Museu Etnografico - Lateral

Museu Etnográfico Casa dos Açores


Dicas de Cultura

O Museu Etnográfico Casa dos Açores está localizado em um sobrado que foi construído na primeira metade do século XIX, pelo fazendeiro e senhor de escravos, João Ramalho da Silva Pereira. Em 1978, após ter passado por diversos proprietários e reformas, a casa foi adquirida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, que a transformou em Museu no ano de 2004, tornando-se uma instituição da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O Museu Etnográfico Casa dos Açores é dedicado à pesquisa, desenvolvimento e preservação da cultura açoriana em Santa Catarina. Ele possui uma biblioteca especializada, com 400 livros doados pelo Governo dos Açores, além de diversos documentos históricos, peças de artesanato e trajes folclóricos daquele arquipélago. No mais, outros objetos como mobílias de época também foram doados pelos antigos proprietários do sobrado, a família Madeira Reis.

Atualmente, o Museu Etnográfico Casa dos Açores apresenta uma exposição permanente de obras sacras, com peças que foram utilizadas na caça à baleia, réplicas em miniatura de engenhos de farinha de cana-de-açúcar de Biguaçu. Também estão em exposição peças de crivo e renda de bilro. E no local, ainda tem a opção de comprar artesanatos e livros de autores catarinenses.

O Sobrado faz parte do Conjunto Luso-açoriano, formado pela Igreja de São Miguel Arcanjo e cemitério, incluindo chácara, carioca, cacimba e fonte de escravos e Aqueduto, composto pela Cachoeira de São Miguel e oficina lítica. O Museu está aberto para a visitação de turistas e escolas, sempre monitorada por guia.

Endereço, Visitação e Contato

Museu Etnográfico Casa dos Açores  - Rodovia BR 101 km 189 – Balneário de São Miguel – Biguaçu.
De terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Gratuito.
(48) 3243-4166 ou no site.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade