[] Dicas de Lazer e Esporte

Visite o Ribeirão da Ilha

Caminhar pelas ruas do Ribeirão da Ilha é um passeio que reserva belas paisagens naturais, além de referências históricas. O casario açoriano é um dos mais conservados do litoral de Santa Catarina, oferecendo aos visitantes um cenário único que remete aos vilarejos portugueses do século XVIII.

A Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão também é uma atração histórica que impressiona.

O Museu Etnográfico do Ribeirão da Ilha guarda documentos e instrumentos que contam a história da região. O local conta, inclusive, com a réplica de um engenho de cana-de-açúcar.

Veja todos os pontos turísticos do Ribeirão da Ilha.

 

dicaArray ( [0] => categ_dica )

Atividades no Matadeiro

As águas límpidas do Matadeiro são propícias para a prática do mergulho livre.

A praia conta com bares que são uma ótima opção para uma cerveja ou aperitivo à beira-mar. Até mesmo almoço, com sequência de camarão.

Vale a pena conhecer a gruta marinha localizada na praia do Matadeiro. Muitas lendas cercam o local, que seria um centro energético, além de já ter abrigado índios, escravos e fugitivos, segundo relato dos moradores locais.

O visual do alto do morro é de uma beleza indescritível também.

Mas para curtir ao máximo veja a lista de todos os pontos turísticos da praia.

 

dicaArray ( [0] => categ_dica )

O que fazer na Armação?

Algumas dicas para você curtir a Praia Armação:

A proximidade da Armação com o Parque Municipal da Lagoa do Peri torna-se uma atração à parte: não deixe de conhecer a Lagoa, que conta com diversas opções de trilhas e passeios ecológicos na sua reserva.

A Armação possui uma das capelas mais antigas de Santa Catarina: a Igreja de Sant’Anna, fundada em 1772. É uma boa opção de passeio para os que apreciam história e cultura.

É da Armação que saem os barcos para a Ilha do Campeche, umas das mais belas ilhas desertas ao redor de Florianópolis.

Veja todos os pontos turísticos da Armação.

 

dicaArray ( [0] => categ_dica )

Lazer no Campeche

Há várias opções de lazer no Campeche. As dunas que cercam a praia do Campeche são uma boa opção de passeio para os que gostam de caminhar na areia. Em certos pontos é possível presenciar lindas vistas da praia e da Ilha do Campeche.

Para os que gostam de trilha, uma opção é se aventurar pelo Morro do Lampião, que oferece um visual inesquecível de Florianópolis.

Vale passar o dia na Ilha do Campeche, e não esqueça de levar o snorkel, em vários lugares o mergulho superficial é um convite irrecusável.

Essas são apenas algumas dicas de lazer para fazer no Campeche, veja todos os pontos turísticos em praias.

dicaArray ( [0] => categ_dica )

Santo Antônio de Lisboa

O artesanato local está muito presente. É possível encontrar casas de artesanato típico da Ilha, bem como uma feira que ocorre na praça central, no fim de semana.

Para quem gosta, uma boa visita à Igreja Nossa Senhora das Necessidades é bem-vida. A construção é em estilo barroco, típica do século XVIII.

É possível acompanhar algumas etapas da pesca artesanal, sendo comum avistar os pescadores em plena atividade.

Veja todos os pontos turísticos de Santo Antônio de Lisboa

dicaArray ( [0] => categ_dica )

Jurerê

A vista do pôr-do-sol no trapiche, no canto direito da praia, é uma das mais belas do Norte da Ilha.

As águas calmas do mar de Jurerê são ideais para a prática do nado. A praia é, inclusive, palco de competições internacionais de triathlon.

Conheça mais  sobre  Jurerê Tradicional e Jurerê Internacional.

dicaArray ( [0] => categ_dica )

Nadando na Praia Daniela

Por suas águas tranquilas e mornas, a praia Daniela é uma excelente opção para a prática do nado em águas abertas. Mas há que se ter cuidado, pois nadar no mar é muito diferente que nadar em piscina ou em rios e represas.

Por ser uma praia longa e sinuosa, há somente um ponto salva-vidas próximo ao canto direito da praia. Durante a temporada de verão é possível encontrar duplas de salva-vidas circulando pela praia. Durante o resto do ano, não há este serviço de vigilância e a atenção deve ser redobrada.

Por causa de correntes fortes que podem arrastar o nadador para o meio do canal, longe da praia, deve-se evitar o nado em dois pontos específicos e que costumam registrar a maior parte dos casos de afogamento, muitas vezes com vítimas fatiais: O trecho do Pontal da Daniela, na foz do Rio Ratones e na Ponta do Forte.

Vale lembrar também alguns cuidados básicos: Crianças não devem nadar sem a supervisão de adultos; Reconheça suas habilidades e seus limites no mar; Procure não ultrapassar profundidades superiores à cintura; Evite tomar banho em locais com correntes, obstáculos e nas proximidades de desembocaduras de rios e sobretudo nunca nade após ter ingerido bebidas alcoólicas.

Veja outras atividades em pontos turísticos da Praia Daniela.

dicaArray ( [0] => categ_dica )

Conheça a Joaquina

Longas caminhadas podem ser feitas em suas areias, que a uma certa altura alcançam a praia do Campeche. Assim como Moçambique e Barra da Lagoa, as praias da Joaquina e do Campeche são ligadas pela mesma faixa de areia.

A Joaquina possui várias lojas que oferecem uma amostra do artesanato local, bem como vendem todos os tipos de souvenirs de Florianópolis.

Além do surf, que é famoso e mais indicado aos experientes.

Veja tudo sobre a Joaquina.

dicaArray ( [0] => categ_dica )

Passeando pela Praia Mole

Passeando pela Praia Mole pelo costão esquerdo é possível chegar, por meio de uma pequena trilha, à bela praia da Galheta, a única praia de nudismo da cidade. Mas  também é frequentada por turistas e pessoas vestidas, já que não é obrigatório estar nu.

A praia Mole é muito conhecida pelas ondas e por isso mesmo é bastante frequentada por surfistas.

O nascer do sol e o nascer da lua cheia são duas atrações naturais. Ficam lindos nascendo bem no horizonte do mar.

A praia tem este nome por causa das suas areias que são bem fofas, o que dá uma boa e cansativa caminhada, perfeita para quem quer definir as pernas.

Veja todos os pontos turísticos da Praia Mole.

dicaArray ( [0] => categ_dica )

O que fazer na Barra da Lagoa?

A Barra da Lagoa é um excelente local para as primeiras aulas de surf.

Como em poucas praias em Florianópolis, pela Barra você tem a chance de ir pela areia mesmo até a praia vizinha, Moçambique, que é praticamente deserta. O duro é voltar tudo de novo. O passeio requer um pouco a mais de fôlego.

Outro atrativo é a trilha até a Prainha, e você pode só curtir ali mesmo ou seguir em frente e conhecer as piscinas naturais também.

Veja tudo o que você pode aproveitar desta praia na seção especial de pontos turísticos.

 

dicaArray ( [0] => categ_dica )