Pesca : Costão do Santinho

Pesca de Praia

A pesca de praia em Florianópolis é bastante comum, sendo bastante praticada em praias de longa extensão, como o Campeche e Moçambique, mas também nas praias de enseadas da Baía Norte e Sul, como a Beira-mar Norte e Ribeirão da Ilha, praias onde há diversos locais para arremessos e pouca presença de banhistas. A pesca também ganha destaque pela praticidade e baixo custo de equipamento.

O que precisa

Para praticar a modalidade, além da vara e do molinete, o pescador não pode deixar de adquirir alguns itens básicos, porém, de suma importância para eventuais surpresas. Itens como, chumbos, linhas, anzóis, tesoura, faca, trin, chicotes, saca anzóis, protetor solar, chapéu, capa de chuva e licença de pesca do Ibama são indispensáveis para realizar a atividade.

Onde pescar

Em apenas uma praia podemos ter diversos tipos de locais para pesca, com profundidades diferentes nomeadas de Praias Rasas, Praias de Tombo, Canais de Praia e Lagamares. Confira abaixo a descrição e dicas para encontrar peixes em cada uma delas:

Praias rasas: As praias rasas caracterizam-se por ter uma profundidade que vai aumentando aos poucos e que apresenta uma série de ondas, geradas por canais e por série de ondas calmas, que também atraem banhistas. Nesse tipo de praia, os peixes ficam um pouco mais distantes da beira, tendo que utilizar equipamentos de qualidade para realizar longos arremessos e encontrar os peixes. Outra opção é entrar na água até os joelhos e efetuar o lançamento para conseguir uma maior distância, porém, para esse tipo de pesca é importante ficar atento às restrições e advertências dos guarda-vidas. Para esse tipo de praia, encontramos duas ótimas iscas muito atrativa para os peixes, o corrupto e a minhoca de praia. Exemplos de Praias Rasas na Ilha: Ponta das Canas, Jurerê, Daniela, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa, Barra da Lagoa, Canasvieiras, entre outras.

Praias de Tombo: As praias de tombo são aquelas em que a profundidade grande, que aumenta rapidamente logo na sua beira, apresentando canais visíveis e sequência de ondas fortes. Com isso, o pescador ganha vantagem para realizar o arremesso, e nesse caso, nem precisa se molhar para lançar sua isca. Nas praias de tombo, o pescador pode encontrar peixes logo no primeiro canal, principalmente peixes que gostam de profundidade. Neste caso, grandes peixes como o Robalo estão a menos de 10 metros da areia, enquanto na faixa de 40 a 80 metros encontramos grandes corvinas e cações, entre outros. Exemplos de Praias de Tombo na Ilha: Campeche, Galheta, Moçambique, Morro das Pedras, Praia Mole, entre outras.

Canais de praia: Conseguimos identificar tais canais, observando o momento em que as ondas se formam, ganhando volume.  Isso indica que ali embaixo tem um canal, valeta ou buraco, onde os peixes passam para se alimentar, geralmente em cardumes.

Na praia rasa temos vários canais mais rasos e na de tombo encontramos de 3 a 4 canais mais fundos. Para procurar os peixes é importante alternar os arremessos entre os canais, e dependendo do dia, os peixes podem estar tanto no primeiro canal como também no segundo ou no último, por isso, é imprescindível observar onde temos mais ação. Além disso, para pescar nesses canais é ideal escolher um chumbo com pirâmides ou com garras, de no mínimo 120 gramas, para poder fixar as iscas dentro dos canais, caso contrário, em pouco tempo elas estarão na areia.

Lagamares: Os lagamares são formados quando a água de várias ondas, que chegaram até a praia, acaba juntando-se em um mesmo ponto de retorno para o mar. Neste local, a força da água arrasta tudo o que está no caminho, inclusive a areia, formando grandes buracos, de até 1,70 metros de profundidade. Nesses buracos, grandes poços abrigam os peixes que procuram por comida, e muita vezes ficam ali escondidos. Entretanto, nesses locais é importante ficar atento, pois, os lagamares são bastante perigosos por causarem muitas mortes por afogamento. Os Lagamares estão presentes nas praias de mar aberto, de grande profundidade como na Praia do Campeche, Moçambique, Morro das Pedras, Santinho, entre outras.

Iscas

As iscas mais indicadas para cada espécime encontrada nas praias da Ilha:

Anchova: Corrupto e Manjuba;
Badejo: Camarão vivo;
Burriquete: Corrupto;
Corvina: Camarão, Corrupto, Peixe, Bicha de Casulo;
Espada: Manjuba;
Garoupa: Bonito e Manjuba;
Pampo: Tatuíra e Corrupto;
Pescada: Manjuba;
Robalo: Corrupto, Camarão vivo ou morto, filé de Manjuba ou de Carapicú;
Sargo: Tatuíra.

Serviços relacionados

Saco Grande

Decathlon Florianópolis

Decathlon Florianópolis | Artigos Esportivos em Florianópolis

A equipe Decathlon Brasil é formada por esportistas apaixonados. Temos o forte desejo de tornar o prazer e os benefícios do esporte acessível ao

Rodovia José Carlos Daux (SC 401), 3400 - Saco Grande

Florianópolis - SC

Brasil

Site

    publicidade
  • Veja também:



publicidade

publicidade