Museus - Vitor Meirelles

Museus


Dicas de Cultura

  • Museu do Lixo

    Museu do Lixo

    Inaugurado em 25 de setembro de 2003, o Museu do Lixo nasceu da iniciativa de um grupo de funcionários da...
    Leia Mais

  • Delminda da Silveira

    Quem foi Delminda Silveira?

    Delminda Silveira de Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, em 16 de outubro de 1854. Filha de...
    Leia Mais

Conhecida como Ilha da Magia pelo encanto que suas praias, clima e beleza natural exercem sobre aqueles que moram ou visitam a cidade, Florianópolis tem muitas histórias para contar. Neste ponto, os Museus tem papel de destaque, pois cada um, a sua maneira, trata de um patrimônio que expressa as facetas de um povo moldado em caldeirão multicultural.

São espaços dedicados à memória de personagens ilustres, das artes, da política, da religiosidade, do desenvolvimento bélico, das manifestações populares, da história do homem primitivo ou do próprio desejo pessoal de legar à cidade coleções formadas por toda uma vida.

A maioria desses espaços são administrados pelo poder público, como os museus Histórico de Santa Catarina, de Arte de Santa Catarina (Masc), da imagem e do Som (MIS), de Arqueologia e Etnologia, de Armas Major Lara Ribas, do Lixo, do Judiciário Catarinense e do Presépio, além do Etnográfico Casa dos Açores. Este último, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, abriga um importante acervo sobre desenvolvimento e preservação da cultura açoriana em Santa Catarina.

Outros, nasceram de iniciativas privadas, como os museus Sacro da Capela do Menino Deus, Ecomuseu, Hassis e o Mundo Ovo de Eli Heil.

publicidade

* carregando... *

publicidade

* Carregando... *