Santa Mônica - Panoramica

Santa Mônica

Centro e Rodoviária: 6,4 km | Aeroporto: 11,6 km
Bairros próximos: Itacorubi, Córrego Grande, Trindade.


Localizado na região central de Florianópolis, entre os bairros Itacorubi, Córrego Grande e Trindade, o Santa Mônica é um bairro de classe média alta. Totalmente urbanizado, suas ruas são largas, arborizadas e as calçadas possuem lajotas de cimento. Por ter sido construído sobre uma área de manguezal, o Santa Mônica é um bairro plano, o que facilita o deslocamento dos moradores, seja em caminhadas pela vizinhança ou em passeios de bicicleta.

O Santa Mônica possui três áreas de lazer abertas ao público. A praça Maria Tereza Kock conta com ampla área verde, brinquedos em madeira para crianças, academia de ginástica ao ar livre, campo de futebol e um posto da Polícia Militar. Já as praças João Di Bernardi e Breno Pinheiro Valadares se caracterizam apenas como áreas verdes.

A Avenida Madre Benvenuta é a principal via que corta o bairro e também a artéria comercial da região, com grande variedade de lojas comerciais e serviços de todos os tipos, como clínicas médicas e odontológicas, revendedoras de veículos, postos de gasolina e supermercados, além de três excelentes centros comerciais. O principal deles é o Shopping Iguatemi, que foi inaugurado em 2007 e que conta com mais de 160 lojas, praça de alimentação e sete salas de cinema.

O Santa Mônica também possui boas opções de entretenimento e gastronomia, como bares, cafés, restaurantes e casas noturnas do tipo lounge. A maioria das opções está distribuída ao longo da Avenida Madre Benvenuta, na porção mais próxima ao Shopping Iguatemi.

No bairro também está localizado o campus principal da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), dividido em três centros: Esag, com os cursos de Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas; Ceart, com os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design Gráfico, Design Industrial, Música e Moda; e Faed, que oferece os cursos de Biblioteconomia, Geografia, História e Pedagogia.

publicidade

História

O nome do bairro Santa Mônica é uma homenagem a Mônica de Hipona, santa da Igreja Católica e mãe de Santo Agostinho. Segundo conta a tradição católica, foi por conta de um sonho dela que Agostinho descobriu sua vocação religiosa. Eventualmente, Mônica tornou-se santa, mas não por ter operado algum milagre ou por ter sido mártir, e sim pelo fato de ter sido a grande responsável pela conversão do filho.

Por muito tempo, a área que hoje corresponde ao Santa Mônica pertenceu à Santíssima Trindade de Trás do Morro, vila fundada por imigrantes açorianos e madeirenses ainda no século XVIII. No século XIX, a Trindade já era tão relevante para a cidade que foi elevada à categoria de freguesia e passou a cuidar do atendimento eclesiástico do interior de Nossa Senhora do Desterro.

No início do século XX, o padre Francisco Topp adquiriu um conjunto de terrenos na região da Trindade para as irmãs da Divina Providência, que haviam acabado de chegar da Alemanha para atuar em missões humanitárias ao longo de diversos pontos do estado de Santa Catarina. Esses terrenos representavam uma parte significativa do que viria a se tornar o bairro Santa Mônica.

A partir da década de 1960, Florianópolis passou por um acentuado processo de modernização. Obras de grande vulto saíram do papel nesse período, como a ligação da cidade à BR-101, a construção da ponte Colombo Salles e a ampliação da Av. Beira-mar Norte. Também foi por volta dessa época que vários órgãos públicos instalaram-se na cidade, entre eles a Universidade Federal de Santa Catarina e a Eletrosul.

Tanto a universidade quanto a companhia de distribuição de energia elétrica foram determinantes para a ocupação acelerada da área ao redor do centro de Florianópolis. Ambas trouxeram consigo um grande contingente de trabalhadores e estudantes vindos de outros estados, que se acomodaram em bairros como Trindade, Pantanal, Córrego Grande e Itacorubi. Mais tarde, outros bairros foram criados a partir deles, como é o caso do Santa Mônica.


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade