Mergulho: ouriço

Mergulho

O mergulho pode ser praticado o ano inteiro em Florianópolis, graças às boas condições de acesso. As águas claras e a rica fauna e flora marinha da região conquistam cada vez mais adeptos e já faz parte da rota desses exploradores naturais.

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Decreto Federal n° 99.142/90) é  formada pelas ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro. São 17.800 ha de área, sendo que a Ilha do Arvoredo é o principal ponto de mergulho em Florianópolis. Entretanto, apenas no lado sul da Ilha do Arvoredo é permitida a prática.

Outros pontos também são interessantes, como a Ilha das Aranhas, Ilha do Xavier, Ilha do Campeche, Ilha Mata-fome, Ilha do Badejo, Ilha Moleques do Norte. São muitos os locais onde é possível desfrutar das maravilhas deste esporte.

Com as mudanças de estação, verifica-se oscilações na temperatura e na visibilidade da água. No verão, por exemplo, a temperatura média é de 22 graus, com visibilidade de 10 a 25 metros, no norte da Ilha. A fauna também mostra toda a sua pujança com o aparecimento de novos peixes. Assim, no calor do verão, poderemos especificar a presença de cardumes de robalos, de manjubas e de peixes-espada, cada qual vivendo sua vida migrante, além da possibilidade de cruzar com algum grupo de baleias-anãs.

Já no inverno, as tainhas e anchovas mobilizam toda a estrutura pesqueira profissional e, em menor escala, os pescadores amadores. É nessa época que as baleias francas dão seu “show”, quando encostam nas praias da Ilha para amamentar seus rebentos. A cobiçada garoupa está aí, o ano todo.

Outro programa interessante é visitar os naufrágios, entre os quais os navios Lili e Orion e, quem sabe, localizar outros ainda perdidos neste imenso mar. Para os mergulhadores mais experientes, um mergulho noturno pode se tornar um programa inesquecível, onde é possível encontrar grande quantidade de tartarugas e animais maiores circulando na região.

Tanto no mergulho livre (em apneia) quanto no mergulho autônomo (com cilindro ou scuba) é possível “encher os olhos” com as belezas naturais do mundo submarino que rodeiam nossa Ilha da Magia. Tem lugar para todos, desde que respeitem o meio ambiente.

Pontos de Mergulho

Ilha do Xavier
Localizada em frente à Praia Mole, a ilha é comprida no sentido norte/sul e curta no sentido leste/oeste, ficando protegida do vento leste que, se for muito forte, pode bagunçar a água. A profundidade varia de cinco a 18 metros e o local pode apresentar correntezas fortes em alguns dias. Na ponta sul, um grande salão abriga muitos peixes. Ao lado da Ilha do Xavier há duas ilhotas de pedras com paredes que despencam 30 metros ou mais.

Ilha das Aranhas
Localizada entre as praias do Santinho e Moçambique, a Ilha das Aranhas é composta por duas ilhotas em formato de ‘L’, o que proporciona encontrar locais abrigados de todos os tipos de ventos. O local possui sete fendas que possibilitam mergulhos emocionantes. Os costões rochosos formam paredes íngremes onde mergulhadores experientes podem chegar até 30 metros de profundidade em alguns pontos, mas existem outros pontos mais rasos. A visibilidade destes locais varia muito, sendo a melhor condição com ondulação vinda do sul, que traz águas muito claras e um pouco mais quentes.

Ilha Mata-Fome
Localizada em frente à praia dos Ingleses, a Ilha Mata-Fome é ideal para iniciantes, pois tem pouca profundidade, por volta de doze metros. No local, há um ponto chamado de aquário, onde é possível observar muitos peixes coloridos e corais. Na sua ponta norte tem uma cordilheira de pedras que se estende até 18 metros de profundidade. Nessa localidade, a ondulação sul também gera uma melhor visibilidade. Porém, por ser uma ilha mais próxima da costa, em dias com grandes ondulações o mar pode ficar sujo e batido, tornando-se perigoso.

Naufrágio dos Ingleses

Também em frente à praia dos Ingleses, a não mais de 100 metros da praia, existe um barco pesqueiro naufragado que abriga muitos animais e grande quantidade de ouriços. É importante lembrar que para esse mergulho é necessário águas claras devido à grande quantidade de pontas de ferros, o que pode tornar-se perigoso com pouca visibilidade. Sua profundidade máxima é de sete metros e, geralmente, não necessita de embarcação. Não é recomendada a entrada no navio, pois lá existem muitas pontas de ferros e lama e qualquer descuido pode causar um acidente.

Apoio: Cultura Subaquática e Parcel Dive Center.

 

Serviços relacionados

Mergulho Livre (Freedive)

Respire fundo e aprenda a mergulhar com a recordista mundial de apnéia e instrutora Karol Meyer.(CREF 010088-P/SC) Cursos de mergulho esportivo e mergulho de aventura com saídas para os mais belos pontos de mergulho da ilha. Mínimo 6 alunos. Cursos em: português, inglês ou francês.

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 9960-2533

karol@karolmeyer.com
Site Bandeira do Brasil

Cachoeira do Bom Jesus

Parcel Dive Center

Cursos de mergulho padrão PADI. Saídas diárias com lancha rápida para a reserva do Arvoredo o ano todo. Vendas e alugueis de equipamentos MARES. A PARCEL opera com equipamentos de excelente qualidade, além de renová-los a cada ano.

Rua Luiz Boiteaux Piazza, 2243 - Cachoeira do Bom Jesus

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3284-5564

parcel@parcel.com.br
Site Bandeira do Brasil

Jurerê Tradicional

Água Viva Mergulho

A mais nova operadora e escola de mergulho de Floripa, mas com equipe de qualidade e com muita experiência dentro e fora do brasil. Oferecemos todos os cursos de mergulho pela certificadora PADI, saídas de mergulho para credenciados de qualquer credenciadora, batismo para quem nunca mergulhou e passeios.

Av dos Buzios, 296

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3369-9003

contato@aguavivamergulho.com.br
Mapa | Site Bandeira do Brasil

Canasvieiras

Vento Sul Turismo

Um veleiro de madeira, 65 pés (21 metros), p/ até 45 pessoas com todo o conforto e segurança. A conexão com a natureza e respeito com o meio ambiente. A melhor opção de um passeio tranqüilo em Floripa. Exclusivo para grupos pequenos. Comando coberto. Sonda, GPS, navegador e som ambiente. Mesa e churrasqueira no convés de popa. Cozinha completa e geladeira. Equipamentos completos para mergulho livre e autônomo. Batismo com dive master.

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 9982-2867

reservas@ventosul.com
Site Bandeira do Brasil

publicidade

publicidade