A Cidade - Transporte Urbano e Horários de Onibus

Dicas de Turismo

  • Museu do Lixo

    Museu do Lixo

    Inaugurado em 25 de setembro de 2003, o Museu do Lixo nasceu da iniciativa de um grupo de funcionários da...
    Leia Mais

  • Victor Meirelles

    Museu Victor Meirelles

    Sobrado tipicamente luso-brasileiro do final do século XVIII, onde nasceu Victor Meirelles de Lima, uma das maiores expressões da arte...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

Horário de Ônibus:

Acesse para ver o horário:

Linhas municipais, que compõem o Sistema Integrado de Transporte de Florianópolis (Prefeitura Municipal de Florianópolis).

Pesquisa por empresa – Grande Florianópolis (Setuf – Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis).

Conheça as Empresas de Transporte Urbano em Florianópolis

Saiba como funcionam as empresas e em quais linhas/regiões elas operam. Assim facilita seu trabalho na pesquisa de horários:

Ilha:

Agora todos os ônibus que operam na Ilha fazem parte do Consórcio Fênix, que é o novo responsável pela operação do Sistema Intergrado de Mobilidade, o SIM

A Transol era a empresa que operava principalmente pelas regiões Central e Leste da Ilha, contudo abrange o Norte da Ilha também. Eram ônibus de cor azul, com o nome da empresa estampado em sua lateral.

Os ônibus da empresa passam pelo Centro e por bairros próximos ao Centro. São elas: Trindade, Santa Mônica, Parque São Jorge, Itacorubi, Córrego Grande, Jardim Anchieta, Agronômica, Pantanal, Carvoeira, Serrinha e Morros da Cruz, Penitenciária, do Horácio, do Quilombo e Nova Trento.

As linhas que abrangem a região Leste: Lagoa da Conceição, Canto dos Araçás, Praia Mole, Barra da Lagoa e Joaquina.

As linhas que abrangem a região Norte: Monte Verde, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Saco dos Limões, João Paulo, Canasvieiras. Há também linhas especiais que passam pelas universidades Ufsc, Udesc e Unica, além dos madrugadões.

A Canasvieiras era a empresa que operava principalmente pelo Norte da Ilha, contudo há linhas que fazem ligação com a Lagoa da Conceição. Eram ônibus de cor verde e branca, com o nome da empresa estampado em sua lateral.

Os ônibus da empresa passam pela região Norte. São elas: Santo Antônio, Canasvieiras, Cachoeira, Ingleses, Ponta das Canas, Praia Brava, Rio Vermelho, Sítio de Baixo, Vargem Grande, Vargem Pequena, Vargem do Bom Jesus, Daniela, Jurerê, Ratones, Moçambique, Santinho e Forte. Há linhas que ligam a Lagoa da Conceição com o Canasvieiras, além dos madrugadões.

A Insular era a empresa que operava principalmente pelo Sul da Ilha, fazendo ligação com os bairros do Centro, Trindade e Lagoa da Conceição. Eram ônibus de cor verde-piscina, com o nome da empresa estampado em verde-escuro na lateral dos ônibus.

Os ônibus da empresa passam pela região Sul e fazem ligação com Centro, Trindade e Lagoa da Conceição. São elas: Costa de Dentro, Ribeirão da Ilha, Costeira do Pirajubaé, Rio Tavares, Porto da Lagoa, Tapera, Campeche, Castanheiras, Trevo do Erasmo, Saco dos Limões, Armação, Caieira, Costa de Cima, Costa de Dentro e Pântano do Sul. Há também a linha Madrugadão Sul.

Ilha-Continente:

Estrela: A empresa faz a ligação Ilha-Continente e seus ônibus posseum a cor verde escura, com o nome da empresa estampado em amarelo na lateral.

