O que é Aromaterapia?

O universo da aromaterapia é vasto e lindo. E hoje você está convidado a conhecê-lo.

A aromaterapia faz parte da fitoterapia, que é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. A aromaterapia, em particular, utiliza-se de plantas aromáticas para esses fins medicinais, aproveitando-se principalmente dos seus óleos essenciais na busca pela saúde do indivíduo e de seu bem estar.

Os óleos essenciais são substâncias aromáticas extraídas das plantas, sendo que cada óleo essencial possui diversos princípios ativos extremamente concentrados. Em sua grande maioria esses óleos são de fácil evaporação. Com isso, ao inalarmos um óleo essencial, absorvemos vários daqueles princípios ativos, que chegam facilmente ao nosso cérebro. Lá eles são decodificados por receptores cerebrais gerando estímulos nas mais diversas esferas, que são enviados para várias partes do corpo mexendo conosco de forma física, mental e vibracional:

Plano Físico

Alguns óleos essenciais nem precisam chegar ao cérebro para agir no nosso organismo. A maior parte das questões físicas podem ser tratadas com óleos essenciais diretamente sobre a pele (claro, com as devidas diluições). O óleo essencial de lavanda (Lavandula officinalis), por exemplo, é indicado para acalmar a pele que sofreu com picadas de inseto e alergias. O óleo de alecrim (Rosmarinus officinalis) reconstrói fibras da pele, e por isso é usado em cremes anti-idade e para combater celulite. Outro grande exemplo é o gerânio (Perlagonium graveolens), que regula os hormônios femininos, tanto para aliviar a TPM e regular o ciclo menstrual quanto para equilibrar os sintomas da menopausa.

Plano emocional

Certos princípios ativos dos óleos essenciais são capazes de mexer com nossas emoções. É cientificamente comprovado, por exemplo, que o óleo essencial de bergamota (Citrus bergamia) no ambiente de sala de espera de hospitais reduz a ansiedade e deixa os pacientes mais otimistas. A lavanda acalma e traz aconchego, e por esse efeito é usado até em maternidades para que o nascimento dos bebês seja tranquilo.

Plano Vibracional

Essa forma de atuação vai além do emocional, são benefícios que não podem ser explicados pela física ou pela química dos compostos dos óleos essenciais. Eles são empíricos, baseados na observação. Os óleos essenciais que agem nesse campo podem mexer com nossa forma de agir em certas situações, ajudam a lidarmos melhor com raivas e ressentimentos, trazem foco para a vida. Também trazem proteção espiritual e determinação para mudar certas coisas que estão incomodando. O óleo essencial de erva doce (Foeniculum vulgare dulce) é considerado o óleo da comunicação, nos permite ultrapassar as barreiras da timidez e ajuda a conversarmos de forma clara, para nos fazermos entender. Outro exemplo é a bergamota, que nos traz autoconfiança para encarar os obstáculos e alegria para viver de forma mais leve. A bergamota também auxilia muito em casos de vícios, compulsões ou ideias obsessivas.

Esses são só alguns exemplos do poder dos óleos essenciais. Tratamentos para muitos outros problemas são possíveis com a aromaterapia, de forma natural e não invasiva.

Cuidados

Os óleos essenciais são ativos naturais super concentrados e podem ajudar muito nossa saúde. Mas é preciso cuidado. Busque conhecer as melhores formas de uso e principalmente as diluições corretas em cada caso. É preciso saber usá-los. Super dosagens podem ser tóxicas, há óleos que em contato com o sol causam queimaduras, outros que são contraindicados para grávidas, hipertensos, epiléticos. Informe-se muito bem antes de começar um tratamento por conta própria ou procure um aromaterapeuta de confiança.

Outra questão importante é usar óleos essenciais puros. Essências sintéticas ou produtos alterados não terão os mesmos princípios ativos dos óleos essenciais e não devem ser usados para fins terapêuticos.

No site da Harmonie [harmoniearomaterapia.com.br] há várias dicas de uso dos óleos essenciais, todas com as dosagens indicadas e as diluições seguras, além de óleos essenciais e outras matérias-primas puras e de qualidade.

Matéria escrita por Cristiane H. Corrêa, Harmonie Aromaterapia.

publicidade


publicidade

publicidade