina na “Curva do Amadeu”, ambas na Rua José Maria da Luz.

Com uma orla sinuosa e dividida por pequenas praias e costões de pedra, o litoral do bairro já teve bastante destaque no passado, tendo sido um dos principais balneários da antiga Desterro. Entretanto, hoje, devido à poluição na Baía Sul, as praias não são procuradas para o banho. Os moradores costumam apontar que no bairro existem três praias: a de José Mendes, na porção norte, a Praia do Curtume, mais ao sul, e a Praia do Germano, a menor de todas.

publicidade

História

Estudos arqueológicos identificaram a presença de sambaquis e de uma oficina lítica nas margens do Ribeirão Garcia, um riacho próximo ao costão sul da praia, demonstrando que a região foi habitada por grupos indígenas.

O nome do bairro deve-se a José Mendes dos Reis, português que chegou à Vila de Nossa Senhora do Desterro, em 1737, como membro de um destacamento militar, e que depois se tornou sacristão do Frei Agostinho da Trindade, vigário da vila de Nossa Senhora da Trindade de Trás dos Morros. Em 14 de maio de 1739, José Mendes se casa com Maria Rita de Jesus, filha do Frei Agostinho, e recebe como dote parte das terras que formam o bairro.

A ocupação da região foi lenta. Cem anos depois, no fim do século XIX, havia somente três propriedades no local, sendo uma delas utilizada por uma indústria de curtume de couro de boi. Foi este curtume que deu origem ao nome de uma das pequenas praias do bairro, a Praia do Curtume. Com o passar do tempo, o velho curtume deu lugar a um depósito de combustíveis, depois a uma fábrica de sabão e, por fim, a instalação de uma fábrica da Coca-Cola.

Com o crescimento mais acentuado da cidade no século XX, o José Mendes passou a ter maior valorização, principalmente por ser a via de ligação entre a região central e o sul da Ilha de Santa Catarina.


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade