Grupo Folclorico: Jurere Bernunça

Grupos Folclóricos


Dicas de Cultura

  • Museu O Mundo Ovo de Eli Heil

    Museu O Mundo Ovo

    O Museu O Mundo Ovo de Eli Heil guarda o numeroso acervo particular de Eli Malvina Heil, artista catarinense consagrada...
    Leia Mais

  • Hercílio Luz

    Quem foi Hercílio Luz?

    Hercílio Pedro da Luz, ou apenas Hercílio Luz, foi engenheiro civil, formado na Bélgica, após passagem pela Escola Politécnica do...
    Leia Mais

Grupo Folclórico Arcos – Biguaçu

O Grupo Folclórico Danças e Cantares Açorianos, de Biguaçu, existe há 25 anos. Entre as danças típicas que o grupo apresenta estão a Chamarrita, Pezinho, Quebra-quebra Gabiroba e a ratoeira. O grupo ainda mostra músicas típicas do arquipélago dos Açores.
Contato: (48) 3285-8843.

Grupo Folclórico da Ufsc

O Grupo Folclórico da Ufsc divulga a cultura portuguesa com base açoriana do litoral catarinense. Pau-de-fita, dança do arco de flores, jardineira, dança da farinhada, dança da rendeira, dança do balaio e ratoeira estão entre as danças típicas apresentadas pelo grupo. O grupo ainda possui um CD e um DVD para a divulgação do seu trabalho.
Contato: com Marize no telefone (48) 84016767 ou pelo e-mail marize@floripa.com.br.

Grupo Alivanta Meu Boi

O Grupo Alevanta Meu Boi, que existe desde 1995, busca resgatar a cultura e tradição açoriana com apresentações de Boi-de-Mamão. Entre os personagens retratados estão o boi, Mateus, Moreninha, os urubus, benzedeira, vaqueiro, cabras, urso branco e preto, macaco, gorila, bernunça e seu filhote, Maricota, Marieta e Valdemar.
Contato: com Sandro ou Luiz pelos telefones (48) 3269-2496, 9946-8386 e 9958-2976. Pelo e-mail meuboidemamao@gmail.com.

Casarão da Lagoa

O Casarão da Lagoa não dispõe de uma agenda fixa de apresentações folclóricas. Em alguns domingos há a apresentação de grupos de boi-de-mamão na feirinha da Praça Bento Silvério, próxima ao Casarão.
Endereço: Praça Bento Silvério – Rua Henrique Veras – Lagoa da Conceição.
Contato: para saber quando haverá boi-de-mamão ligar para Roni no telefone (48) 3232-1514.

Grupo Folclórico do Sambaqui

Organizado pela Associação dos Moradores, o grupo de boi-de-mamão e pau-de-fita do Sambaqui existe deste 1985. As apresentações acontecem nos festejos populares do Distrito de Santo Antônio de Lisboa. O grupo também oferece, gratuitamente para a comunidade, cursos de artesanato tradicional (tear manual). Quem tiver interesse, pode agendar uma apresentação ou pedir informações sobre os cursos.
Endereço: Rodovia Rafael da Rocha Pires, 2990 – Ponta do Sambaqui.
Contato: (48) 3269-2496 com Débora ou pelo e-mail absambaqui@gmail.com.

Grupo Associação Folclórica de Jurerê

O grupo teve início em 2002 e é formado por moradores de Jurerê e Canasvieiras. Tudo começou em 1975, quando os avós, tios e parentes dos atuais participantes se reuniram para fazer uma brincadeira de boi-de-mamão. Hoje, o grupo está mais sólido e adicionou outras danças e personagens, como os ursos, o jaraguá e o Seu Pereira.
Contato: (48) 3282-0260 com Sérgio.


publicidade

publicidade

publicidade