Paintball

Alguns nunca ouviram falar e muitos o consideram apenas um jogo recreativo. Mas poucos sabem que o paintball é uma modalidade esportiva que conta com campeonatos e rankings internacionais. Estima-se que mais de 15 milhões de pessoas no mundo sejam jogadores frequentes. No Brasil, o paintball foi trazido a partir de São Paulo, mas sua popularidade já se espalhou. Em Florianópolis, existem arenas de paintball em todas as regiões da Ilha e profissionais aptos a ensinar as regras do jogo para grupos iniciantes.

A origem do paintball está nos anos 1960, com madeireiros do Canadá e dos Estados Unidos. Eles utilizavam as pistolas de tinta para marcar as árvores que seriam derrubadas. No fim do expediente, brincavam de capturar a bandeira da equipe inimiga, atirando tinta nos adversários. O esporte se desenvolveu muito nos últimos anos e conquistou muitos adeptos. Isso porque, além da diversão e adrenalina, é uma forma de integração de grupos.

Como funciona
O jogo consiste em uma batalha travada entre duas equipes adversárias. O objetivo é eliminar todos os jogadores do outro time e se apoderar de uma bandeira que fica guardada na base inimiga. Para isso, utilizam-se marcadores que disparam bolinhas de tinta. Quando um jogador é marcado com a tinta, está fora da partida. Estratégia, rapidez e coragem são palavras-chave!

Quando: O paintball é um esporte para praticar em grupo, se for um grupo de amigos melhor ainda. Então reserve um bom espaço de tempo para jogar bastante e confraternizar depois. O esporte pode ser praticado em todas as temporadas, mas lembre-se de que você terá de correr, se abaixar e desviar de tiros, ou seja, exige bastante esforço físico. Por isso, se for fazer em dias de muito calor, hidrate o corpo para não passar mal debaixo de capacete, colete, luvas e outros equipamentos de segurança. No frio, alongue-se para evitar lesões e, na chuva, cuide com escorregões e com a pouca visibilidade.

Onde: Paintball é praticado em uma arena com delimitações de espaço. Por toda a ilha há arenas preparadas para a prática de paintball, então é só escolher a mais perto de você. Você também pode escolher por tamanho e dificuldade. Veja aqui onde encontrar os estabelecimentos:

Quanto: Geralmente, as arenas de paintball cobram uma taxa por hora de uso. O equipamento é gratuito, mas se você atirar muito, poderá ter que comprar mais munição.

publicidade


publicidade

publicidade