A Cidade - Bairros da Região Sul

Dicas de Turismo

Guia Santa Catarina

Garopaba

Praias próximas: Garopaba

Por ser perto, muita gente vai surfar ou pegar uma praia em Garopaba. Conheça as várias praias perfeitas para o... Leia Mais

A porção sudoeste da Ilha de Santa Catarina preserva as raízes açorianas da cidade. Além da arquitetura da época do Brasil colonial, a freguesia do Ribeirão da Ilha concentra um corredor gastronômico baseado em ostras e mariscos.




Já a porção sudeste chama atenção pelas trilhas cercadas de mata atlântica e pelas praias com ondas medianas, ideais para a prática do surf. Há também o Parque da Lagoa do Peri, onde está o principal manancial de agua doce que abastece o sul da Ilha. O principal destaque da região é a Ilha do Campeche, que possui aguas crisalinas, próprias ao mergulho, sítios arqueológicos e condições para a prática de trilhas acompanhadas de guias.




No Campeche, existem dois endereços certos de agito: o Pico do Surf, ao sul da Avenida Pequeno Príncipe, onde rolam campeonatos; e o Riozinho do Campeche, conhecido pela badalação, gente descolada e boa música. No extremo-sul da Ilha está a paradisíaca Praia de Naufragados, com seu farol do século XIX e vista para as ruínas da Fortaleza de Araçatuba que protegia a entrada da Baía Sul.




A Lagoinha do Leste é o destino ideal para quem gosta de aventura e natureza. A trilha é longa, mas as paisagem compensa. Há duas formas de acesso, uma que leva cerca de 50 minutos, pelo Pântano do Sul, e outra que pode levar até três horas de caminhada, pela Praia do Matadeiro. No retorno, o endereço certo para uma uma boa refeição com frutos do mar  são os restaurantes na praia do Pântano do Sul, berço pesqueiro da ilha.

publicidade

publicidade

publicidade