Surf - Praia Mole

Melhores Praias para Surf em Florianópolis

No norte da Ilha existem três praias indicadas para a prática de surf: BravaInglesesSantinho. A Brava possui fundo total de areia (beach break), quebrando ondas com boa formação de 1 a 8 pés, ou seja, de meio metro a dois metros e meio, com boa formação para ambos os lados (direito e esquerdo). As ondulações são de leste e sul e proporcionam boas condições. Os ventos terral, que são os ventos que proporcionam a qualidade na onda, vão de noroeste a sudoeste. Já os Ingleses, é uma praia com características do tipo baía, o que prejudica muito a entrada de ondas na praia. Portanto, só o canto norte da praia, junto ao costão, à esquerda, oferece boa condição para a prática do surf, assim mesmo, bem limitada. As ondas lá, variam de 1 a 6 pés, ou seja, é um beach break. O swell (tempestade em alto mar – ondulação) é de leste; oterral é de sul, sudoeste e oeste.

Quanto à praia do Santinho, é considerada pelos surfistas a melhor praia do norte da Ilha de Santa Catarina. Com ondas que variam de 1 a 8 pés nos dias grandes, recebe ondulação dos dois quadrantes, de sul e de leste. A formação das ondas são muito boas prá esquerda e direita; a qualidade também é quase idêntica, com ventos terrais na praia de norte a sudoeste.

No leste da Ilha temos a praia do Moçambique. Com 12,5 km de extensão totalmente surfáveis, recebe também ondulação dos dois principais quadrantes: leste e sul, quebrando ondas que variam de 1 a 10 pés – 3 metros, nos dias maiores. É uma praia com fundo bom e que segura grandes ondulações. Os terrais também vão de norte a sudoeste. É considerada o refúgio dos surfistas que fogem do crowd.

A praia da Galheta, também ao leste, é ideal para quem gosta de pegar bons tubos. Com características de ondas muito perfeitas e tubulares, variam de 1 a 10 pés. Os ventos terrais também vão do quadrante norte a sudoeste e as ondulações, o swell, entra dos dois quadrantes, sul e leste. Vizinha da Galheta é a a praia Mole, um dos principais points da Ilha. Talvez seja a única praia que os surfistas não correm o risco de encontrar o mar flat, ou seja, sem onda. Com ondas que quebram de 1 a 10 pés também, proporciona condições excepcionais em seu canto direito, chegando a 12 pés em dia de mar grande, ondulações de sul forte no inverno. As ondas quebram dos dois lados, direito e esquerdo, com boa formação em ambos, e os ventos terrais são de norte a sudoeste. O swell entra de sul e de leste facilmente. Enfim, é uma praia que tem bastante qualidade, com ondas quebrando dos dois lados, com fundo bom e boa consistência. Já a praia da Joaquina, palco de grandes eventos internacionais, possui ondas perfeitas principalmente em dia de ondulação leste e vento nordeste. O lado esquerdo da praia, atrás da pedra da Careca, junto ao costão, é considerado o Maracanã do surf. O banco de areia segura a ondulação, fazendo com que as ondas quebrem com boa formação, atingindo de 1 a 10 pés facilmente. O meio da praia também proporciona ondas muito boas, de muita qualidade.

No sul da Ilha há 5 praias para praticar um bom surf: Morro das PedrasMatadeiroLagoinha do LesteNaufragados. A única ondulação que faz o Campeche superar qualquer praia provém do quadrante sul. É uma onda que quebra em frente à Ilha e não tem comparação com nenhuma outra da cidade. Essa característica costuma aparecer no inverno porque, quando esfria muito, é mais fácil ter ondulações do quadrante sul, e a única ondulaçao que dá onda no Campeche é vinda do quadrante sul. O terral pode ser de oeste a sudoeste ou calmaria, que é sem vento. É uma condição difícil de dar na Ilha e quando dá, você encontra centenas de surfistas na água, pois é uma onda muito disputada quando quebra. O meio da praia também proporciona ondas do quadrante leste, embora não possuam muita qualidade.

A praia do Morro das Pedras é outra excelente opção, mas pouco consistente. É necessário ter ondulação de sul prá quebrar perfeita atrás das pedras. Quando o fundo está bom atrás das pedras e a ondulação é de sul é muito fácil pegar “altas ondas” naquela praia, uma onda pesada que varia de 2 a 8 pés nos melhores dias. A ondulação boa é de sul com vento do quadrante sudoeste e oeste. O mar é forte, com muito correnteza e não é indicado para iniciantes. Quanto à praia do Matadeiro, é ideal para quem procura ondas curtas, com boa formação e muita qualidade. Além disso, o Matadeiro também proporciona bons tubos, tanto no meio quanto em frente às pedras. A condição normal vai de 2 a 6 pés, com ondulação de leste e vento terral do quadrante sul. Já a Lagoinha do Leste, uma verdadeira surf trip, pois só dá para ir a pé ou de barco, recebe ondulações fortes do quadrante sul e do quadrante leste, quebrando de 2 a 10 pés também. Os ventos terrais, dependendo do lado da praia podem ser de norte a sudoeste. É um lugar para dar um relax, fazer um surf diferente, regado à muita aventura e tranquilidade.

A praia do Farol de Naufragados é outra, assim como a Lagoinha do Leste, ideal para quem prefere curtir a natureza em toda a sua imensidão. Localizada no extremo sul da Ilha, é uma praia com ondas e correntes muito fortes. Ondas fortes que entram do quadrante sul e o vento terral é nordeste. Quando o mar estiver no quadrante sul, com o vento soprando, nordeste, a praia do Farol dos Naufragados é uma ótima opção. As ondas também quebram por lá de 2 a 8 pés, e a melhor estação para esse local é inverno e outono.

Quanto ao vento e à ondulação

Florianópolis é um dos poucos lugares que tem vento de todos os quadrantes. De acordo com os mais entendidos no assunto, os ventos sul e oeste são ventos das estações frias, outono e inverno, e os ventos dos quadrantes norte, nordeste e leste são os ventos das estações quentes, primavera e verão. O surf não depende do vento, mas da ondulação, do swell. A melhor ondulação para a Ilha é de leste, que traz as ondas com melhor qualidade, em estações como primavera e verão.

Fonte: A Origem do Surf em Florianópolis – Monografia do Educador Físico Carlos Augusto Bernardo (Ufsc).

    
    publicidade
  • Veja também:

publicidade

publicidade