Grupo Folclorico: Jurere Bernunça

Grupos Folclóricos


Dicas de Cultura

  • Cláudio Alvim Barbosa - Zininho

    Quem foi Zininho?

    Cláudio Alvim Barbosa, mais conhecido pelos moradores de Florianópolis como Zininho, nasceu em 08 de maio de 1929 na cidade...
    Leia Mais

  • Antonieta de Barros

    Quem foi Antonieta de Barros?

    Antonieta de Barros foi professora, dirigente escolar, jornalista, escritora e política. Uma mulher excepcional, a frente de seu tempo, que rompeu...
    Leia Mais

Grupo Folclórico Arcos – Biguaçu

O Grupo Folclórico Danças e Cantares Açorianos, de Biguaçu, existe há 25 anos. Entre as danças típicas que o grupo apresenta estão a Chamarrita, Pezinho, Quebra-quebra Gabiroba e a ratoeira. O grupo ainda mostra músicas típicas do arquipélago dos Açores.
Contato: (48) 3285-8843.

Grupo Folclórico da Ufsc

O Grupo Folclórico da Ufsc divulga a cultura portuguesa com base açoriana do litoral catarinense. Pau-de-fita, dança do arco de flores, jardineira, dança da farinhada, dança da rendeira, dança do balaio e ratoeira estão entre as danças típicas apresentadas pelo grupo. O grupo ainda possui um CD e um DVD para a divulgação do seu trabalho.
Contato: com Marize no telefone (48) 84016767 ou pelo e-mail marize@floripa.com.br.

Grupo Alivanta Meu Boi

O Grupo Alevanta Meu Boi, que existe desde 1995, busca resgatar a cultura e tradição açoriana com apresentações de Boi-de-Mamão. Entre os personagens retratados estão o boi, Mateus, Moreninha, os urubus, benzedeira, vaqueiro, cabras, urso branco e preto, macaco, gorila, bernunça e seu filhote, Maricota, Marieta e Valdemar.
Contato: com Sandro ou Luiz pelos telefones (48) 3269-2496, 9946-8386 e 9958-2976. Pelo e-mail meuboidemamao@gmail.com.

Casarão da Lagoa

O Casarão da Lagoa não dispõe de uma agenda fixa de apresentações folclóricas. Em alguns domingos há a apresentação de grupos de boi-de-mamão na feirinha da Praça Bento Silvério, próxima ao Casarão.
Endereço: Praça Bento Silvério – Rua Henrique Veras – Lagoa da Conceição.
Contato: para saber quando haverá boi-de-mamão ligar para Roni no telefone (48) 3232-1514.

Grupo Folclórico do Sambaqui

Organizado pela Associação dos Moradores, o grupo de boi-de-mamão e pau-de-fita do Sambaqui existe deste 1985. As apresentações acontecem nos festejos populares do Distrito de Santo Antônio de Lisboa. O grupo também oferece, gratuitamente para a comunidade, cursos de artesanato tradicional (tear manual). Quem tiver interesse, pode agendar uma apresentação ou pedir informações sobre os cursos.
Endereço: Rodovia Rafael da Rocha Pires, 2990 – Ponta do Sambaqui.
Contato: (48) 3269-2496 com Débora ou pelo e-mail absambaqui@gmail.com.

Grupo Associação Folclórica de Jurerê

O grupo teve início em 2002 e é formado por moradores de Jurerê e Canasvieiras. Tudo começou em 1975, quando os avós, tios e parentes dos atuais participantes se reuniram para fazer uma brincadeira de boi-de-mamão. Hoje, o grupo está mais sólido e adicionou outras danças e personagens, como os ursos, o jaraguá e o Seu Pereira.
Contato: (48) 3282-0260 com Sérgio.

O Grupo Folclórico Boi de Mamão da Vargem Grande

O Grupo Folclórico Boi de Mamão da Vargem Grande foi fundado em 1992. Desde então, o grupo se dedica a realizar ações comunitárias, promovendo a cultura folclórica e se apresenta em diversas ocasiões nos eventos que ocorrem em Florianópolis. As apresentações são realizadas por membros de diversas faixas-etárias e são recomendadas para todos os públicos. Diversão e cultura para toda a família.

Contato: (48) 98504-4464 com Rodrigo ou (48) 98462-1756 com Wagner.

Boi de Mamão Galhardia

O grupo realiza dinâmicas baseadas na cultura do folclore local, sempre com muita dança, teatro, histórias, música e cantoria. Além de tudo, tem o Boi de Mamão com a principal atração. Com a proposta de tirar os públicos da condição de simples espectadores e os inserir na magia dos artistas brincantes da dança do Boi de Mamão, o grupo participa de eventos diversos (festas infantis e atividade motivacional para empresas) e atende em diversas áreas do território nacional.

Contato: (48) 99927 5303; 99969 2553 (WhatsApp) ou 98419 5997.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade