Cultura

Dicas de Cultura

  • Museu do Lixo

    Museu do Lixo

    Inaugurado em 25 de setembro de 2003, o Museu do Lixo nasceu da iniciativa de um grupo de funcionários da...
    Leia Mais

  • Antonieta de Barros

    Quem foi Antonieta de Barros?

    Antonieta de Barros foi professora, dirigente escolar, jornalista, escritora e política. Uma mulher excepcional, a frente de seu tempo, que rompeu...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Garopaba

Praias próximas: Garopaba

Por ser perto, muita gente vai surfar ou pegar uma praia em Garopaba. Conheça as várias praias perfeitas para o... Leia Mais

Viaje pela cultura de Florianópolis.

Conheça as histórias do universo mágico de Franklin Cascaes, escritor catarinense que contribuiu e teve importante papel ao expandir o folclore e a cultura ilhéu para todo o Estado. Devida importância fez com que Florianópolis ficasse conhecida como a Ilha da Magia, apelido que é utilizado até hoje.

Além disso, acompanhe no dia a dia de Florianópolis a tradição do artesanato açoriano, que pode ser apreciada por meio dos trançados de rede, das rendas de bilro e tramoias, tapeçarias de tear e confecção de balaios e gaiolas, como também nas diversas feiras e feirinhas que expõem o trabalho destes artistas catarinenses por toda a cidade.

Visite os museus da Ilha e resgate a memória da cidade, os costumes, e a história do povo catarinense. Faça um passeio pelo centro histórico da cidade e observe que em algumas construções a herança arquitetônica dos colonizadores continua presente. Assim como as danças e folguedos, exemplos da tradição açoriana que permanecem por meio da dança de pau de fita, do boi de mamão, terno de reis, entre outros.

Portanto a Ilha da Magia, conhecida pelo encanto de suas praias, clima e beleza natural, também pode ser apreciada pela sua riquíssima cultura. O povo de raízes açorianas tem muitas histórias para contar, e as representações culturais e históricas estão espalhadas por toda a cidade. Valorize-as sem moderação.

publicidade

publicidade