Beira Mar Norte - Calçadao

Avenida Beira-mar Norte

Dicas de Turismo

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

Caminho obrigatório de quem visita a Ilha, a Av. Beira-mar Norte, nome pelo qual ficou conhecida a Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, na Capital, está sempre repleta de gente caminhando, passeando, andando de bicicleta (possui ciclovia para a prática do esporte), fazendo exercícios, inventando manobras no skate ou simplesmente dirigindo. Não importa a hora, se é manhã, tarde ou noite, para a Av. Beira-mar Norte sempre há um tempinho, mesmo que esteja chovendo.

Contornando a Baía Norte, de frente para o continente, o mar fica de um lado e do outro, prédios luxuosos, grandes hotéis e comércios dos mais diversos tipos – é uma das áreas mais valorizadas de Florianópolis. Com sete quilômetros de comprimento, é a principal via de ligação entre as praias do norte, as praias do leste da ilha e o centro da cidade, caminho de quem chega na ilha pelo transporte rodoviário. Infelizmente, as águas que banham a Av. Beira-mar Norte são poluídas e não permitem o banho de mar e em alguns trechos, dependendo do dia, o cheiro desagradável de esgoto pode atrapalhar o passeio.

Mesmo assim, manter a forma na Beira-mar virou rotina diária para centenas de pessoas. Mal o galo canta e o pessoal, muitos da terceira idade, já está dando seus passos apressados na principal avenida de Florianópolis. É gente de um lado, gente de outro, alguns apreciando a paisagem, outros levando seus bichinhos de estimação para dar uma volta e muitos malhando para manter a forma. No fim de tarde a cena se altera um pouco e são os jovens que entram em ação. Alguns aproveitam os aparelhos de ginástica que ficam à disposição, em frente ao bar Koxixo’s, outros preferem ganhar resistência dando aquela corridinha cronometrada. Há ainda aqueles que aproveitam a circunstância para paquerar e curtir com os amigos. Isso é comum quando o assunto é Avenida Beira-mar Norte.

Principalmente quando o pôr-do-sol, um dos maiores atrativos da Avenida, resolve aparecer, a luz refletida nas águas, em vários tons de laranja é um convite aos apreciadores da natureza. Algumas pessoas param o carro para ver melhor esse show de cores ao fim de tarde.

A Av. Beira-mar Norte sabe o quanto é imprescindível no dia-a-dia dos turistas e moradores de Floripa. Ali ficam localizados vários empreendimentos úteis para pessoas de todas as idades e de diversos interesses. São restaurantes especializados, redes de fast food, pista de skate, lanchonetes, bares, além do Beiramar Shopping, com inúmeras opções de lojas e entretenimento.

A principal festa de fim de ano da cidade também se realiza na Beira-mar. Todos os anos diversos shows, uma árvore de natal e queima de fogos animam a Avenida. A estrutura para a festa é montada na área do trapiche. Organizado pela prefeitura, o Réveillon dos Sonhos é realizado todo o ano, chegando a receber mais de 300 mil pessoas. Durante o evento, as seis pistas, três na direção centro-norte e três norte-centro, ficam bloqueadas para a passagem de veículos e se abrem para a multidão que toma conta do espaço.

Mas nem só de festa vive a Av. Beira-mar Norte. Os maus dias são claramente percebidos quando acontece algum acidente ou o engarrafamento passa do limite. Às vezes são horas de fila, muitas buzinas, carros buscando caminhos alternativos, sinaleiras que se abrem e fecham sem que o veículo saia do lugar. Mesmo assim, a Avenida continua firme e mantendo a pose. Vitoriosa, ela sabe que o pessoal grita, xinga, desabafa, mas no dia seguinte está lá de novo, namorando a sua paisagem.

publicidade

* carregando... *

publicidade

* Carregando... *