Antiga Casa de Hercílio Luz

A grande área ocupada pela antiga casa de Hercílio Luz éindicio de sua função original, visto ter sido uma das chácaras que, ao menos desde meados do século XIX, existiam na região. Para o historiador Oswaldo Rodrigues Cabral, as chácaras foram locais de refúgio, não só das limitações impostas pelas regras de convívio no centro urbano, como também das epidemias.

Situada entre as ruas Raul Machado, Victor Konder e Djalma Moelmann, a residência foi construída em fins do século XIX e pertenceu a Jacinto José Coelho, antes de ser adquirida pelo político catarinense Hercílio Luz (1860-1924).

Trata-se de uma casa de porão alto que possui planta retangular e, na sua maior área, apenas um pavimento, embora, na lateral direita, o pavimento superior se estenda até a parte dos fundos. Seus telhados, em quatro águas, têm telhas francesas e são dotados de beiral de madeira.

Há varandas em toda a extensão lateral da edificação. O forro da sala central apresenta abertura do tipo clarabóia. De forma geral, a casa apresenta estilo eclético. A porta-janela frontal, com balcão, tem características da art-nouveau.

Endereço: Entre as ruas Raul Machado, Victor Konder e Djalma Moelmann

publicidade

publicidade

publicidade