Turismo - Ingleses

Clima e Temperatura

Dicas de Turismo

  • Museu Hassis

    Museu Hassis

    O Museu Hassis é uma homenagem à memória de Hiedy de Assis Corrêa. Seu acervo gráfico conta com um grande...
    Leia Mais

  • surf

    A história do surf em Floripa

    Você conhece a história do surf em Florianópolis? Pois reunimos um conteúdo completo para você que é do tipo historiador curioso. O...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

O clima de Florianópolis é subtropical, classificado como mesotérmico úmido. A média da temperatura anual é de 21ºC, sendo que no mês mais quente a média das temperaturas máximas varia de 28 a 33ºC e do mês mais frio varia de 7,5 a 12. A umidade relativa do ar fica em torno de 82% na média anual, e o índice pluviométrico, em torno de 1.600mm no norte da ilha e 1400 mm no sul. O vento padrão da Ilha de Santa Catarina é de quadrante norte. As estações são bem definidas, entretanto, ocorrem mudanças repentinas de temperatura e condições climáticas, afinal não podemos esquecer que estamos em uma ilha.

O vento sul: Quase como um patrimônio natural de Florianópolis, o vento ‘suli’, como é falado pelos nativos, é uma característica marcante da cidade. Prepare o casaco quando vira para vento sul! São fortes rajadas, acompanhadas ou não de chuva, que geralmente duram uns três dias e são resultantes de frente fria.

Chuvas: Não existe uma estação seca. As precipitações mais elevadas ocorrem de janeiro a março e os valores mais baixos se apresentam de junho a agosto.

Veja a previsão do tempo:

Verão: dezembro, janeiro, fevereiro e março

Começa dezembro esperando o calor chegar. Em alguns anos, o verão chega bem depois do dia 21. E quando chega é aquela alegria nas praias. Mas nos dois primeiros meses do ano os dias são de muito sol e calor, com nebulosidade no fim da tarde e início da manhã e possibilidade de rápidas pancadas de chuva e trovoadas.

A primeira quinzena de março ainda apresenta características de verão, só que com um pouco mais de chuva. A partir da segunda quinzena de março a quantidade de chuva diminui, o tempo fica mais estável e já são esperados os primeiros sinais do frio com a proximidade do outono.

Média da temperatura: 21 a 37 ºC.
Vento: oscila quadrante norte/leste. Após a passagem de uma frente fria, sul/leste.

Outono: março, abril, maio e junho

Muitas pessoas gostam muito mais desta época, pelo menor movimento de turista e pelas temperaturas mais amenas.

Em alguns períodos há queda brusca de temperatura devido a fenômenos climáticos comuns na estação. É também neste período que acontece o veranico de maio, marcado por temperaturas muito altas fora de época. O veranico, nos últimos anos, tem acontecido mais tarde, por volta do mês de junho. O ar fica seco, o céu claro e os dias são ensolarados, mantendo o calor até o início da tarde, quando então as temperaturas começam a cair muito rapidamente. A amplitude térmica é a maior de todo o ano, mas no litoral esta situação é amenizada pelo mar, que age como um regulador térmico e não deixa as temperaturas caírem tão bruscamente.

Outro fator típico dessa estação é a formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia e à noite, quando a umidade do ar está bastante elevada. O vento sul, comum na região, também surge com mais frequência.

Média de temperatura: 18 a 27ºC.
Vento: oscila quadrante norte/leste.

Inverno: junho, julho, agosto e setembro

O inverno é marcado pela chegada de frentes frias e presença de massas de ar frio e seco. Chove aproximadamente dez dias por mês, mas o volume acumulado de água é bem menor do que o registrado no verão. Nas áreas altas pode ocorrer geada. As condições climáticas também são propícias para a formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã e à noite.

Média de temperatura: 13 a 22ºC.
Vento: oscila quadrante norte/noroeste.

Primavera: setembro, outubro, novembro e dezembro

Já no início da estação das flores é possível perceber um clima mais agradável, ideal para aproveitar a cidade ao ar livre. O volume de chuva aumenta em relação ao inverno. Mesmo assim, há ocorrência de períodos prolongados sem chuva, o que favorece a rápida elevação das temperaturas. A temperatura média começa a aumentar a partir de setembro.

Média de temperatura: 16 a 25 ºC.
Vento: oscila quadrante norte/leste.


publicidade

publicidade

* carregando... *

publicidade

* Carregando... *