Forte Santana - Panoramica

Forte de Santana do Estreito

Dicas de Turismo

  • Museu O Mundo Ovo de Eli Heil

    Museu O Mundo Ovo

    O Museu O Mundo Ovo de Eli Heil guarda o numeroso acervo particular de Eli Malvina Heil, artista catarinense consagrada...
    Leia Mais

  • Relógio da Western Telegraph

    Relógio da Western Telegraph

    A Western Telegraph Company, mais conhecida pelos moradores de Florianópolis como "Cabo Submarino" era uma empresa Inglesa responsável pela operação...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

O Forte de Santana do Estreito foi construído a partir de 1761, segundo projeto do Engenheiro Militar José Custódio de Sá e Faria. Estando situado junto ao estreito de união das Baías Norte e Sul, sua função era proteger a Vila de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, das embarcações que adentrassem pela Baía Norte. Posteriormente, esta proteção foi reforçada com o cruzamento de fogos com o Forte de São João, localizado no continente fronteiro.

Um episódio marcante de sua história ocorreu em 1893, por ocasião da Revolução Federalista, quando trocou tiros com a esquadra rebelde. Ao longo do tempo, passou por vários usos e reformas, até sua restauração definitiva em 1969, que lhe devolveu as formas originais.

Em 1938, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, abrigando desde 1975 o Museu de Armas da Polícia Militar de Santa Catarina.

O que você vê por lá

Ponte Hercílio Luz: Vista espetacular do cartão-postal da cidade.

Museu de Armas Major Lara Ribas: (48) 3229-6263.

Pôr-do-sol: O pátio dos canhões do Forte de Santana é um dos locais mais indicados para se apreciar toda a beleza do pôr do Sol na Ilha de Santa Catarina.

Localização e forma de acesso

Forte de Santana do EstreitoO Forte está localizado na Av. Beira-mar Norte, sob a Ponte Hercílio Luz, no centro de Florianópolis.

Distante apenas poucos metros da Rodoviária Rita Maria, pode-se chegar ao Forte a pé ou de automóvel.

O passeio dura seis horas e custa em média R$ 45 por pessoa.

Horário de Funcionamento

Durante todo o ano de terça-feira a domingo das 9h às 17h.

Valores de entrada

A entrada é franca e o forte possui estacionamento próprio.

Página escrita com informações do Projeto Fortalezas Multimídia e Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
(48) 3721-8302.
publicidade

publicidade

publicidade

publicidade