Museu Vitor Meirelles - Fachada

Museu Victor Meirelles


Dicas de Cultura

  • Delminda da Silveira

    Quem foi Delminda Silveira?

    Delminda Silveira de Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, em 16 de outubro de 1854. Filha de...
    Leia Mais

  • Casa da Memória

    Casa da Memória

    A Casa da Memória de Florianópolis é um centro de documentação vinculado à Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Inaugurada em 30...
    Leia Mais

O Museu, que leva o nome do grande artista catarinense, Victor Meirelles, foi instalado em 1952, na antiga moradia do pintor, um sobrado tipicamente luso-brasileiro do final do século XVIII, localizado no Centro de Florianópolis.

Antes de torna-se Museu, o sobrado do artista esteve sob constante ameaça de demolição, pois, além de estar em péssimo estado de preservação, o edifício tomava boa parte da rua, dificultando o tráfego de automóveis no local. Esta grande ameaça fez com que o projeto, que visava transformar a casa em um museu, fosse adiantado. Portanto, em 1946, exatamente 43 anos após a morte do pintor, o Presidente Eurico Gaspar Dutra assinou o decreto que autorizava a aquisição da propriedade para a União. E, após quatro anos, a casa foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional, transformando-a no Museu Victor Meirelles.

Atualmente, o espaço tem como plano museológico, preservar, pesquisar e divulgar para o mundo, a vida e a obra do artista catarinense, destacando sua devida importância, assim como seus valores históricos, artísticos e culturais para toda a sociedade.
O local, que é gratuito e aberto ao público, visa estimular, refletir e explorar o campo das artes, contribuindo para a ampliação das manifestações culturais catarinenses e inserção delas, na vida de todos que visitam o Museu Victor Meirelles.

O Pintor

Victor Meirelles de Lima nasceu em Desterro, atual Florianópolis, em 18 de agosto de 1832. Filho de Antônio Meirelles de Lima, imigrante português, e da brasileira Maria da Conceição, Victor Meirelles foi um menino pobre que teve sua vocação revelada ainda na infância, estimulada pelos seus pais e apoiada pelas autoridades oficiais da época: aos quatorze anos de idade ele ganhou uma bolsa para frequentar a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro. E, aos vinte anos, com a tela “São João Batista no Cárcere” – 1852, Victor Meirelles conquistou o Prêmio Especial de Viagem à Europa.

De 1853 a 1861, viveu primeiro na Itália e em seguida na França, onde se dedicou ao estudo e ao trabalho. De volta ao Brasil, o artista recebeu o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e foi nomeado professor de pintura da Academia Imperial de Belas Artes. A partir de então, Victor Meirelles se transformou numa das maiores expressões das Artes Plásticas no Brasil do século XIX.
O artista faleceu no Rio de Janeiro a 22 de fevereiro de 1903.

O Acervo

Autor da mais popular das telas brasileiras, “A Primeira Missa no Brasil”, reproduzida em cadernos escolares, selos, cédulas monetárias, livros de arte, catálogos e revistas, Victor Meirelles deixou um extraordinário acervo, com minuciosos esboços, desenhos, estudos em papel e inúmeras obras de óleo sobre tela e aquarela, feitas durante as várias fases da brilhante trajetória do artista catarinense.

O Museu também conta com exposições temporárias do célebre pintor, realizadas em um espaço cultural, que visa a divulgação do artista emergente e o reconhecimento do artista consagrado, além da preocupação com períodos e movimentos de relevância histórica e artística nos cenários nacional e internacional.

Endereço, visitação e contato

Museu Victor Meirelles – Rua Victor Meirelles, 59 – Centro.
De terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados das 10h às 14h. Domingos e feriados (fechado).
Gratuito.
(48) 3222-0692 ou pelo site do Museu Victor Meirelles.


publicidade

Serviços relacionados

Centro

Museu Victor Meirelles

O Museu, que leva o nome do grande artista catarinense, Victor Meirelles, foi instalado em 1952, na antiga moradia do pintor, um sobrado tipicamente luso-brasileiro do final do século XVIII, localizado no Centro de Florianópolis.

Rua Victor Meirelles, 59 – Centro

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3222-0692

Site

Centro

Floripa Walking Tour

Passa-se por 17 pontos no centro histórico, acompanhado de um álbum de imagens antigas retratando o modo de vida e as mudanças urbanas ocorridas desde a fundação da póvoa até os dias de hoje. Neste se explica o motivo e detalhes das arquiteturas dos conjuntos históricos tombados, qual rumo estamos tomando para conservar e compreender o patrimônio histórico e qual o papel de cada matriz étnica que faz parte da história da ilha de Santa Catarina.

Centro Histórico de Florianópolis

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 4141-3651 / 8492-6532 / 9941-2126

contact@floripaclicktour.com
Site Bandeira do Brasil Bandeira do Grã-Bretanha Bandeira da Espanha Bandeira da Alemanha

publicidade

* carregando... *

publicidade

* Carregando... *