Pedra do Frade

A Pedra do Frade pode ser considerada um sítio arqueoastronômico e está localizada no costão da Barra da Lagoa. As duas pedras permitem a observação de um intervalo do horizonte. Estando ali você não tem opção de se movimentar ao norte, pois há o mar, tampouco ao sul, pois tem o início do Morro do Farol da Barra.

Estando em frente à Pedra do Frade e notando o intervalo do horizonte visível entre as duas rochas, você testemunha o nascer do Sol na época do solstício de verão do hemisfério sul, por volta de 21-22 de Dezembro.

O ponto de observação está situado a 50 metros da Pedra do Frade e foi encontrada nesta posição uma pedra com linhas onduladas, catalogada por Keler Lucas como SIV-6. Este mesmo sítio está relacionado com o solstício de inverno, bastando você se posicionar a sudoeste da Pedra do Frade e notar o nascer do Sol entre as duas rochas. Continuando o caminho pelo costão encontram-se outros quatro petroglifos em forma de rede, linhas cruzadas e onduladas. Isto é significativo, pois indica que houve presença humana no local.

Como chegar: Após atravessar a ponte metálica e a Prainha do Leste, mais conhecida como Prainha da Barra, seguindo pela Trilha das Piscinas Naturais. Cerca de 10 minutos de caminhada pelo costão nota-se duas colunas de pedras que se destacam em relação ao ambiente.

Informações editadas do artigo de Alexandre Amorim. 

publicidade

publicidade

publicidade2

publicidade