Brasão de Armas de Florianópolis

A Cidade - Brasão de Armas

Dicas de Turismo

Guia Santa Catarina

Garopaba

Praias próximas: Garopaba

Por ser perto, muita gente vai surfar ou pegar uma praia em Garopaba. Conheça as várias praias perfeitas para o... Leia Mais

O brasão de armas do município de Florianópolis foi criado pela lei municipal nº 1.408, de 15 de março de 1976, conforme sugestão da Comissão, composta pelos professores Oswaldo Rodrigues Cabral, Vitor A. Peluso Jr. e Carlos Humberto P. Corrêa.

O símbolo é composto por um escudo do tipo português, cortando na linha do horizonte, com um sol nascente em ouro sobre o fundo azul. Na parte inferior, três peças de prata onduladas representam o mar.

A Ilha de Santa Catarina é simbolizada por um escudete de ouro no centro do escudo, debruado de vermelho e contendo a Cruz da Ordem de Cristo. Este conjunto representa os Açores e sua gente, povoadores da Ilha. Sobre o escudo, há uma coroa mural de ouro, símbolo de cidades fortificadas como foi Desterro.

O Brasão pousa sobre um listral azul, tendo ao centro a palavra Florianópolis, antecedida pela data de 1726, ano da fundação do Município com foros de Vila e instalação da primeira Câmara, seguida pela data de 1823, ano da elevação à categoria de Cidade.

Ladeando o brasão, à direita, figura a representação do bandeirante Dias Velho, fundador de Nossa Senhora do Desterro, antiga denominação de Florianópolis. À esquerda, figura um oficial do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina, chamado também de Regimento Barriga Verde. O oficial está vestido conforme plano de uniforme do exército português.

publicidade

publicidade

publicidade