Canionismo

Canionismo é a descida e/ou exploração de cânions, rios em garganta ou desfiladeiros. Sua prática pode ter fins recreativos, desportivos ou vivências coorporativas. Essa atividade consiste em transpor obstáculos naturais seguindo o percurso do rio, utilizanto técnicas e equipamentos específicos para as descidas. É indicado sempre fazer com acompanhamento profissional.

A atividade de canionismo proporciona emoção e adrenalina aos praticantes em cada momento que são surpreendidos por situações novas a serem superadas. Diferente de outras atividades do turismo de aventura, o percurso dos rios apresenta características inovadoras, exigindo do explorador diversas técnicas como Flututação, Rapel de Cachoeira, Trekking entre as águas, Tobogãs Naturais, Saltos, entre outros.

Além de toda adrenalina proporcionada pelo Canionismo, o contato íntimo com a natureza seduz os praticantes, que tem nela uma sensação harmoniosa quando vivenciam a presença da fauna e flora local.

O Canionismo surgiu na Europa e por volta de 30 anos é considerado um esporte, oriundo da espeleologia, (estudo e exploração das cavidades naturais do solo, como grutas, cavernas, fontes, etc). Apesar de o Brasil estar entre os 10 maiores praticantes de canionismo do mundo, a atividade não é reconhecida como esportiva, e sim, recreativa.

Onde praticar

Um dos locais da prática do canionismo na Grande Florianópolis é a Floresta Atlântica do município de Águas Mornas, mais precisamente no Rio Forquilhas. Essa atividade consiste em explorar o rio a pé, a nado, saltando, flutuando e utilizando técnicas verticais. Na descida é possível desfrutar de cachoeiras e da beleza da fauna e flora local. Eventualmente encontram-se macacos, pássaros, lontras, orquídeas, entre outros. Não é preciso experiência anterior e nem saber nadar, o principal é gostar de desafios.

Características da atividade

2 Km é o percurso explorado
1 rapel de cachoeira de 35 metros
1 rapel de 15 metros
Pulo de 15 metros
5 a 6 horas de atividade
Flututação
Tobogãs
Water Trekking (caminhada por dentro d’água)
Máximo de 10 pessoas

Restrições da atividade: Menores de 12 anos; mulheres gestantes; pessoas que apresentam problemas cardiorespiratórios, musculares e ósseos.

Restrição climática: Chuva intensa / trovoadas e raios. Nível do rio acima de 1,20m.

O passeio geralmente inclui equipamentos de segurança, condutores especializados, seguro atividade, alimentação, colete salva-vidas.

O que precisa levar: tênis, protetor solar, repelente, toalha, calçado extra e roupa extra (para depois da atividade).

Apoio: Tartarugas – Turismo de Aventura

Serviços relacionados

Saco Grande

Decathlon Florianópolis

Decathlon Florianópolis | Artigos Esportivos em Florianópolis

A equipe Decathlon Brasil é formada por esportistas apaixonados. Temos o forte desejo de tornar o prazer e os benefícios do esporte acessível ao

Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 3400 - Saco Grande

Florianópolis - SC

Brasil

Site

    publicidade
  • Veja também:

publicidade

Eventos Relacionados

28/07/2017Daniel no Petry

publicidade