Cachoeira do Bom Jesus - Praia

Cachoeira do Bom Jesus

A Praia Cachoeira do Bom Jesus é destino certo de muitos moradores de Florianópolis e turistas durante o verão. Vizinha de Canasvieiras e de Ponta das Canas, a praia oferece um belo visual aliado a uma ampla rede de serviços de turismo e lazer. Hospedagem, restaurantes e comércio em geral garantem a comodidade de quem mora ou visita a região, fazendo com que não seja necessário se deslocar para outros lugares para encontrar o que se procura.

As águas são calmas e a areia é boa para caminhadas e para a prática de esportes. Estas características fazem da Praia Cachoeira do Bom Jesus um ambiente agradável para se divertir em família, com crianças e idosos.

Muito popular entre turistas do Cone Sul, a Praia Cachoeira do Bom Jesus reúne diversas nacionalidades e culturas durante o verão.

 English version. Click here!

publicidade

Características Naturais da Praia Cachoeira do Bom Jesus

Com 2,8 Km de extensão, a Praia Cachoeira do Bom Jesus tem mar com águas verdes e mornas e baixa ondulação, típico de baía e áreas abrigadas.  O fundo do mar tem declive bastante suave, possibilitando, conforme a época do ano e as condições metereológicas,  avançar com segurança por vários metros dentro d’água. Isso faz com que a praia seja classificada como Praia Rasa.

Nenhum acidente geográfico separa a praia Cachoeira do Bom Jesus das praias Canasvieiras e Ponta das Canas. Isso faz com que a orla ofereça mais de 10km de areia clara, fina e dura, ideal para caminhadas. Por convenção,  a oeste, a foz do Rio do Braz é o marco divisório com a praia Canasvieiras. Já a leste, não se pode determinar o ponto exato que a separa da praia Ponta das Canas.

História da Praia Cachoeira do Bom Jesus

A história da Praia Cachoeira do Bom Jesus está diretamente relacionada com o desenvolvimento do bairro Canasvieiras. A Vila de São Francisco de Paula das Canas Vieiras foi fundada em 1835. A economia local girava em torno da pesca e da agricultura. Produzia-se mandioca, cana, cebola, arroz e café, sendo que uma parte dessa produção atendia às necessidades das famílias e o excedente era comercializado nos bairros vizinhos ou no centro da cidade.

Com a construção da SC 401 e o crescimento do turismo na região, a partir de 1970, a  infraestrutura na Praia Cachoeira do Bom Jesus passou por um processo de modernização, passando a atrair um maior fluxo de turistas e de investimentos na área da construção civil, especialmente em loteamentos. Desde então, está expandindo progressivamente, tendo primeiro começado como uma praia dependente dos serviços de Canasvieiras, mas que logo se firmou como um centro de turismo, lazer e serviços. Hoje, já são mais de 2.500 mil habitantes na região.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade