Museu Sacro da Capela Menino Deus


Dicas de Cultura

Inaugurado em Janeiro de 2002, o Museu Sacro da Capela do Menino Deus é resultado do processo de recuperação histórica e cultural da capela, contendo em seu acervo mais de 300 peças catalogadas entre esculturas sacras (algumas em madeira do séc. XVIII e XIX), objetos litúrgicos, quadros, indumentárias sacras e pinturas em tela. Além do memorial fotográfico da histórica procissão do Senhor Jesus dos Passos, evolução histórica-arquitetônica do Hospital de Caridade, fundado em 1789, e o histórico da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, fundada em 1765.

O prédio do Museu foi erguido por volta de 1762, por meio da iniciativa de Joana Gomes de Gusmão, que se estabeleceu na ilha em meados do século XVIII e que ficou conhecida por seus objetivos humanitários. Além das obras de arte sacra, o acervo também inclui porcelanas, pratarias, vasos em vidro, moedas dos séculos XIX e XX e roupas litúrgicas, que foram adquiridas por meio de doações feitas por fiéis em troca de graças atendidas. Em 1764, a imagem do Senhor Jesus dos Passos chegou a Florianópolis e foi incorporada no acervo da capela, popularizando ainda mais o prédio com a visita de fiéis provenientes de outras localidades.

Construída em pedra, cal, areia, barro e óleo de baleia, a estrutura da capela recebeu alguns acréscimos a partir de 1768, que mudaram sua forma original. Na primeira metade do século XX, foi incorporada uma torre central e alguns elementos à fachada da capela, adquirindo um estilo similar ao das construções de colonização germânica.

O projeto de recuperação da memória histórica e cultural da instituição começou a ser desenvolvido na década de 1986 quando, por Decreto Municipal, o conjunto urbano denominado Hospital de Caridade, que engloba hospital e capela, tornou-se Patrimônio Histórico e Artístico do Município de Florianópolis. A partir desse momento, especialistas de diversas áreas se dedicaram à investigação e documentação da história da instituição, visando um acervo mais diversificado e organizado para abertura ao público. Além disso, foi iniciado o processo de recuperação física do complexo arquitetônico e o registro dos bens móveis e imóveis, tanto como seu valor histórico e cultural.

Atualmente, a área do museu contém quatro salas, sendo duas no térreo e duas no pavimento superior. A sala 1 do térreo descreve, por meio de objetos e painéis, a evolução arquitetônica da instituição; a sala 2 enfoca a história da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e a procissão. Além disso, a sala 2 dispõe uma galeria de arte, no qual, obras com imagens de santos esculpidas em madeira, pinturas em tela e objetos de caráter litúrgico estão expostos desde a abertura pública do Museu, em 2002.

Endereço, Visitação e Contato

Museu Sacro da Capela Menino Deus – Rua Menino Deus, 376, anexo ao Hospital Caridade (lateral direita de quem entra pelo acesso principal da Capela do Menino Deus) – Centro.
De terça a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Gratuito.
(48) 3221-7588 ou no site.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade