Quem foi Hercílio Luz?

Hercílio Pedro da Luz, ou apenas Hercílio Luz, foi engenheiro civil, formado na Bélgica, após passagem pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Filho de Jacinto José da Luz e Joaquina Anania Neves da Luz, casou-se com Etelvina Cesarina Ferreira da Luz, com quem teve quatorze filhos.

Hercílio Luz teve profundo envolvimento com a Revolução Federalista (1893). Foi, por três vezes, governador (1894-1898, 1918-1922, 1922-1924), além de senador (1900-1918), conselheiro da Câmara Municipal e presidente do Conselho Municipal. Dividiu, com Lauro Müller, a liderança política catarinense nas primeiras décadas republicanas.

Seu nome ficou associado, na capital, a obras de remodelação urbana e saneamento. Entre elas, encontram-se a canalização do Rio da Bulha, na área central, atual Avenida Hercílio Luz, e a construção da ponte pênsil ligando a região continental a Ilha de Santa Catarina. Tendo falecido na metade de seu último mandato como governador, em 1924, Hercílio Luz viu apenas uma dessas duas obras concluídas, a Avenida do Saneamento, em 1922, pois a ponte foi entregue somente em 1926. Seu nome seria atribuído a ambas as obras.

Na base do Monumento a Hercílio Luz, há a seguinte inscrição: “A Hercílio Luz, no centenário do seu nascimento, homenagem do povo de Santa Catarina e do governador Heriberto Hülse / 1860 – 29 de maio – 1960”. O monumento e o belvedere (mirante) foram inaugurados no mesmo dia. Localizado na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, o belvedere proporciona bela vista panorâmica do centro da cidade.

Endereço: Alameda Adolfo Konder, s/n. Ao lado da cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz – Em frente ao Parque da Luz.

publicidade

publicidade

publicidade