Lagoa do Peri - Trilha

Lagoa do Peri

Dicas de Turismo

Guia Santa Catarina

Garopaba

Praias próximas: Garopaba

Por ser perto, muita gente vai surfar ou pegar uma praia em Garopaba. Conheça as várias praias perfeitas para o... Leia Mais

A Lagoa do Peri é a maior lagoa totalmente de água doce potável da costa catarinense, com cinco quilômetros quadrados de espelho d’água. É também, o maior manancial de água potável da Ilha. No verão, a lagoa costuma ser bastante frequentada por banhistas que buscam um recanto mais calmo. Não há muitas opções para comer, há um restaurante-bar e uma lanchonete apenas. Uma boa dica é fazer um piquenique. Opções de hospedagem na própria Lagoa do Peri não existem. O ideal é se hospedar em alguma praia próxima.

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica, tendo bastante sombra, rico em fauna e flora. Além disso, ouvem-se diversos pássaros por ali.

A Lagoa do Peri é abastecida por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha. Toda a região está preservada como patrimônio natural pelo decreto municipal nº 1.828. Menos explorada que a Lagoa da Conceição, na Lagoa do Peri ainda se pode encontrar Mata Atlântica Primária. Com alguma sorte, pode-se ver o jacaré-de-papo-amarelo, que, de acordo com biólogos, é inofensivo ao homem.

Nas cercanias da Lagoa, na divisa entre Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha, existe o pacato e peculiar Sertão do Peri. Os habitantes dessa região não gostam de muita publicidade, mas o lugar é muito bonito e, ainda, rural. A energia demorou em chegar, o que fez manter características de comunidade antiga.

Entre as atividades que ainda se vê por lá estão os alambiques para a produção de aguardente de cana, agricultura e práticas artesanais de produção de farinha de mandioca (aos quais até pouco tempo ainda eram em engenhos movidos por tração animal ou roda d’água). Como herança ainda há olaria, caminho antigo pavimentado por escravos, e típicas habitações rurais de arquitetura simples, com influência da colonização portuguesa.

Características Naturais da Lagoa do Peri

É a maior lagoa de água doce da costa catarinense. São 5,2km² de extensão; 11m de profundidade. O Parque Municipal da Lagoa do Peri possui 2.030 há. de unidade de conservação e 20,3 km² de bacia hidrográfica. Suas águas não são afetadas pelas oscilações da maré, pois está a cerca de 3m acima do nível do mar.

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original. É berçário de animais típicos, como a Lontra e o Macaco-prego. E até aves ameaçadas são encontradas, como é o caso da Gralha-azul.

História da Lagoa do Peri

Tudo começou no século XVIII a partir da Freguesia de Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão, núcleo de colonização açoriana. Em meados de 1981, a Lagoa do Peri foi tombada como Patrimônio Natural pelo Decreto Municipal nº 1828, em 1976. Com 23km², a área foi transformada em 1981 em Parque da Lagoa do Peri, estando, desde então, sob jurisdição da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram).

Lazer na Lagoa do Peri

A área em volta da lagoa tem mata e trilhas belíssimas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais. As caminhadas ecológicas, em alguns casos são realizadas com acompanhamento. As crianças também têm boas opções de entretenimento. Além da água doce e tranquila, ideal para banho, há um pequeno parque infantil, com área arborizada por enormes eucaliptos, onde elas podem brincar e se divertir à vontade. Passeio de barco, caiaque e outras espécies não motorizadas, bem como pescarias de linha de mão e caniço também são atividades permitidas por lá.

Resumidamente, a lagoa é dividida em três áreas:

1) Lazer: A praia da lagoa (boa para piquenique), as trilhas, os banheiros, a sede do parque, o bar e lanchonete, parque infantil com escorregadores, gangorras, balanços e outros brinquedos infantis, o estacionamento para 200 carros e o posto salva-vidas fazem parte da área de lazer.

2) Reserva Biológica: Um dos pontos onde a vegetação está mais preservada na Ilha, junto com alguns morros da Costa da Lagoa, é mais utilizada em caso de pesquisas. Mas também um bom lugar para observar pássaros, alguns deles até ameaçados de extinção.

3) Paisagem cultural:  É na paisagem cultural que o visitante tem a oportunidade de conhecer engenho de farinha e de cana-de açúcar.

Pontos Turísticos da Lagoa do Peri

Trilhas: Para quem gosta de desvendar caminhos por dentro da mata, há três trilhas que rodeiam a lagoa. No Caminho do Saquinho, que contorna as margens norte e noroeste, é possível apreciar de perto áreas preservadas de Mata Atlântica e até mesmo resquícios de engenhos coloniais. Já o Caminho da Restinga vai da lagoa à praia da Armação por meio de restinga, pinheiros e eucaliptos. O Caminho da Gurita é o mais longo e também o mais atrativo por causa do riacho e pequenas cachoeiras que o visitante encontra pelo caminho, sendo um convite para um banho refrescante.

Sertão do Peri: Simples e pacato, o Sertão do Peri é pouco visitado por turistas. Nessa região está localizado um engenho de farinha de mandioca e alguns alambiques para cachaça.

Esportes náuticos: No local, especialmente na temporada (Dezembro a março), há barracas que alugam stand up, caiaque, boia e pedalinho.

Projeto Lontra: As visitas ao Projeto Lontra devem ser agendadas com antecedência. O Projeto Lontra é um criadouro científico de lontras e, portanto, as visitas tem um caráter educacional. As visitas incluem a apresentação de vídeos, discussão com um guia para tirar dúvidas, visitas aos recintos das lontras, visita ao Centro de Visitação e Educação Ambiental – Engenho da Lontra e ao Laboratório de Pesquisa.
Horários: De segunda a sexta, das 8h às 10h; das 16h às 18h. Para visitas no fim de semana é preciso fazer agendamento pelos contatos (48) 3237-5071, atendimento@ekkobrasil.org.br  ou acesse o site para saber mais.

Serviços relacionados

Armação do Pântano do Sul

Pousada Alemdomar

Recanto ecológico localizado entre o Parque da Lagoa do Peri e a Praia da Armação. Possui 6 suites c/ frigobar, vent. de teto, sacada externa e ducha c/ aquecimento central solar.Café matinal, chá da tarde, serv. camareira, estacionamento interno, jacuzzi aquecida com hidromassagem e sauna úmida.

R. Túlio de Oliveira, 403 - Praia da Armação

Florianópolis - SC

Brasil

Fone: (48) 3237-5600

alemdomar@alemdomar.com.br
Mapa | Site Bandeira do Brasil Bandeira do Grã-Bretanha

publicidade

* carregando... *

publicidade

* Carregando... *