Armação - Panoramica da Ponte

A Cidade - População de Florianópolis

Dicas de Turismo

  • Museu Hassis

    Museu Hassis

    O Museu Hassis é uma homenagem à memória de Hiedy de Assis Corrêa. Seu acervo gráfico conta com um grande...
    Leia Mais

  • Praia do Matadeiro

    Atividades no Matadeiro

    As águas límpidas do Matadeiro são propícias para a prática do mergulho livre. A praia conta com bares que são uma...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Garopaba

Praias próximas: Garopaba

Por ser perto, muita gente vai surfar ou pegar uma praia em Garopaba. Conheça as várias praias perfeitas para o... Leia Mais

A população de Florianópolis, segundo a estimativa do Censo de 2010 (IBGE), é composta por 421.240 habitantes, possuindo uma densidade demográfica de 929 habitantes por km². Isso faz com que a capital seja a segunda maior cidade em termos populacionais do estado, perdendo apenas para Joinville.

Quem nasce em Floripa é oficialmente chamado de florianopolitano. O termo “manezinho”, tão usado nos dias de hoje, era usado antigamente de maneira pejorativa para o matuto do interior da ilha, o que faz com que algumas das pessoas mais antigas não gostem que as chamem de “manezinhos”.

 

Ensino superior: alavanca da migração

Além dos que vêm morar em Floripa para trabalhar, surfar ou curtir a vida, muitas pessoas chegam para estudar. Assim, a cidade acaba sendo predominantemente habitada por jovens.

A Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) é a principal responsável por essa migração. Criada em 1956, hoje recebe mais de 25 mil estudantes de todo o país e é considerada a terceira melhor universidade do Brasil.

Este forte pólo de formação e desenvolvimento de pesquisas em Florianópolis também é reforçado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Centro de Ensino da Polícia Militar (Cepm), a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e diversas outras instituições de Ensino Superior em Florianópolis.

publicidade

publicidade

publicidade