Masc - Entrada

Museu de Arte de Santa Catarina | Masc


Dicas de Cultura

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) foi criado em 18 de março de 1949 e desde então reúne e disponibiliza ao público um diversificado e expressivo acervo, que contém aproximadamente 1.750 obras de artistas nacionais e internacionais, com destaque também aos artistas catarinenses. O Museu é vinculado à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e tem como missão expandir e socializar a arte, a cultura e o prazer estético para toda a comunidade e visitantes, seja por meio de exposições do acervo ou por mostras temporárias.

A formação do Museu de Arte de Santa Catarina teve início por meio da “Exposição de Arte Contemporânea”, trazida a Florianópolis em 1948 pelo escritor carioca Marques Rebelo. A mostra, que na época teve grande repercussão na cidade, foi apresentada no antigo Grupo Escolar Modelo Dias Velho, e deixou, na oportunidade, importantes doações por parte do próprio escritor e de artistas participantes.

A ideia do escritor era que a exposição fosse o passo inicial para a construção do Museu e juntamente com o apoio de um grupo de intelectuais de Florianópolis, conhecido por Grupo Sul, essa intenção deu certo. Assim, em março de 1949, por conta de um Decreto Estadual, foi criado o Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), nomeado depois como Museu de Arte de Santa Catarina (Masc).

Acervo

Atualmente, a equipe de direção e técnica do Masc têm concretizado um processo de qualificação e aperfeiçoamento do acervo, visando um planejamento voltado cada vez mais para o papel contemporâneo e vanguarda do Museu, realizando diversos processos de mapeamento, pesquisa, documentação e de preservação cultural.

O acervo do Masc abriga uma significativa representação da arte nacional e, principalmente, da arte catarinense, representada, entre outros, por obras de Eduardo Dias, Malinverni Filho, Martinho de Haro, Hassis, Eli Heil, Rodrigo de Haro, Elke Hering, Rubens Oestroem, Luiz Henrique Schwanke, Juarez Machado.

Já a coleção nacional conta com obras de Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Djanira, Emeric Marcier, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Guignard, José Pancetti, Carlos Scliar, Iberê Camargo, Tomie Ohtake, Aldo Bonadei, Mário Zanini, Lula Cardoso Ayres, Frans Krajcberg, Antonio Maia, Marcelo Grassmann, Fayga Ostrower, Antonio Henrique Amaral, Lívio Abramo.

Para ajudar na integridade dessas obras, foi criado o Núcleo de Conservação, que também organiza mostras didáticas, temporárias e permanentes, com o objetivo de levar ao público mais informações a respeito das obras e de seu artista.

Endereço, Visitação e Contato

Museu de Arte de Santa Catarina – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica.
De terça a sábado, das 10h às 20h30. Domingos e feriados das 10h às 19h30.
Gratuito.
(48) 3953-2319, e-mail masc@fcc.sc.gov.br ou no site.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade