Cachoeira do Bom Jesus - Praia canto direito

Cachoeira do Bom Jesus

O bairro Cachoeira do Bom Jesus está localizado ao norte da Ilha de Santa Catarina, a 28,2 km do Centro de Florianópolis, entre os bairros de Canasvieiras, Ratones, São João do Rio Vermelho e Ingleses do Rio Vermelho. Sua área abrange desde as praias da Cachoeira do Bom Jesus, de Ponta das Canas e da Lagoinha até as localidades da Vargem Grande e da Vargem do Bom Jesus.

Apesar de ocupar uma grande extensão de terras na região, o bairro concentra-se ao longo das duas principais vias, a Avenida Luiz Boiteux Piazza e a Rua Leonel Pereira.

Na última década, o bairro passou por uma reestruturação intensa, deixando para trás o aspecto rural e assumindo contornos urbanos, o que tem incentivado novos moradores a se fixarem na região.

Atualmente, sua população fixa já ultrapassa os 15.000 habitantes, sendo que durante a temporada de férias e veraneio esse número chega a dobrar. Mas a Cachoeira do Bom Jesus tem mantido as suas mais preciosas características: o sossego, o ar residencial e a grande presença do verde e da natureza.

publicidade

Ao longo da Avenida Luiz Boiteux Piazza, que serve de acesso às demais localidades, existe um centro comercial, mercados, farmácias, padarias e posto de gasolina, fazendo com que não seja necessário se deslocar para outros bairros do norte da Ilha para encontrar o que se procura.

Muito popular entre turistas do Cone Sul, a Cachoeira do Bom Jesus reúne diversas nacionalidades e culturas durante o verão. A região possui uma boa oferta de meios de hospedagem e serviços turísticos, como hotéis, pousadas, aparts, flats e imóveis para locação por temporada, além de imobiliárias, restaurantes e operadoras de passeios.

As opções de lazer noturno na região são escassas. Entretanto, pela proximidade, é possível usufruir dos bares, casas noturnas e beach points mais badalados da cidade, localizados nos bairros de Jurerê Tradicional, Jurerê Internacional, Canasvieiras e Ingleses.

 

História

O nome do bairro faz referência a uma pequena cachoeira em um curso de água, que nasce na encosta do principal morro da região e deságua na praia. Como a comunidade da região é consagrada ao Senhor do Bom Jesus, a localidade passou a ser chamada de Cachoeira do Bom Jesus. Contudo, a praia somente recebeu este nome na década 1960.

A história do bairro da Cachoeira do Bom Jesus está diretamente relacionada com o desenvolvimento do bairro vizinho, Canasvieiras. Os primeiros registros de povoamento na região começam em 1754, com a fundação da Vila de São Francisco de Paula das Canas Vieiras por imigrantes açorianos e madeirenses. Mais tarde, em 1885, é criada a comunidade do Senhor Bom Jesus na localidade chamada de Vargem do Bom Jesus.

publicidade

Inicialmente, vivia-se na região da pecuária e da agricultura de subsistência, com foco na produção de cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão e café. Somente mais tarde a pesca veio a se firmar como um dos pilares econômicos.

Na segunda metade do século XX, com a criação do Distrito da Cachoeira do Bom Jesus e a pavimentação da Rodovia SC-401, que liga a região central ao norte da Ilha, é que o bairro de Canasvieiras, vizinho da Cachoeira do Bom Jesus, passou a ser um dos principais destinos de veraneio, tanto da população local quanto de turistas estrangeiros, principalmente argentinos e uruguaios.

Aos poucos, a expansão do turismo na região tornou-se uma das principais fontes de renda, estimulando a construção de hotéis, pousadas, casas e apartamentos para locação, transformando a paisagem bucólica da região. Com o turismo, vieram também o desenvolvimento urbano e uma grande quantidade de pessoas de outras cidades do estado e do país, em busca de melhor qualidade de vida e de empregos.

Esse novo movimento migratório acabou por provocar um boom populacional, estimulando a ocupação desordenada, inclusive em áreas de preservação permanente e encostas, alterando as paisagens, as relações culturais e o modo de vida rural. Desde então, o bairro da Cachoeira do Bom Jesus vem expandindo continuamente.


publicidade

publicidade

publicidade2

publicidade