Inscrições Rupestres - Ilha do Campeche

Trilha Letreiro

Dicas de Turismo

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

Logo no início da Trilha para o Letreiro vê-se uma oficina lítica composta de seis bacias de amolação que são cavidades circulares feitas na rocha de granito, utilizadas pelos primitivos para moldar anzóis, pontas de flecha, machados e pontas de lança feitos em pedra . A partir daí, uma caminhada leve por entre a Mata Atlântica, levará até o ponto conhecido como “divisor de águas“. Nesse ponto, é possível perceber a diferença entre o ecossistema de Mata Atlântica e o ecossistema de Costão logo a frente. 

Em seguida, caminha-se no sentido norte, pela encosta, até uma escadaria ingreme, que leva até o costão logo abaixo. Lá está o sítio arqueológico que possui o maior número de inscrições rupestres na Ilha, incluindo famosa “Máscara Gêmea”, um tipo de inscrição na pedra que foi tida como única no mundo e que valeu à Ilha o tombamento como Patrimônio Arqueológico. Cerca de seis meses depois do tombamento, uma inscrição semelhante foi encontrada em um sítio arqueológico africano. É permitido fotografias e filmagens. Em caso de excesso de chuva, as trilhas serão canceladas.

Trilha Letreiro

Duração da caminhada: 01h – ida e volta.
Grau de dificuldade: médio.
Limite de pessoas por grupo: 15.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade