Museu Lara Ribas - Fachada com Ponte

Museu de Armas Major Lara Ribas


Dicas de Cultura

  • Museu do Lixo

    Museu do Lixo

    Inaugurado em 25 de setembro de 2003, o Museu do Lixo nasceu da iniciativa de um grupo de funcionários da...
    Leia Mais

  • Hercílio Luz

    Quem foi Hercílio Luz?

    Hercílio Pedro da Luz, ou apenas Hercílio Luz, foi engenheiro civil, formado na Bélgica, após passagem pela Escola Politécnica do...
    Leia Mais

O Museu de Armas Major Lara Ribas foi instalado em 1930, sob o Forte de Sant’ Ana, localizado debaixo da Ponte Hercílio Luz. O Forte, que foi construído em 1761, tinha a função de proteger a Ilha das embarcações que entravam pela Baía Norte da Ilha. Ele foi tombado em 1938 pelo Patrimônio Histórico Nacional e abriga o Museu desde 1975. O nome do Museu é uma homenagem ao Coronel da Polícia Militar Antônio de Lara Ribas, que selecionou as armas apreendidas no Estado de Santa Catarina que fossem de valor histórico ou de coleção e trouxe para o Museu.

Acervo

Devidamente catalogadas e ordenadas, as peças estão em exibição permanente, e expostas por meio de um circuito cronológico de evolução do mecanismo de disparo. O museu abriga pistolas, fuzis, metralhadoras, antitanques e antiaéreas, além do fardamento de soldados, insígnias e fotos antigas da cidade. Esse acervo aumentou gradativamente, e hoje constitui a principal atração do Museu sendo distribuídos dentro de uma área de exposição de 122 m².

Endereço, Visitação e Contato

Museu de Armas Major Lara Ribas  - Av. Beira-mar Norte – Centro (próximo à cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz).
De terça a domingo das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Gratuito.
(48) 3229-6263 ou no site.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade