Matadeiro - Costão

Clima e Temperatura

Dicas de Turismo

  • Igreja de São Sebastião

    Largo São Sebastião

    A construção da Igreja, principal elemento do Largo São Sebastião, em meados do século XIX, está diretamente ligada às diversas...
    Leia Mais

  • Victor Meirelles

    Museu Victor Meirelles

    Sobrado tipicamente luso-brasileiro do final do século XVIII, onde nasceu Victor Meirelles de Lima, uma das maiores expressões da arte...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

O clima em Florianópolis é subtropical, classificado como mesotérmico úmido. A média da temperatura anual é de 21ºC, sendo que no mês mais quente a média das temperaturas máximas varia de 28 a 33ºC e do mês mais frio varia de 7,5 a 12. A umidade relativa do ar fica em torno de 82% na média anual, e o índice pluviométrico, em torno de 1.600mm no norte da ilha e 1400 mm no sul. O vento padrão da Ilha de Santa Catarina é de quadrante norte. As estações são bem definidas, entretanto, ocorrem mudanças repentinas de temperatura e condições climáticas, afinal não podemos esquecer que estamos em uma ilha.

O vento sul: Quase como um patrimônio natural de Florianópolis, o vento ‘suli’, como é falado pelos nativos, é uma característica marcante da cidade. Prepare o casaco quando vira para vento sul! São fortes rajadas, acompanhadas ou não de chuva, que geralmente duram uns três dias e são resultantes da passagem de uma frente fria.

Chuvas: Não existe uma estação seca. As precipitações mais elevadas ocorrem de janeiro a março e os valores mais baixos se apresentam de junho a agosto.

Veja a previsão do tempo:

Verão: dezembro, janeiro, fevereiro e março

Dezembro é marcado pela gradativa chegada do calor. Em alguns anos, os primeiros picos de temperatura só acontecem bem depois do solstício de verão, no dia 21 de dezembro. Em Janeiro e Fevereiro, geralmente, os dias são de muito sol e calor, com nebulosidade no início das manhãs e finais  de tarde marcados por rápidas pancadas de chuva e trovoadas.

A primeira quinzena de março ainda apresenta temperaturas elevadas, só que com um pouco mais de chuva. A partir da segunda quinzena, a quantidade de chuva costuma diminuir, o tempo fica mais estável e agradável. Esta é a época mais aprazível na ilha. Os dias tornam-se multicoloridos. Pelas manhãs e durante o dia, o céu assume tons de azul profundo e nos finais de tarde surgem em tons laranja avermelhado. 

Média da temperatura: 21 a 37 ºC.
Vento: oscila quadrante norte/leste. Após a passagem de uma frente fria, sul/leste.

Outono: março, abril, maio e junho

Muitas pessoas gostam muito mais desta época, pelo menor movimento de turista e pelas temperaturas mais amenas.

Em alguns períodos há queda brusca de temperatura devido a fenômenos climáticos comuns na estação. É também neste período que acontece o veranico de maio, marcado por temperaturas elevadas fora de época. O veranico, nos últimos anos, tem acontecido mais tarde, por volta do mês de junho. O ar fica seco, o céu claro e os dias são ensolarados, mantendo o calor até o início da tarde, quando então as temperaturas começam a cair mais rapidamente. A amplitude térmica é a maior de todo o ano, mas no litoral esta situação é amenizada pelo mar, que age como um regulador térmico e não deixa as temperaturas caírem tão bruscamente.

Outro fator típico dessa estação é a formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia e à noite, quando a umidade do ar está bastante elevada. O vento sul, comum na região, também surge com mais frequência.

Média de temperatura: 18 a 27ºC.
Vento: oscila quadrante norte/leste.

Inverno: junho, julho, agosto e setembro

O inverno é marcado pela chegada de frentes frias e presença de massas de ar frio e seco. Chove aproximadamente dez dias por mês, mas o volume acumulado de água é bem menor do que o registrado no verão. Nas áreas altas pode até ocorrer geada. As condições climáticas também são propícias para a formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã e à noite.

Média de temperatura: 13 a 22ºC.
Vento: oscila quadrante norte/noroeste.

Primavera: setembro, outubro, novembro e dezembro

Já no início da estação das flores é possível perceber um clima mais agradável, ideal para aproveitar a cidade ao ar livre. O volume de chuva aumenta em relação ao inverno. Mesmo assim, há ocorrência de períodos prolongados sem chuva, o que favorece a rápida elevação das temperaturas. A temperatura média começa a aumentar a partir de setembro.

Média de temperatura: 16 a 25 ºC.
Vento: oscila quadrante norte/leste.


publicidade

publicidade

publicidade