Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos

Dicas de Turismo

Guia Santa Catarina

Garopaba

Praias próximas: Garopaba

Por ser perto, muita gente vai surfar ou pegar uma praia em Garopaba. Conheça as várias praias perfeitas para o... Leia Mais

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos foi a primeira construção ligada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos em Florianópolis. Inicialmente, foi erguida uma pequena e rústica capela, em meados do século XVIII, posteriormente substituída pela atual igreja que teve sua construção iniciada no ano de 1787.

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, que historicamente tem suas atividades voltadas para o atendimento dos negros e afro-descendentes sempre passou, desde os tempos da escravidão, por dificuldades econômicas, o que determinou o longo período de sua construção, que foi concluída somente em 1830.

Apesar das permanentes inclusões de elementos em seu corpo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos mantém suas características arquitetônicas predominantemente barrocas e neoclássicas. A escadaria frontal, por exemplo, foi incluída ao complexo somente em 1906. Já as instalações elétricas são datadas de 1912 e a substituição do piso original de madeira pelo ladrilho hidráulico existente ocorreu no ano de 1927.

Apesar de singela, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos se destaca no Centro Histórico de Florianópolis. Um fato interessante é que foi do alto de sua escadaria que o célebre artista ilhéu Victor Meirelles pintou, no século XIX, a tela “Vista do Desterro” onde retratou em uma visão panorâmica a cidade daquele tempo, tendo como fundo a Baía Sul.


publicidade

publicidade

publicidade