MARquE - Exposição

Museu de Arqueologia e Etnologia


Dicas de Cultura

Inaugurado inicialmente como um instituto de Antropologia, o MArquE, Museu de Arqueologia e Etnologia da Ufsc, Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, foi aberto ao público em 1968 com a finalidade de pesquisar, produzir e divulgar o conhecimento sobre populações pré-coloniais, coloniais, indígenas e realizar ações museológicas, visando a ampla compreensão da realidade de Santa Catarina, refletindo criticamente sobre a diversidade e identidade sociocultural do Estado.

Além do importante acervo de Arqueologia pré-colonial e Histórica e de Etnologia Indígena, o Museu é guardião da coleção Profª Elizabeth Pavan Cascaes, que contém mais de 2.700 peças e preserva o significativo acervo de Franklin Cascaes, artista que se tornou referência na compreensão da ocupação humana em Florianópolis. Este acervo abriga inúmeros desenhos, manuscritos e esculturas que retratam o cotidiano, a religiosidade, lendas, mitos folclóricos e tradições dos primeiros colonizadores da Ilha de Santa Catarina.

O Museu ainda contém acervos líticos, cestarias, cerâmicas, vidros, papéis, ósseos, madeiras, fibras vegetais, ferros, materiais fotográficos, tecido e plumária. Diversidade de materiais que, na grande maioria, foi resultado de pesquisas realizadas pelo Corpo Técnico-Científico do Museu.

Endereço, Visitação e Contato

Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – Ufsc (O acesso de veículo deve ser feito pela rótula do bairro Carvoeira).
Gratuito.
(48) 3721-9325, ufsc.mu.secretaria@gmail.com ou pelo site do MArquE.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade