Parque Córrego - Lago 2

Parque Ecológico do Córrego Grande

Dicas de Turismo

  • ilha do campeche 2

    Lazer no Campeche

    Há várias opções de lazer no Campeche. As dunas que cercam a praia do Campeche são uma boa opção de...
    Leia Mais

  • Museu Hassis

    Museu Hassis

    O Museu Hassis é uma homenagem à memória de Hiedy de Assis Corrêa. Seu acervo gráfico conta com um grande...
    Leia Mais

Guia Santa Catarina

Balneário Camboriu

Conheça Balneário Camboriú

Pertinho de Florianópolis está o badalado Balneário Camboriú, conhecido também por BC. Muita gente aproveita para passar o dia nas... Leia Mais

Situado no bairro do Córrego Grande, região central de Florianópolis, o Parque Ecológico Municipal Prof. João David Ferreira Lima, mais conhecido como Parque Ecológico do Córrego Grande, ocupa uma área de 21,3 hectares, onde conta com uma infraestrutura diversificada para oferecer ao visitante mais uma alternativa na área de lazer em Florianópolis.

A grande atração do lugar são as trilhas ecológicas e acessíveis a todos. Resultado de uma parceria pública-privada, o projeto tem o objetivo de atender a todos com uma pavimentação ecológica, sem utilização de cimento. Ao longo da trilha, foram instaladas cordas-guia e placas com informações em inglês, espanhol, braile e libras. Ao todo, são 131 metros em meio à mata nativa com mais de 100 espécies de árvores identificadas. Como as placas têm um papel importante no projeto de Educação Ambiental do Parque, elas foram confeccionadas em metal e receberam uma película protetora para que durem mais.

Quem quiser mais informações sobre a flora e a fauna do Parque Ecológico do Córrego Grande poderá contar com quiosques para orientação e com guias especializados, disponíveis durante todo o horário de funcionamento.

 English version. Click here!

Esporte, Cultura e Lazer

Depois de conhecer as trilhas, uma boa alternativa é um descanso à beira de um dos dois lagos. Se as crianças não gostarem de ficar paradas, têm como opção o parque infantil, lembrando que para frequentá-lo é necessária a presença do responsável.

As atividades esportivas também são incentivadas dentro do Parque. Para isso, conta com um quiosque da Fundação Municipal de Esportes e com duas quadras poliesportivas. As quadras são abertas a toda a comunidade e para usá-las basta reservar com antecedência.

No parque também acontecem aulas de Yoga e Tai Chi Chuan. A mestre Mônica Santana ministra aulas de Yoga ás  quartas-feiras. As aulas são gratuitas e para participar basta apenas levar uma esteira para fazer os exercícios. 

Educação Ambiental

A Fundação Municipal do Meio Ambiente – Floram mantém um viveiro e uma estufa para pesquisa e cultura de mudas nativas. Durante o dia, os visitantes são atendidos por guias que explicam o trabalho desenvolvido pela Floram. Há o borboletário Woody Benson, que permite contato direto dos visitantes com os insetos, todos nativos de Florianópolis. O espaço busca conscientizar sobre a importância dos animais para a manutenção dos ambientes naturais e da diversidade biológica.

No local também são oferecidas oficinas de papel artesanal. O projeto tem como objetivo incentivar as pessoas a adotarem o método dos 3R’s (reduzir, reciclar e reutilizar) no dia-a-dia, a partir de pequenas mudanças de hábitos. A oficina é aberta tanto para escolas, grupos de idosos e organizações não governamentais, quanto para a comunidade em geral. Os grupos já formados podem agendar a visita pelo telefone (48) 3338-0021. Já as pessoas da comunidade interessadas em participar do projeto devem fazer o cadastro, e aguardar a formação de grupos com dez alunos.

publicidade

publicidade

publicidade