Guia Floripa > Coluna Guia Floripa

COLUNA GUIA FLORIPA
Diário virtual
As informações contidas nesta coluna são de responsabilidade dos
autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Guia Floripa.

 
Surfistas paulistas dominam na abertura do 10º Rip Curl Grom Search em Floripa
25/1/2009
 

Atletas de SP levaram todas as vitórias na etapa inicial do Circuito Sub16, na Joaca.

Maioria nas baterias decisivas - com 13 dos 16 finalistas - os paulistas levaram as quatro vitórias: Gabriel Medina (mirim), Kaena Brandi (feminina), Filipe Toledo (iniciantes) e Victor Bernardo (grommets). De quebra, Filipinho - que tem três títulos seguidos no circuito e é filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo - também faturou a J’Bay Expression Session, para confirmar a supremacia do Estado.

Já a torcida local teve de se contentar com apenas um atleta local nas finais, Luan Wood de Floripa, em quarto lugar na iniciantes. Com 84 inscritos, a competição - exclusiva para surfistas com até 16 anos de idade - garante aos campeões do ranking (após as três etapas), na mirim e na feminina, as vagas para a final internacional do evento, em 2010, na Austrália. Eles competirão junto aos melhores do mundo Sub-16 em Bells Beach, durante o WCT Rip Curl Pro, com todas as despesas pagas, incluindo intercâmbio cultural na The Milton College Center, oferecida pela Study Way.

Com ondas de um metro e praia cheia, o público teve como “aperitivo” a J’Bay Expression Session, uma bateria sem regras, valendo a manobra mais radical. Filipe Toledo, de Ubatuba, faturou o prêmio com um aerial varial. Na sequência vieram as finais e a primeira categoria no mar foi a feminina. Depois de terminar o ranking 2008 empatada com Juliana Meneghel (que ficou com o título por vencer a etapa final), a guarujaense Kaena Brandi entrou determinada a dar a volta por cima e fez bonito.

Logo em suas duas primeiras ondas garantiu um 5,5 e depois um 8, para liquidar a fatura, com 13,5, contra 11,25 da capixaba de Vila Velha, Barbara Segatto, dona da melhor nota da categoria, um 8,75 na semifinal. As paulistas Vitória Pereira, de Ubatuba, e Vitória Tebet, também de Guarujá, completaram o pódio em terceiro e quarto lugares.

Calendário

A competição na Joaquina abriu o calendário no litoral catarinense, que terá uma temporada repleta de disputas, com dez etapas do Amador, cinco do profissional, o Inter Associações e ainda SuperSurf, WQS e o WCT. Para Fred Leite, presidente da Federação Catarinense de Surf, a etapa foi um sucesso em todos os sentidos. “A realização de eventos desse tipo, para atletas até 16 anos é muito importante para o desenvolvimento do esporte, que consequentemente refletirá no surgimento de grandes talentos num futuro bem próximo”, relatou.

O Rip Curl Grom Search terá três etapas em 2009. A próxima será na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de março, e a grande final, em Guarujá, onde fica a sede da Rip Curl no Brasil, nos dias 21 e 22.

Mais detalhes do campeonato no site.


Norton Evaldt
norton@fecasurf.com.br
Foto: Divulgação

 
 



Indique o Guia Floripa para um amigo Clique aqui e indique esta coluna para um amigo.




     
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet.
Principais páginas modificadas na útima semana: Cinema em Florianópolis, Aluguel Anual de Imóveis em Florianópolis, Saúde no Trabalho em Florianópolis, Passeios em Florianópolis, Bares e Casas Noturnas em Florianópolis, Cursos Permanentes em Florianópolis, Transporte Rodoviário em Florianópolis, Hotéis na Região Leste de Florianópolis, Professores particulares em Florianópolis, Festas em Florianópolis, Pet Shops e Veterinários em Florianópolis, Eventos em Florianópolis, Surfe em Florianópolis, Residenciais, Aparts e Flats em Florianópolis, Cestas de Café da Manhã em Florianópolis, Restaurantes em Florianópolis, Hospedagem no Campeche, Pousadas na Lagoa da Conceição, Gastronomia em Florianópolis.

Copyright© 1996 - 2012 Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco