Ilha Anhatomirim: Arvore dos Enforcados

Ilha de Anhatomirim

Dicas de Turismo

  • Miramar

    Memorial ao Miramar

    Em 1925, a prefeitura decidiu construir um trapiche na área central, nas proximidades da Praça XV de Novembro....
    Leia Mais

  • Praia do Matadeiro

    Atividades no Matadeiro

    As águas límpidas do Matadeiro são propícias para a prática do mergulho livre. A praia conta com bares que são uma...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

A Ilha de Anhatomirim (nome indígena) localiza-se na Baía Norte, próxima ao continente. Integra o Município de Governador Celso Ramos.

Sua posição estratégica – na entrada da Baía Norte – foi responsável pela construção da Fortaleza de Santa Cruz que, no século XVIII, configurava o terceiro vértice de um sistema triangular de defesa, formado ainda pelas Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones. Este sistema deveria proteger a Barra Norte da Ilha de Santa Catarina das investidas estrangeiras – principalmente da Espanha – e consolidar a ocupação portuguesa do Sul do Brasil setecentista.

Em 1894, durante a Revolução Federalista, esta Ilha serviu de prisão e base de fuzilamentos de revoltosos contra o governo de Floriano Peixoto (na Fortaleza de Santa Cruz). Em 1907, passou a pertencer ao Ministério da Marinha e voltou a ser utilizada como prisão no desfecho da Revolução Constitucionalista, em 1932. Funcionou como Fortaleza até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando o aparecimento de novas tecnologias bélicas, tornou-a obsoleta como unidade militar. Foi, assim desativada.

O acesso à ilha é possível através do serviço de barcos de passeio, que partem de pontos distintos de Florianópolis – principalmente do trapiche de Canasvieiras, do trapiche da Beira-Mar Norte e sob a Ponte Hercílio Luz. Pode-se fazer a travessia também em pequenas embarcações que partem das praias do Sambaqui, Daniela e Praia do Forte, localizadas ao norte de Florianópolis e, também, pela Praia do Antenor, no município de Governador Celso Ramos.

Ao sul da ilha há uma pequena praia e um trapiche para atracação de barcos e desembarque de passageiros.

publicidade

Serviços relacionados

Canasvieiras
Centro
Canasvieiras

publicidade

publicidade

publicidade