Praias - Meninas

Veranico

Dicas de Turismo

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

Uma boa notícia para quem quer vir para Florianópolis depois da alta temporada, mas não sabe como é o tempo na cidade: à medida que o inverno se aproxima, as chuvas e as nuvens vão desaparecendo, dando lugar a dias ensolarados e estáveis. No que diz respeito à temperatura, a média costuma variar entre 24ºC em março e 20ºC em maio.  (Veja detalhes em Clima e Temperatura).

Como o trimestre marca a passagem do verão para o inverno, existe a possibilidade de alternar períodos de temperaturas baixas com temperaturas um pouco mais altas. Segundo o Centro Integrado de Meteorologia e Recursos Hídricos de Santa Catarina – Climerh, também costuma acontecer neste período o “veranico”, fenômeno causado por bloqueios atmosféricos, que impedem as passagens de frentes frias e permitem que o ar quente vindo do norte do país tome conta do estado, tornado a temperatura mais elevada que o normal.

O Climerh também ressalta que a partir de março começam a ser mais frequentes os episódios de ressaca no litoral catarinense, aumentando nos meses de abril e maio.

Adrenalina, belas paisagens ou descanso: aqui tem

Essas características climáticas favorecem não só aqueles que pensam em ‘lagartear’ na praia mas também a quem pretende aproveitar a região de uma maneira mais radical. Em Florianópolis, o ecoturismo está bem desenvolvido, com várias operadoras em funcionamento. Entre as modalidades mais procuradas estão o rapel, o mergulho e o trekking, mas também é possível sair em surf adventures ou praticar rafting em cidades vizinhas. (Veja em Lazer e Esportes)

Outra boa opção para essa época do ano são os Passeios de Escuna. O mais procurado é o que leva o visitante até a Ilha de Anhatomirim, onde fica a Fortaleza Santa Cruz.

Se o tempo virar, não se preocupe, a cidade também oferece boas opções para o frio. A mais procurada está relacionada ao Turismo Rural, que possui rede hoteleira tanto na capital como em cidades próximas. Em Florianópolis, esses hotéis ficam longe do centro e possuem toda uma estrutura de fazenda, com criação de animais, cozinha típica e aconchego.

Serviços em alta, preços em baixa

Com exceção da Páscoa, os visitantes podem usufruir de tarifas mais atraentes. Isso ocorre porque a maioria das hospedarias usam preços de baixa temporada. Assim, um quarto duplo num bom hotel no norte da Ilha pode sair até 64% mais barato em comparação com a alta temporada.

Se o hotel tiver tarifa diferenciada para essa época do ano, ainda assim é vantajoso, pois o preço apresenta queda entre 40% e 50% em relação aos meses mais movimentados. As pousadas, que naturalmente apresentam valores mais baixos que os hotéis, também acompanham esta tendência.

Na praia da Barra da Lagoa, onde as pousadas são maioria, o quarto duplo ultrapassa os 50% de desconto. E pagar menos não representa ser mal atendido, pelo contrário: os donos de estabelecimentos cativam os clientes apostando na propaganda boca-a-boca para o verão.

Veja os preços de veranico e média temporada na seção Serviços – Hospedagem.


publicidade

publicidade

publicidade