Museu das Oficinas Liticas: Placa

Museu das Oficinas Líticas ou dos Brunidores


Dicas de Cultura

  • Casa do Barão

    Casa do Barão

    A Casa do Barão é um casarão localizado na esquina das ruas Bocaiúva com Othon Gama D`Eça, no centro de...
    Leia Mais

  • Hercílio Luz

    Quem foi Hercílio Luz?

    Hercílio Pedro da Luz, ou apenas Hercílio Luz, foi engenheiro civil, formado na Bélgica, após passagem pela Escola Politécnica do...
    Leia Mais

Inaugurado em 2002, o Museu das Oficinas Líticas,  também conhecido como Museu dos Brunidores, foi projetado pelo Iphan, Instituto de Patrimônio histórico e Artístico Nacional, em parceria com o Resort Costão do Santinho. Localizado no costão sul da Praia dos Ingleses, no norte de Florianópolis, o Museu abriga um sítio arqueológico de destaque, com uma grande variedade de rochas esculpidas pelos povos ancestrais da Ilha, produzidos durante a atividade cotidiana de amolar e afiar instrumentos e artefatos líticos (de pedra).

O sítio arqueológico é repleto de pedras usadas como afiadores e amoladores. Tais pedras estão expostas em locais isolados, sempre bem próximos ao mar e aos riachos da Praia dos Ingleses. No Museu, ainda são observadas pedras marcadas em formatos circulares e em linhas longitudinais, onde eram preparadas, durante atividade cotidiana, machadinhas, pontas de lanças, pesos para rede de pesca e zoólitos (animais de pedra).

Atualmente, o Museu das Oficinas Líticas é protegido por uma estrutura de madeira, composta por um caminho e um deque.

Visitação

Gratuito e fica aberto ao público durante todos os dias do ano. O ideal é visitá-lo durante o dia.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade