Arvorismo

Arvorismo é a travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores, onde os praticantes percorrem um percurso suspenso, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas. Além de árvores, postes também podem servir de base para a prática do esporte.

Chegou ao Brasil em 2001, e Florianópolis tem hoje o maior circuito de arvorismo do sul do país. Porém, como as árvores são baixas, as cordas são colocadas em postes espalhados no meio da mata. São 378 metros de percurso, ou seja, quase duas horas sobre as copas das árvores a doze metros do chão.

Para praticar o arvorismo, não é necessário ser atleta, precisa apenas muita disposição e coragem para superar os desafios. Com a supervisão de monitores treinados e o kit arvorismo (cadeirinha, cabo de segurança, mosquetão, polia e capacete), os aventureiros estimulam a capacidade individual, exercitando o corpo e a mente, desenvolvendo o equilíbrio interior e aliviando o estresse diário por meio da adrenalina.

Tipos de Arvorismo

Contemplativo
Nascido na Costa Rica nos anos 80, esse percurso tem como principal objetivo a observação da natureza. O praticante caminha por passarelas protegidas por redes, que estão suspensas entre as árvores.

Acrobático
Neste tipo de percurso, os praticantes precisam de um pouco mais de equilíbrio, coordenação e ousadia. Sempre presos a um cabo de segurança e utilizando equipamentos adequados, os praticantes caminham sobre cabos, se penduram em redes e deslizam em tirolesas. Essa atividade nasceu na França no fim dos anos 90.

Onde praticar

Rio Vermelho
O primeiro percurso acrobático entre as copas das árvores de Florianópolis. Com contato direto com a natureza oferece ponte alpina, teia, trapézio, Caminho do Tarzan, Falsa Baiana, Trava Solta Vitória e finaliza com uma Tirolesa.
Duração média: 30 minutos.
Altura mínima do participante: 1,50m.
Local: Mabu Engenho Eco Resort.

Praia do Santinho
O maior percurso do sul do Brasil. São 27 atividades acrobáticas suspensas a 12 metros de altura. O participante terá como desafios pontes, cabos aéreos, redes, finalizando em tirolesas que atingem mais de 40 km/h.
Duração média: 1 hora e 30 minutos.
Altura mínima do participante: 1,50m.
Local: Costão do Santinho Resort.

Apoio: Ekoeté – Eventos e Ecoturismo
    publicidade
  • Veja também:



publicidade

publicidade