Museus do Presepio - Interna

Museu do Presépio


Dicas de Cultura

  • Cláudio Alvim Barbosa - Zininho

    Quem foi Zininho?

    Cláudio Alvim Barbosa, mais conhecido pelos moradores de Florianópolis como Zininho, nasceu em 08 de maio de 1929 na cidade...
    Leia Mais

  • Antiga Casa de Nereu Ramos

    Casa de Nereu Ramos

    Quem passeia pelo centro, entre prédios comerciais e repartições públicas, logo nota uma imponente casa amarela, em meio a jardins,...
    Leia Mais

Florianópolis é uma das poucas cidades no mundo a ter uma coleção permanente de presépios. Criado em 2002 e mantido pela Prefeitura de Florianópolis, o Museu do Presépio fica localizado no interior do Bosque Vereador Pedro Medeiros, no bairro Estreito, região continental da cidade. O local possui uma área verde de mais de 10 mil metros quadrados de mata remanescente, por onde é possível realizar caminhadas e piqueniques.

O espaço tem como sede um casarão do século 18, tombado pelo Patrimônio Histórico, e abriga 105 conjuntos de peças artesanais. O Museu abriga Presépios de vários tamanhos, cores e materiais, que encenam o nascimento do menino Jesus em vitrines, praças e decorações caseiras. São feitos de metal, pedras semi-preciosas, conchas, cerâmica, mármore, porcelana, palhas, massa de pão.

Feitos com técnicas e materiais variados, como cerâmica, bambu, vidro, algas e areia, os presépios são originários de várias partes do Brasil e do mundo. Há peças da Alemanha, Argentina, México, Peru, Uruguai, Israel e da China, além de vários mineiros, catarinenses, gaúchos, pernambucanos e alguns de procedência desconhecida. Vários deles chamam a atenção pelo tamanho, como o minúsculo presépio montado em uma caixinha de fósforos. Outros, feitos a partir de materiais encontrados na natureza, surgem dentro de conchas, porongos e ocos de bambus.

Endereço, Visitação e Contato

Museu do Presépio - Bosque Pedro Medeiros – Rua Afonso Pena, 1070 – Estreito.
De terça a domingo, das 8h às 17h30.
Gratuito.
(48) 3348-4328.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade