Fortaleza Araçatuba - Close

Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

Dicas de Turismo

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba foi a quarta e última das fortalezas idealizadas pelo brigadeiro português José da Silva Paes. Construída na Ilhota de Araçatuba, entre os anos 1742 e 1744, a Fortaleza foi a única destinada a proteger a entrada da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina.

Serviu também de prisão em várias oportunidades, inclusive no período republicano. Em 1894, por determinação ministerial de 28 de agosto, esta fortificação, que também era chamada de Fortaleza da Barra do Sul, passou a denominar-se Forte de Araçatuba.

Em seu projeto original, destaca-se a bateria principal de canhões de formato circular, situada na posição mais elevada do conjunto. Apesar dos reparos que esta Fortaleza sofreu em 1780 e 1850, encontrava-se bastante arruinada, conforme relatório de 1899.

A Fortaleza de Araçatuba foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1980, recebeu escoramentos e consolidações emergenciais em 1991 e encontra-se atualmente em processo de restauração.

O que você vê por lá

O Farol e o Forte de Naufragados.

Vistas: As belas praias do Sonho, Pinheira e de Naufragados. A localidade de Enseada de Brito, no acesso pelo Continente. Ribeirão da Ilha, no acesso pela Ilha de Santa Catarina.

Localização e forma de acesso

Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba A Fortaleza está localizada na Ilha de Araçatuba, na entrada da Barra Sul da Ilha de Santa Catarina, Município de Palhoça. Pode-se chegar a essa Fortaleza por meio da BR-101, acesso à Praia do Sonho, ou indo até o final do acesso à Caieira da Barra do Sul, na Ilha de Santa Catarina. Nos dois casos, há barcos particulares disponíveis  por pescadores da região para a travessia até Araçatuba. A ilha não possui trapiche ou praia, sendo que o desembarque só é possível com tempo bom.  Entretanto, não é um passeio oficial já que o forte  pertence ao Exército Brasileiro e é considerado uma área de preservação. Além disso, não está em um bom estado de conservação,  e não tem estrutura para receber visitantes. Não é aconselhável ir nadando, apesar de ficar a 1 km da Praia de Naufragados, pois o mar é aberto e as correntes são muito fortes.

Página escrita com informações do Projeto Fortalezas Multimídia e Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
(48) 3721-5118.

publicidade

publicidade

publicidade