Os ônibus da empresa passam por todo o Continente, fazendo a ligação com a Ilha. São eles: Abraão, Monte Cristo, Capoeiras, Chico Mendes, Bom Abrigo, Itaguaçu, Morro do Geraldo, Promorar, Ivo Silveira, Vila Aparecida, Vila São João, Serraria, Forquilhinhas, Barreiros, Sede, Jardim Pinheiros, Kobrasol, Vila Formosa, Lisboa, Potecas, além de uma linha especial que abrange a Ufsc.

Há também as linhas que ligam Florianópolis com outras cidades da Grande Florianópolis. São elas: Potecas, Foquilhinhas, Kobrasol, São Luiz, Santos Saraiva, Campinas, Ceasa, Dona Zenaide, Bahamas, Los Angeles e Parque Residencial Lisboa.

Jotur: A empresa trabalha principalmente fazendo a ligação das cidades São José e Palhoça com à Ilha. São de cor verde e branca e também dourada, com o nome da empresa estampado em verde na lateral do veículo.

São estas as linhas que a empresa abrange: Aririú, Barreiros, Hospital Regional, Bela Vista, Caminho Novo, São José, Fazenda Jomar, Guarda do Cubatão, Jaqueira, Jardim Aquarius, Jardim Eldorado, Madri, Passa Vinte, Pedra Branca, Ponte do Imaruim, São Sebastião, Unisul, Forquilhinhas, Serraria, Kobrasol, Barreiros, Ponta de Baixo e Irineu Comelli.

Emflotur/Biguaçu: A empresa trabalha com o percurso que também liga a Ilha ao Continente. São de cor azul, com o nome estampado na lateral dos veículos.

São estas as linhas que a empresa trabalha: Aracy Vaz Callado, Bairro de Fátima, Balneário, Abraão, Coloninha, Jardim Atlântico, além de fazer ligação com a Ufsc.


publicidade

Florianópolis possui três tipos de transporte urbano:

Sistema Integrado de Transporte: formado pelos seis Terminais de Integração da cidade e pelas linhas de ônibus convencionais. Consulte os horários.

Transporte Executivo: linhas de micro-ônibus com ar-condicionado e sem pontos de parada definidos. Abrangem praticamente toda a Ilha.

Transporte Hidroviário: barcas que fazem o trajeto Lagoa da Conceição / Costa da Lagoa / Lagoa da Conceição.

Como Pagar

Dinheiro: a passagem será paga diretamente ao cobrador no ônibus ou nas catracas dos Terminais de Integração. No caso de o passageiro circular por mais de uma região, pagará as duas passagens integralmente, não tendo direito à integração tarifária.

Consulte o valor, pois há diferenças para determinadas linhas e tipos de transporte.

Passe-Rápido: é o cartão fornecido pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf) e que, ao ser mostrado nos equipamentos existentes dentro dos ônibus e nas catracas dos Teminais de Integração, valida a passagem. O cartão traz informações sobre o crédito do passageiro e pode ser recarregado nos postos do Setuf. No caso de o passageiro circular por mais de uma região, pagará a tarifa da passagem apenas uma vez.

O usuário tem 30 minutos para sair de uma linha e entrar em outra pagando apenas uma passagem.

Há cinco tipos de cartões de Passe-rápido: Cidadão, Estudante, Especiais, Turista, Vale-transporte.

O Passe-rápido pode ser adquirido no Setuf do Terminal de Integração Centro e recarregado em qualquer terminal. A primeira via do Passe-rápido é gratuita.

Mais informações pelo telefone 3251-4100.

Informações e Compra de Passes


publicidade

TiCen

Setuf – Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis
Av. Paulo Fontes, 701 – Terminal de Integração Centro.
De segunda a sexta, das 8h às 18h.
48 3251-4114.

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Venda de passe: De segunda a sábado, das 7h às 22h30.

Outros Terminais

Todos os dias, das 7h às 22h30.

Pela internet

No site Passe-rápido.

Reclamações e Sugestões:

Núcleo de Transporte Urbano
(48) 3324-1517.

Consórcio Fênix
(48) 3025-6868 

publicidade

publicidade